13947
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura e reconhecimento de haicai

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre leitura e reconhecimento de haicai

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Carolina Alecrim Benzoni

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.

Introdução
No mesmo vídeo, leia os haicais do slide Introdução (envie também uma cópia a eles) e disponibilize o link do vídeo (indicado no plano) para que os alunos assistam/escutem o haicai declamado. No áudio/vídeo, instigue os alunos, de acordo com as questões apresentadas no slide Introdução, fazendo as questões propostas no plano de aula. Peça que os alunos enviem as suas impressões iniciais sobre o gênero por meio de áudio ou mensagem de texto no WhatsApp da turma.

Desenvolvimento
Oriente, em um áudio ou mensagem de texto, que os alunos se dividam em duplas ou trios, criando um grupo de WhatsApp para que eles discutam e usem esse canal para resolver as atividades da aula de forma colaborativa. Entregue para cada grupo, postando no WhatsApp, uma coletânea de haicais junto com as questões propostas. Oriente-os a ler e responder às questões (disponíveis em material complementar). Após isso, peça que um aluno de cada grupo faça um leitura compartilhada, declamando os haicais, por meio de arquivo de áudio ou vídeo a ser enviado para o grupo de WhatsApp da turma. Assim que todos os grupos fizerem a atividade, pergunte a eles: qual o efeito das pausas e da entonação dadas pelo colega na leitura em voz alta? Se for possível, marque um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, no qual poderão declamar seus poemas e discutir as questões sobre entonação. Peça que eles enviem as suas respostas por e-mail ou pelo WhastApp.

Fechamento
Peça, por meio de um áudio ou por uma mensagem de texto, que os alunos registrem as suas opiniões, em forma de síntese, sobre as questões: o que é preciso em uma declamação performática? O que é haicai? Peça que os alunos enviem as suas respostas no canal de comunicação estabelecido para esta aula.

Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para um momento de declamação de haicai, apreciando juntos esse tipo de texto. Além disso, a família pode analisar, em conjunto, os textos da aula.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_03SQA01

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas