13944
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Aprendendo a argumentar a partir de um artigo de lei

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre argumentação de um artigo de lei

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução 
Por meio de um áudio ou mensagem de texto, peça aos alunos que assistam ao vídeo indicado no plano de aula (disponibilize o link) e pergunte a opinião deles sobre a redução da maioridade penal. Peça que respondam, pelo WhatsApp da turma, o que conhecem sobre o assunto e quais são as suas opiniões. Quando acabarem a discussão, disponibilize os dois argumentos do slide Introdução, pedindo que os leiam.

Desenvolvimento
Por meio de um áudio ou mensagem de texto, peça aos alunos se organizem em dois grandes grupos pelo WhatsApp, para que os integrantes possam interagir. Diga que, em um breve debate, um grupo argumentará a favor da redução da maioridade penal e o outro argumentará contra. Para isso, eles se basearão em suas opiniões e também em artigos da Constituição Federal, do ECA e do Projeto de lei que propõe a redução da maioridade (disponibilize o texto e oriente que os grupos discutam-no). Oriente que, em conjunto, criem argumentos e selecionem um representante para debater com o representante do outro grupo. Marque um horário para iniciar o debate e peça que cada representante envie os seus áudios pelo WhatsApp, respeitando os turnos de fala. Se puder, combine um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para realizar o debate.

Fechamento
Envie, no grupo de WhatsApp da turma, um áudio ou mensagem de texto, e solicite aos alunos que registrem um comentário sobre como podemos nos preparar para um debate.

Convite às famílias
A família pode ajudar a discutir os textos da aula e fundamentar as opiniões dos alunos a partir pesquisas de repertórios socioculturais persistentes para convencer. Se o debate for feito de forma síncrona, via Zoom ou Gogle Meet, convide as famílias para assisti-lo.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_05SQA06

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas