Atividade para impressão - coletânea de haicais
coletânea de haicais
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Haicai
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e caixa de som, projetor (desejável, não obrigatório), fotocópias dos poemas selecionados, acesso à internet. Caso não haja computador e caixa de som, o professor pode fazer a leitura do poema respeitando as pausas e as entonações necessárias. É interessante pedir uma pesquisa prévia sobre “Eros e Psique” aos alunos.
Dificuldades antecipadas: Muitos alunos podem ter dificuldades em ler e compreender textos poéticos, em virtude da falta de contato com textos deste gênero. Mesmo para os leitores mais fluentes, a leitura interpretativa, percebendo e respeitando ritmo e pausas, e entonação pode ser um desafio. Propõe-se então vídeos que explorem esta leitura para que os alunos entrem em contato com exemplo prévio do que se pode fazer. Caso julgue necessário e haja tempo hábil, o professor pode acrescentar outros vídeos/áudios com exemplos.
Referências sobre o assunto:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Hai cai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
Projete ou escreva o tema da aula e leia-o com os alunos.
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
Fonte:
Paulo Leminski- disponível no site: http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/paulo-leminski-poemas/ - Acesso em: 31/8/2018.
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
3. Caso julgue necessário, aumente a coletânea com outros haicais.
Material complementar:
Para acessar o material para impressão, clique aqui.
Se julgar necessário, acesse as considerações das questões. Clique aqui.
Orientações:
Fonte:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Hai cai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 36 e 38.
Orientações:
Fonte:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Hai cai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 85 e 79.
Orientações:
Fonte:
Iura, Edson - retirado do site: https://kakinet.com/antologia/ - Acesso em: 25 de julho de 2018.
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
Material complementar:
Caso julgue necessário, acesse a resolução das atividades aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também pode ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
No mesmo vídeo, leia os haicais do slide Introdução (envie também uma cópia a eles) e disponibilize o link do vídeo (indicado no plano) para que os alunos assistam/escutem o haicai declamado. No áudio/vídeo, instigue os alunos, de acordo com as questões apresentadas no slide Introdução, fazendo as questões propostas no plano de aula. Peça que os alunos enviem as suas impressões iniciais sobre o gênero por meio de áudio ou mensagem de texto no WhatsApp da turma.
Desenvolvimento
Oriente, em um áudio ou mensagem de texto, que os alunos se dividam em duplas ou trios, criando um grupo de WhatsApp para que eles discutam e usem esse canal para resolver as atividades da aula de forma colaborativa. Entregue para cada grupo, postando no WhatsApp, uma coletânea de haicais junto com as questões propostas. Oriente-os a ler e responder às questões (disponíveis em material complementar). Após isso, peça que um aluno de cada grupo faça um leitura compartilhada, declamando os haicais, por meio de arquivo de áudio ou vídeo a ser enviado para o grupo de WhatsApp da turma. Assim que todos os grupos fizerem a atividade, pergunte a eles: qual o efeito das pausas e da entonação dadas pelo colega na leitura em voz alta? Se for possível, marque um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, no qual poderão declamar seus poemas e discutir as questões sobre entonação. Peça que eles enviem as suas respostas por e-mail ou pelo WhastApp.
Fechamento
Peça, por meio de um áudio ou por uma mensagem de texto, que os alunos registrem as suas opiniões, em forma de síntese, sobre as questões: o que é preciso em uma declamação performática? O que é haicai? Peça que os alunos enviem as suas respostas no canal de comunicação estabelecido para esta aula.
Convite às famílias
Toda a família pode se reunir para um momento de declamação de haicai, apreciando juntos esse tipo de texto. Além disso, a família pode analisar, em conjunto, os textos da aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Carolina Alecrim Benzoni
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Leitura e reconhecimento de haicai
Finalidade da aula: Construir a definição de haicai com base na leitura de textos previamente selecionados, exercitando a entonação da voz, a performance e a improvisação com o objetivo de experimentar a poesia.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Haicai
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero haicai e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Informações sobre o gênero: Poema de três versos, num total de 17 sílabas poéticas, geralmente sem rima, nunca expressa sentimentos abertamente; há uma narração de uma situação, como uma fotografia do momento presente, em que uma sensação é sugerida ao leitor.
Materiais necessários: Computador com acesso à internet e caixa de som, projetor (desejável, não obrigatório), fotocópias dos poemas selecionados, acesso à internet. Caso não haja computador e caixa de som, o professor pode fazer a leitura do poema respeitando as pausas e as entonações necessárias. É interessante pedir uma pesquisa prévia sobre “Eros e Psique” aos alunos.
Dificuldades antecipadas: Muitos alunos podem ter dificuldades em ler e compreender textos poéticos, em virtude da falta de contato com textos deste gênero. Mesmo para os leitores mais fluentes, a leitura interpretativa, percebendo e respeitando ritmo e pausas, e entonação pode ser um desafio. Propõe-se então vídeos que explorem esta leitura para que os alunos entrem em contato com exemplo prévio do que se pode fazer. Caso julgue necessário e haja tempo hábil, o professor pode acrescentar outros vídeos/áudios com exemplos.
Referências sobre o assunto:
GUTTILLA. Rodolfo.(org.) Hai cai - Coleção Boa Companhia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Caqui: Revista brasileira de haicai. Disponível em: https://www.kakinet.com/cms/
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: