13939
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Assembleia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre oralidade/leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/escrita (compartilhada e autônoma)/produção de textos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariane Previde Paz

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ariane Paz
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Assembleia

Ano:3º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade:Mensal

Prática de linguagem priorizada: Oralidade/Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/escrita (compartilhada e autônoma)/produção de textos

Dinâmica:Nesta dinâmica, serão abordadas etapas que concretizem assembleias na escola com a participação efetiva dos alunos como:

  • Sensibilização. 2. Elaboração da pauta 3. Organização da sala 3. Retomada dos combinados 4. Revisão da pauta da semana anterior 5. Leitura, discussão e conclusão/sugestão de cada agrupamento da pauta e registro coletivo das soluções 6. Felicitações 7. Finalização e assinatura da Ata. 8 .Ritual de passagem.

Habilidade(s) da BNCC:EF15LP09, EF12LP10, EF15LP11, EF15LP12, EF15LP13, EF03LP22; EF35LP10, EF35LP18, EF35LP19.

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar Assembleia. O campo de atuação priorizado nesta atividade é oralidade.

 

Justificativa: Na necessidade de discutir as relações interpessoais, na busca de uma convivência positiva e democrática, a ASSEMBLEIA é um espaço em que se valoriza o diálogo na resolução de problemas, em que se exercita a capacidade de argumentar oralmente e em que se aprende a explicitar e sustentar o ponto de vista com apoio de evidências, fortalecendo, assim, a construção da cidadania e dos valores de democracia, de respeito, de justiça, de solidariedade. No geral, são reuniões periódicas que regularizam as relações de convívio entre as pessoas de uma comunidade. No ciclo entre o 3º ao 5º anos, parte-se das necessidades  existentes no cotidiano escolar que circundam tanto no interior quanto no exterior da sala de aula.

 

Materiais necessários:

Cartolina ou papel kraft.

Canetas hidrográficas.

Folha de sulfite ou folha pautada.

Lápis.

 

Dificuldades antecipadas:

Respeitar os turnos de fala.

Medo ou vergonha de expor as  ideias.

Centralizar a discussão e não ceder a palavra a outras crianças.

Cooperar com o grupo de trabalho.

Recuperar a ideia sem torná-la repetitiva.

Empregar linguagem inadequada  promovendo o desrespeito.

Sugerir ameaças ao expor uma situação de conflito.

Desprezar as diferenças.

Criar rivalidade entre os integrantes do grupo ou entre os grupos.

Apresentar sugestões punitivas cuja decisão não compete a uma assembleia.

Não solicitar esclarecimentos.

 

Referências sobre o assunto:

Visite a atividade permanente sobre Assembleia destinada aos 1º e 2º anos no site da revista Escola para compreender a progressão entre o  1º e 3º anos.

Assembleias Escolares - MEC TV Escola: https://www.youtube.com/watch?v=dUQ80t0JhzE. Acesso em: 10/11/2018.

ARAUJO, Ulisses F. Autogestão na sala de aula: as assembleias escolares. São Paulo: Summus, 2015

JEONG, Choi yun; YEONG, Kim Sun. Fugindo das garras do gato. São Paulo: Callis, 2009

PUIG, Josep Maria. Democracia e participação escolar: proposta de atividades. São Paulo: Moderna, 2005





Código: LPO3_04ATP01

(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.

(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

(EF03LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, telejornal para público infantil com algumas notícias e textos de campanhas que possam ser repassados oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa, a organização específica da fala nesses gêneros e o tema/assunto/ finalidade dos textos.

(EF12LP10) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, cartazes, avisos, folhetos, regras e regulamentos que organizam a vida na comunidade escolar, dentre outros gêneros do campo da atuação cidadã, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas