13947
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura e reconhecimento de haicai

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre leitura e reconhecimento de haicai

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Carolina Alecrim Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Leitura e reconhecimento de haicai

Finalidade da aula: Construir a definição de haicai com base na leitura de textos previamente selecionados, exercitando a entonação da voz, a performance e a improvisação com o objetivo de experimentar a poesia.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Haicai

Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.

Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e caixa de som, projetor (desejável, não obrigatório), fotocópias dos poemas selecionados, acesso à internet.  Caso não haja computador e caixa de som, o professor pode fazer a leitura do poema respeitando as pausas e as entonações necessárias. É interessante pedir uma pesquisa prévia sobre “Eros e Psique” aos alunos.

Dificuldades antecipadas: Muitos alunos podem ter dificuldades em ler e compreender textos poéticos, em virtude da falta de contato com textos deste gênero. Mesmo para os leitores mais fluentes, a leitura interpretativa, percebendo e respeitando ritmo e pausas, e entonação pode ser um desafio. Propõe-se então vídeos que explorem esta leitura para que os alunos entrem em contato com exemplo prévio do que se pode fazer. Caso julgue necessário e haja tempo hábil, o professor pode acrescentar outros vídeos/áudios com exemplos.

Referências sobre o assunto:

GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Hai cai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

  Caqui: Revista brasileira de haicai.  Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/


Código: LPO9_03SQA01

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas