13946
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Modalizadores em artigo de opinião

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre modalização em artigos de opinião

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender como são utilizados adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas por autores de artigos de opinião para expressarem seus pontos de vista de modo implícito ou explícito.

Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião: DIAS, Bruno. Frente ao colapso urbano brasileiro: Feliz Dia Mundial do Habitat? UOL ONLINE. 2017. Disponível em: <<https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2017/10/02/frente-ao-colapso-urbano-brasileiro-feliz-dia-mundial-do-habitat.htm>>. Acesso em: 21 jul. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para perceber as palavras que denotam a opinião do autor.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: A negociação em Artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2018.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa. n. 44, p. 171-192, São Paulo, 2000. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4204>. Acesso em: 9 jul. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Angela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A Modalização no Gênero Notícia Jornalística. Revista do Gelne, v. 8, n. 12, p. 71-86, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11519>. Acesso em: 9 jul. 2018.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Oriente os alunos que, ao ler um artigo de opinião, deverão perceber a opinião externada pelo jornalista por meio de algumas palavras ou orações presentes no texto.

Observação: O intuito é que os alunos reconheçam os termos e as orações que atuam como modalidades apreciativas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Pergunte se os alunos já leram algum artigo de opinião.
  • Apresente a função e em que meios se dá a circulação de textos deste gênero.
  • Solicite que os alunos identifiquem no título a opinião do autor.
  • Leia a identificação do jornalista da matéria para auxiliar na percepção da opinião do autor.

Observação: Espera-se que o aluno perceba que o sinal de pontuação sugere a opinião do autor logo no título.

Materiais complementares: Artigo de opinião impresso, data show e computador.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte se os alunos já leram algum artigo de opinião.
  • Apresente a função e em que meios se dá a circulação de textos deste gênero.
  • Solicite que os alunos identifiquem no título a opinião do autor.
  • Leia a identificação do jornalista da matéria para auxiliar na percepção da opinião do autor.

Observação: Espera-se que o aluno perceba que o sinal de pontuação está apresentando a opinião do autor logo no título.

Materiais complementares: Artigo de opinião impresso, data show e computador.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: Identificar a opinião do autor sobre o tema abordado.
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos dos textos entre as equipes.
  • Solicite, para cada grupo, a identificação das palavras e expressões que marcam a opinião do autor.
  • Resolva o exercício com a turma, mostrando as modalidades apreciativas encontradas no texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as palavras. Além disso, poderão identificar palavras de outras classes e funções gramaticais que não serão o foco dessa aula. Porém, o professor deverá orientar a análise para as unidades linguísticas abordadas.

Materiais complementares: Trechos do texto lido impressos, pincéis, canetinhas, data show e computador.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente as regularidades destas palavras.
  • Explique a função que estas palavras exercem.

Observação: Oriente os alunos que a maior recorrência de palavras analisadas são modificadores de verbos e substantivos. Mesmo que o aluno apresente sua coletânea de expressões, é importante apresentar este último slide para orientar a finalidade da aula para as classes e as funções gramaticais: adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas. É importante salientar, entretanto, que o objetivo desta aula não é classificá-los.

Materiais complementares: Resolução da atividade - Exercício - LPO9_04ATS01 (com orientações ao professor). Ver no link: <link.>

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente as regularidades destas palavras.
  • Explique a função que estas palavras exercem.

Observação: Oriente os alunos que a maior recorrência de palavras analisadas são modificadores de verbos e substantivos. Mesmo que o aluno apresente sua coletânea de expressões, é importante apresentar este último slide para orientar a finalidade da aula para as classes e funções gramaticais: adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas. É importante salientar, entretanto, que o objetivo desta aula não é classificá-los.

Materiais complementares: Resolução da atividade - Exercício - LPO9_04ATS01 (com orientações ao professor). Ver no link: <link.>

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender como são utilizados adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas por autores de artigos de opinião para expressarem seus pontos de vista de modo implícito ou explícito.

Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião: DIAS, Bruno. Frente ao colapso urbano brasileiro: Feliz Dia Mundial do Habitat? UOL ONLINE. 2017. Disponível em: <<https://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2017/10/02/frente-ao-colapso-urbano-brasileiro-feliz-dia-mundial-do-habitat.htm>>. Acesso em: 21 jul. 2018.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade para perceber as palavras que denotam a opinião do autor.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

CORBARI, Alcione Tereza. Modalizadores: A negociação em Artigo de opinião. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 1, p. 117-131, jan./abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ld/v16n1/1518-7632-ld-16-01-00117.pdf>. Acesso em: 9 jul. 2018.

FIORIN, José Luiz. Modalização: da língua ao discurso. Alfa. n. 44, p. 171-192, São Paulo, 2000. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4204>. Acesso em: 9 jul. 2018.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: Dionísio, Angela Paiva, Machado, Anna Raquel, Bezerra, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.

NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do. A Modalização no Gênero Notícia Jornalística. Revista do Gelne, v. 8, n. 12, p. 71-86, 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/11519>. Acesso em: 9 jul. 2018.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, Roxane. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies. Alfa, São Paulo, v.51, n.1, p. 39-79. 2007. Disponivel em: http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/1426/1127. Acesso em: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Oriente os alunos que, ao ler um artigo de opinião, deverão perceber a opinião externada pelo jornalista por meio de algumas palavras ou orações presentes no texto.

Observação: O intuito é que os alunos reconheçam os termos e as orações que atuam como modalidades apreciativas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Pergunte se os alunos já leram algum artigo de opinião.
  • Apresente a função e em que meios se dá a circulação de textos deste gênero.
  • Solicite que os alunos identifiquem no título a opinião do autor.
  • Leia a identificação do jornalista da matéria para auxiliar na percepção da opinião do autor.

Observação: Espera-se que o aluno perceba que o sinal de pontuação sugere a opinião do autor logo no título.

Materiais complementares: Artigo de opinião impresso, data show e computador.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte se os alunos já leram algum artigo de opinião.
  • Apresente a função e em que meios se dá a circulação de textos deste gênero.
  • Solicite que os alunos identifiquem no título a opinião do autor.
  • Leia a identificação do jornalista da matéria para auxiliar na percepção da opinião do autor.

Observação: Espera-se que o aluno perceba que o sinal de pontuação está apresentando a opinião do autor logo no título.

Materiais complementares: Artigo de opinião impresso, data show e computador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: Identificar a opinião do autor sobre o tema abordado.
  • Divida a turma em seis equipes.
  • Distribua parágrafos dos textos entre as equipes.
  • Solicite, para cada grupo, a identificação das palavras e expressões que marcam a opinião do autor.
  • Resolva o exercício com a turma, mostrando as modalidades apreciativas encontradas no texto.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as palavras. Além disso, poderão identificar palavras de outras classes e funções gramaticais que não serão o foco dessa aula. Porém, o professor deverá orientar a análise para as unidades linguísticas abordadas.

Materiais complementares: Trechos do texto lido impressos, pincéis, canetinhas, data show e computador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente as regularidades destas palavras.
  • Explique a função que estas palavras exercem.

Observação: Oriente os alunos que a maior recorrência de palavras analisadas são modificadores de verbos e substantivos. Mesmo que o aluno apresente sua coletânea de expressões, é importante apresentar este último slide para orientar a finalidade da aula para as classes e as funções gramaticais: adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas. É importante salientar, entretanto, que o objetivo desta aula não é classificá-los.

Materiais complementares: Resolução da atividade - Exercício - LPO9_04ATS01 (com orientações ao professor). Ver no link: <link.>

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Apresente as regularidades destas palavras.
  • Explique a função que estas palavras exercem.

Observação: Oriente os alunos que a maior recorrência de palavras analisadas são modificadores de verbos e substantivos. Mesmo que o aluno apresente sua coletânea de expressões, é importante apresentar este último slide para orientar a finalidade da aula para as classes e funções gramaticais: adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, locuções adverbiais, orações adjetivas e adverbiais, orações relativas restritivas e explicativas. É importante salientar, entretanto, que o objetivo desta aula não é classificá-los.

Materiais complementares: Resolução da atividade - Exercício - LPO9_04ATS01 (com orientações ao professor). Ver no link: <link.>

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano