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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A articulação entre as partes do texto de lei

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre articulação entre partes da lei

Plano 04 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias dos textos a serem trabalhados; projetor ou cópia do print usado na introdução da aula e uma cartolina.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.

Referências sobre o assunto:

FRAZÃO, Rick Leal. Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rick.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos>. Acesso em: 28 out. 2018.

GLASSMAN, Guillermo. Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.

GONÇALVES, Luciana Fabíola. O gênero oral debate em sala de aula: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - PUC/SP. São Paulo, 2009. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

MEDEIROS, Solange. O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.

OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura. v.10. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.

SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. In: Simpósio Internacional de estudo de Gêneros Textuais (SIGET), 5, Caxias do Sul - RS, 2009. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

SILVA, Gracilene Barros da. O gênero debate no ensino fundamental: uma vivência de ensino-aprendizagem mediada pelas sequências didáticas. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, será feita uma discussão preliminar sobre o formato do texto de lei a partir da leitura de um print de uma página do site do planalto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou distribua uma cópia do texto do slide aos alunos.
  • Deixe que eles leiam o texto individualmente por 1 minuto.
  • Discuta com eles, oralmente, as seguintes questões:
  • Esse é uma parte de um sumário de um livro de Língua Portuguesa. Lendo-o com atenção, que tipo de informação encontramos nele?

Encontramos uma lista daquilo que é abordado em uma das unidades do livro, sendo que podemos perceber detalhadamente cada assunto do Capítulo 3 e as páginas em que se iniciam.

  • A Unidade 2 representa uma parte do livro e se compõe de partes menores, no caso os capítulos. O capítulo 3 também se divide em partes. Podemos chamar essas partes de seções e subseções, sendo que as segundas são partes menores da primeira. Desse modo, quais dessas partes seriam as seções e quais representariam subseções?

No caso, todos os enunciados acompanhados dos numerais 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4 seriam as seções e os outros seriam as subseções, pois são desdobramentos desses primeiros. Por exemplo, Foco narrativo é uma das divisões do capítulo, enquanto narrador personagem e narrador observador são subdivisões dessa parte, estão detalhando esse assunto.

  • Com que objetivo uma pessoa lê o sumário de uma obra?

As pessoas leem o Sumário para conseguir encontrar em que parte do livro se encontra determinado assunto.

  • Por que o sumário tem tantas divisões?

Porque desse modo leitor consegue encontrar as informações de que precisa com facilidade, sem precisar ler o livro todo. Caso ele queira saber sobre narrador personagem, por exemplo, é só abrir na página 57. Além disso, essa divisão mostra que cada parte trata de um assunto ou de detalhamento de algum assunto.

Materiais complementares:

Para acessar o documento com o texto para impressão, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete ou cole no quadro a imagem desse print.
  • Diga aos alunos que existe a seguinte situação: Você foi até a sala de informática da escola para fazer uma pesquisa e se deparou com essa página aberta.
  • Deixe que eles leiam a imagem mentalmente por 1 minuto.
  • Então, discuta com eles oralmente, uma a uma, as seguintes questões:
  • O que a pessoa estava pesquisando?
  • O que levaria uma pessoa a pesquisar essa Lei?
  • A quem você acha que essa lei se destina?
  • Lendo atentamente o que está na tela, podemos perceber alguns elementos que mostram que esse é um texto de lei. Sobre eles, responda:
  • Na parte superior da tela, encontramos um número de Lei e uma data. O que podemos perceber sobre essa lei a partir dessas informações?
  • Há leis que são válidas em todo o território nacional, outras apenas em estados e outras em municípios. Que expressão nos mostra onde essa lei é válida?
  • O que as expressões Título I e Disposições Preliminares sugerem?
  • Para esse parte sugerimos 15 minutos

Materiais complementares:

Para acessar esse print para impressão, clique aqui.

Para acessar as questões norteadoras dessa primeira discussão, caso queira, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas para essas questões, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete, copie no quadro ou distribua aos alunos o texto do slide.
  • Diga que se trata de uma parte do sumário do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
  • Dê um minuto para que façam a leitura silenciosa do texto.
  • Depois, peça que em duplas os alunos discutam as questões a seguir e registrem suas impressões no caderno.
  • O texto de Lei é composto de partes. Pela leitura do Sumário do ECA, como se chama cada uma delas?

Livro, Título, Capítulo, Seção e Subseção.

  • Lendo o texto, consegue-se perceber uma hierarquia entre as partes?

Sim. Percebe-se que o texto se organiza de partes que vão do maior para o menor. E do assunto mais geral para o mais específico.

  • Qual parece ser a parte maior, que engloba todas as outras?

Livro I

  • Qual parece ser a parte menor?

Subseção.

  • O Título II trata dos Direitos Fundamentais da criança e do adolescente e é composto por 4 Capítulos. Que direitos cada capítulo parece abordar?

Os direitos à vida, à saúde, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

  • O capítulo III é dividido em seções e a Seção III deste capítulo em subseções. Porque ele parece precisar de tantas divisões?

Porque aparentemente esse capítulo trata de normas que precisam ser muito detalhadas.

  • Enquanto os alunos respondem, circule pela sala auxiliando no que for necessário. Depois, corrija oralmente a atividade.
  • Para essa parte sugerimos 15 minutos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Desenhe no quadro um esquema como o do slide ou projete o slide para os alunos.
  • Solicite aos alunos que completem o esquema com as partes da Lei da mais específica para a mais geral a partir do centro.
  • Depois que os alunos completarem, corrija no quadro.

Materiais complementares:

Para acessar o documento com a expectativa de resposta dessa parte, clique aqui.

Para acessar o esquema em branco, clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Texto de lei/debate e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias dos textos a serem trabalhados; projetor ou cópia do print usado na introdução da aula e uma cartolina.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos no modo indicativo, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem ter dificuldade em compreender o vocabulário utilizado no gênero e os marcadores linguísticos para identificar cada uma das partes do texto de lei, como artigos, incisos, parágrafos e alíneas.

Referências sobre o assunto:

FRAZÃO, Rick Leal. Aprendendo a ler uma lei (para leigos). Disponível em: <https://rick.jusbrasil.com.br/artigos/318975739/aprendendo-a-ler-uma-lei-para-leigos>. Acesso em: 28 out. 2018.

GLASSMAN, Guillermo. Entenda a estrutura das leis brasileiras. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/atualidades-vestibular/entenda-a-estrutura-das-leis-brasileiras/>. Acesso em: 28 out. 2018.

GONÇALVES, Luciana Fabíola. O gênero oral debate em sala de aula: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - PUC/SP. São Paulo, 2009. Disponível em: <https://sapientia.pucsp.br/bitstream/handle/14610/1/Luciana%20Fabiola%20Goncalves.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

MEDEIROS, Solange. O gênero jurídico na escola. Disponível em: <http://sigproj1.mec.gov.br/apoiados.php?projeto_id=37173>. Acesso em: 28 out. 2018.

OLIVEIRA, Marcia. Gêneros textuais e prática discursivas jurídicas. Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura. v.10. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1243>. Acesso em: 28 out. 2018.

SELLAN, Aparecida. Gêneros textuais e letramento: a construção argumentativa na linguagem jurídica. In: Simpósio Internacional de estudo de Gêneros Textuais (SIGET), 5, Caxias do Sul - RS, 2009. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/generos_textuais_e_letramento_a_construcao_argumentativa_na_linguagem_juridica.pdf>. Acesso em: 28 out. 2018.

SILVA, Gracilene Barros da. O gênero debate no ensino fundamental: uma vivência de ensino-aprendizagem mediada pelas sequências didáticas. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016. Disponível em: <http://tede.biblioteca.ufpb.br/handle/tede/8932>. Acesso em: 28 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Na primeira parte da aula, será feita uma discussão preliminar sobre o formato do texto de lei a partir da leitura de um print de uma página do site do planalto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete, escreva no quadro ou distribua uma cópia do texto do slide aos alunos.
  • Deixe que eles leiam o texto individualmente por 1 minuto.
  • Discuta com eles, oralmente, as seguintes questões:
  • Esse é uma parte de um sumário de um livro de Língua Portuguesa. Lendo-o com atenção, que tipo de informação encontramos nele?

Encontramos uma lista daquilo que é abordado em uma das unidades do livro, sendo que podemos perceber detalhadamente cada assunto do Capítulo 3 e as páginas em que se iniciam.

  • A Unidade 2 representa uma parte do livro e se compõe de partes menores, no caso os capítulos. O capítulo 3 também se divide em partes. Podemos chamar essas partes de seções e subseções, sendo que as segundas são partes menores da primeira. Desse modo, quais dessas partes seriam as seções e quais representariam subseções?

No caso, todos os enunciados acompanhados dos numerais 3.1, 3.2, 3.3 e 3.4 seriam as seções e os outros seriam as subseções, pois são desdobramentos desses primeiros. Por exemplo, Foco narrativo é uma das divisões do capítulo, enquanto narrador personagem e narrador observador são subdivisões dessa parte, estão detalhando esse assunto.

  • Com que objetivo uma pessoa lê o sumário de uma obra?

As pessoas leem o Sumário para conseguir encontrar em que parte do livro se encontra determinado assunto.

  • Por que o sumário tem tantas divisões?

Porque desse modo leitor consegue encontrar as informações de que precisa com facilidade, sem precisar ler o livro todo. Caso ele queira saber sobre narrador personagem, por exemplo, é só abrir na página 57. Além disso, essa divisão mostra que cada parte trata de um assunto ou de detalhamento de algum assunto.

Materiais complementares:

Para acessar o documento com o texto para impressão, clique aqui.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete ou cole no quadro a imagem desse print.
  • Diga aos alunos que existe a seguinte situação: Você foi até a sala de informática da escola para fazer uma pesquisa e se deparou com essa página aberta.
  • Deixe que eles leiam a imagem mentalmente por 1 minuto.
  • Então, discuta com eles oralmente, uma a uma, as seguintes questões:
  • O que a pessoa estava pesquisando?
  • O que levaria uma pessoa a pesquisar essa Lei?
  • A quem você acha que essa lei se destina?
  • Lendo atentamente o que está na tela, podemos perceber alguns elementos que mostram que esse é um texto de lei. Sobre eles, responda:
  • Na parte superior da tela, encontramos um número de Lei e uma data. O que podemos perceber sobre essa lei a partir dessas informações?
  • Há leis que são válidas em todo o território nacional, outras apenas em estados e outras em municípios. Que expressão nos mostra onde essa lei é válida?
  • O que as expressões Título I e Disposições Preliminares sugerem?
  • Para esse parte sugerimos 15 minutos

Materiais complementares:

Para acessar esse print para impressão, clique aqui.

Para acessar as questões norteadoras dessa primeira discussão, caso queira, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas para essas questões, clique aqui.

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Orientações:

  • Projete, copie no quadro ou distribua aos alunos o texto do slide.
  • Diga que se trata de uma parte do sumário do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
  • Dê um minuto para que façam a leitura silenciosa do texto.
  • Depois, peça que em duplas os alunos discutam as questões a seguir e registrem suas impressões no caderno.
  • O texto de Lei é composto de partes. Pela leitura do Sumário do ECA, como se chama cada uma delas?

Livro, Título, Capítulo, Seção e Subseção.

  • Lendo o texto, consegue-se perceber uma hierarquia entre as partes?

Sim. Percebe-se que o texto se organiza de partes que vão do maior para o menor. E do assunto mais geral para o mais específico.

  • Qual parece ser a parte maior, que engloba todas as outras?

Livro I

  • Qual parece ser a parte menor?

Subseção.

  • O Título II trata dos Direitos Fundamentais da criança e do adolescente e é composto por 4 Capítulos. Que direitos cada capítulo parece abordar?

Os direitos à vida, à saúde, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

  • O capítulo III é dividido em seções e a Seção III deste capítulo em subseções. Porque ele parece precisar de tantas divisões?

Porque aparentemente esse capítulo trata de normas que precisam ser muito detalhadas.

  • Enquanto os alunos respondem, circule pela sala auxiliando no que for necessário. Depois, corrija oralmente a atividade.
  • Para essa parte sugerimos 15 minutos.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Desenhe no quadro um esquema como o do slide ou projete o slide para os alunos.
  • Solicite aos alunos que completem o esquema com as partes da Lei da mais específica para a mais geral a partir do centro.
  • Depois que os alunos completarem, corrija no quadro.

Materiais complementares:

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