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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A articulação entre as partes do texto de lei

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre as diversas partes do texto da lei

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias dos textos a serem trabalhados, projetor ou cópia do print usado na introdução da aula e uma cartolina.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.

Referências sobre o assunto:

FRAZÃO, Rick Leal. Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rick.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos>. Acesso em: 28 out. 2018.

GLASSMAN, Guillermo. Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.

GONÇALVES, Luciana Fabíola. O gênero oral debate em sala de aula: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - PUC/SP. São Paulo, 2009. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

MEDEIROS, Solange. O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.

OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura. v.10. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.

SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. In: Simpósio Internacional de estudo de Gêneros Textuais (SIGET), 5, Caxias do Sul - RS, 2009. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

SILVA, Gracilene Barros da. O gênero debate no ensino fundamental: uma vivência de ensino-aprendizagem mediada pelas sequências didáticas. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, os alunos organizarão frases para montar um texto. Depois, lerão e discutirão um Artigo do ECA. Então, escreverão um comentário no caderno sobre o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Peça que a sala se divida em grupos. Nessa atividade, eles organizarão um texto e é importante que possam trocar ideias e argumentar.
  • Entregue para os grupos tiras de papel com enunciados e explique que eles formam um texto que deve ser organizado a partir da ideia mais geral até a mais específica.
  • Depois disso, entregue os quadrinhos que contém a numeração ”Art 1.” ”Art. 2” etc. e peça para que eles numerem as frases que organizaram.
  • Projete ou escreva o texto no quadro e corrija com eles a organização do texto.
  • Após a correção, peça que os alunos copiem o texto no caderno ou entregue uma cópia do texto corrigido a cada aluno para que cole no caderno.
  • Corretamente organizado, o texto fica assim:

Art 1. É dever do estudante:

I - fazer silêncio durante a explicação;

II - resolver todos os exercícios;

III - tratar os colegas cordialmente.

Art 2. É direito do estudante manifestar livremente seu pensamento durante a aula, desde que não ofenda colegas ou o professor.

Parágrafo único. A manifestação do pensamento pode acontecer.

a) em qualquer momento da aula;

b) por meio da fala, da escrita, de um desenho ou de qualquer meio que o estudante julgue necessário.

  • Depois disso, coloque na lousa as seguintes questões para que eles respondam no caderno:
  • Em cada artigo há uma frase que traz a ideia principal do artigo. Identifique essas frases.
  • Qual parece ser a função das outras frases no texto?
  • Dê cinco minutos para que os alunos respondam e corrija oralmente com eles. Espera-se que na questão 1 eles identifiquem as frases “É dever do estudante” e “É direito do estudante manifestar livremente seu pensamento durante a aula, desde que não ofenda colegas ou o professor” como as que trazem a ideia principal. Já na questão 2, espera-se que eles percebam que os outros itens dos Artigos trazem detalhamentos da ideia principal.
  • Então, explique aos alunos que no texto de Lei, a parte do Artigo que traz a ideia principal se chama Caput, os detalhamentos que se iniciam com números romanos são os Incisos, e aqueles que se iniciam por letras são as alíneas.

Materiais complementares:

Caso queira acessar um documento com o texto corretamente organizado para impressão, clique aqui.

Para acessar o documento com os enunciados que devem ser entregues em tiras aos estudantes, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos uma cópia do Artigo 4º do ECA.
  • Peça para um aluno ler em voz alta o Caput do Artigo 4º e pergunte à sala o que eles entenderam dessa passagem. Provavelmente eles dirão que os adolescentes têm direito à alimentação, à saúde etc. Chame a atenção deles para o trecho que está em negrito e discuta oralmente com eles seu significado. É importante que eles entendam que prioridade é o que vem primeiro e que efetivação, nesse contexto, significa fazer algo para garantir os direitos expressos ali.
  • Então, entregue (projete, imprima ou escreva no quadro) para eles o seguinte roteiro de questões para que eles respondam no caderno:

  • O parágrafo único chama atenção para qual palavra do Caput do Artigo?
  • O conteúdo das alíneas a, b, c e d também se relaciona com essa palavra. O que as palavras sublinhadas têm em comum?
  • O Artigo foi escrito de um modo bastante detalhado. Se ele não fosse dividido em partes, teria o mesmo efeito de sentido?

  • Enquanto eles respondem, circule pela sala e ajude-os com o vocabulário e outras dificuldades que possam surgir.
  • Corrija oralmente.

Materiais complementares:

Para acessar o Artigo de lei utilizado nessa aula, clique aqui.

Para acessar as perguntas dessa atividade, clique aqui.

Para acessar as expectativas de respostas dessa atividade, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que registrem no caderno o que aprenderam nessa aula.
  • Depois, abra espaço para que os alunos socializem suas impressões. Espera-se que comentem que o texto de lei se organiza da ideia mais geral para mais específica. Eles também podem citar o nome de cada parte do artigo e porquê é importante que esse gênero de texto seja tão detalhado.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias dos textos a serem trabalhados, projetor ou cópia do print usado na introdução da aula e uma cartolina.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.

Referências sobre o assunto:

FRAZÃO, Rick Leal. Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rick.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos>. Acesso em: 28 out. 2018.

GLASSMAN, Guillermo. Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.

GONÇALVES, Luciana Fabíola. O gênero oral debate em sala de aula: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - PUC/SP. São Paulo, 2009. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

MEDEIROS, Solange. O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.

OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura. v.10. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.

SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. In: Simpósio Internacional de estudo de Gêneros Textuais (SIGET), 5, Caxias do Sul - RS, 2009. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

SILVA, Gracilene Barros da. O gênero debate no ensino fundamental: uma vivência de ensino-aprendizagem mediada pelas sequências didáticas. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, os alunos organizarão frases para montar um texto. Depois, lerão e discutirão um Artigo do ECA. Então, escreverão um comentário no caderno sobre o tema da aula.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Peça que a sala se divida em grupos. Nessa atividade, eles organizarão um texto e é importante que possam trocar ideias e argumentar.
  • Entregue para os grupos tiras de papel com enunciados e explique que eles formam um texto que deve ser organizado a partir da ideia mais geral até a mais específica.
  • Depois disso, entregue os quadrinhos que contém a numeração ”Art 1.” ”Art. 2” etc. e peça para que eles numerem as frases que organizaram.
  • Projete ou escreva o texto no quadro e corrija com eles a organização do texto.
  • Após a correção, peça que os alunos copiem o texto no caderno ou entregue uma cópia do texto corrigido a cada aluno para que cole no caderno.
  • Corretamente organizado, o texto fica assim:

Art 1. É dever do estudante:

I - fazer silêncio durante a explicação;

II - resolver todos os exercícios;

III - tratar os colegas cordialmente.

Art 2. É direito do estudante manifestar livremente seu pensamento durante a aula, desde que não ofenda colegas ou o professor.

Parágrafo único. A manifestação do pensamento pode acontecer.

a) em qualquer momento da aula;

b) por meio da fala, da escrita, de um desenho ou de qualquer meio que o estudante julgue necessário.

  • Depois disso, coloque na lousa as seguintes questões para que eles respondam no caderno:
  • Em cada artigo há uma frase que traz a ideia principal do artigo. Identifique essas frases.
  • Qual parece ser a função das outras frases no texto?
  • Dê cinco minutos para que os alunos respondam e corrija oralmente com eles. Espera-se que na questão 1 eles identifiquem as frases “É dever do estudante” e “É direito do estudante manifestar livremente seu pensamento durante a aula, desde que não ofenda colegas ou o professor” como as que trazem a ideia principal. Já na questão 2, espera-se que eles percebam que os outros itens dos Artigos trazem detalhamentos da ideia principal.
  • Então, explique aos alunos que no texto de Lei, a parte do Artigo que traz a ideia principal se chama Caput, os detalhamentos que se iniciam com números romanos são os Incisos, e aqueles que se iniciam por letras são as alíneas.

Materiais complementares:

Caso queira acessar um documento com o texto corretamente organizado para impressão, clique aqui.

Para acessar o documento com os enunciados que devem ser entregues em tiras aos estudantes, clique aqui.

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Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos uma cópia do Artigo 4º do ECA.
  • Peça para um aluno ler em voz alta o Caput do Artigo 4º e pergunte à sala o que eles entenderam dessa passagem. Provavelmente eles dirão que os adolescentes têm direito à alimentação, à saúde etc. Chame a atenção deles para o trecho que está em negrito e discuta oralmente com eles seu significado. É importante que eles entendam que prioridade é o que vem primeiro e que efetivação, nesse contexto, significa fazer algo para garantir os direitos expressos ali.
  • Então, entregue (projete, imprima ou escreva no quadro) para eles o seguinte roteiro de questões para que eles respondam no caderno:

  • O parágrafo único chama atenção para qual palavra do Caput do Artigo?
  • O conteúdo das alíneas a, b, c e d também se relaciona com essa palavra. O que as palavras sublinhadas têm em comum?
  • O Artigo foi escrito de um modo bastante detalhado. Se ele não fosse dividido em partes, teria o mesmo efeito de sentido?

  • Enquanto eles respondem, circule pela sala e ajude-os com o vocabulário e outras dificuldades que possam surgir.
  • Corrija oralmente.

Materiais complementares:

Para acessar o Artigo de lei utilizado nessa aula, clique aqui.

Para acessar as perguntas dessa atividade, clique aqui.

Para acessar as expectativas de respostas dessa atividade, clique aqui.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que registrem no caderno o que aprenderam nessa aula.
  • Depois, abra espaço para que os alunos socializem suas impressões. Espera-se que comentem que o texto de lei se organiza da ideia mais geral para mais específica. Eles também podem citar o nome de cada parte do artigo e porquê é importante que esse gênero de texto seja tão detalhado.

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