13938
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Roda de notícias

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/oralidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francielle Silva Santos

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Francielle Santos
Mentor: Edson Lanzoni
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Roda de notícias

Ano:3º ano do Ensino Fundamental

Periodicidade:Quinzenal

Prática de linguagem priorizada:Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)/oralidade

Dinâmica:1.Organização do espaço físico para o desenvolvimento da Roda de notícias.
2. Averiguação dos conhecimentos prévios sobre o gênero notícias e suas imagens.3. Identificação e leitura das notícias. 4. Discussão da leitura realizada.5. Apresentação das impressões construídas no decorrer da Roda de notícias.

Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02, EF15LP03, EF03LP18, EF03LP22, EF35LP03, EF35LP04, EF35LP05, EF35LP06

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 3º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.

 

Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado na leitura de notícias e nas suas imagens, com o objetivo de conhecer e valorizar as mesmas nos seus mais variados suportes.

 

Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, fotos, revistas, jornais, lápis, caneta, borracha, placas escritas verdade e mentira.

 

Dificuldades antecipadas:

  1. Desconhecer as especificidades da esfera jornalística.
  2. Compreender as notícias apresentadas.
  3. Relacionar as imagens/fotografias as notícias expostas em sala.

 

Referências sobre o assunto:

Magda Soares. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, nº 81, dez., 2002, pp. 143-160.

http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf. Acessado em: 9 de setembro de 2018.

ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acessado em: 9 de setembro de 2018.

 


Código: LPO3_03ATP01

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF03LP18) Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF03LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, telejornal para público infantil com algumas notícias e textos de campanhas que possam ser repassados oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa, a organização específica da fala nesses gêneros e o tema/assunto/ finalidade dos textos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas