Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para trabalhar no 3º ano do Ensino Fundamental. O campo de atuação priorizado nesta atividade é Vida pública.
Justificativa: A atividade Roda de notícias propicia aos alunos refletir de maneira crítica sobre as notícias que permeiam a sua comunidade local e do mundo. Diante disso, é importante produzir na escola práticas de leituras que ofereçam aos alunos condições para que possam acessar, socializar e compreender o espaço em que circulam essas informações nos seus variados suportes. Nesta seção, o estudo será centrado na leitura de notícias e nas suas imagens, com o objetivo de conhecer e valorizar as mesmas nos seus mais variados suportes.
Materiais necessários: Recortes de notícias, imagens, fotos, revistas, jornais, lápis, caneta, borracha, placas escritas verdade e mentira.
Dificuldades antecipadas:
1. Desconhecer as especificidades da esfera jornalística.
2. Compreender as notícias apresentadas.
3. Relacionar as imagens/fotografias as notícias expostas em sala.
Referências sobre o assunto:
Magda Soares. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, nº 81, dez., 2002, pp. 143-160.
http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a06v27n94.pdf. Acessado em: 9 de setembro de 2018.
ARAUJO, Djario Dias. Extra! Extra! Notícias na sala de aula! In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores/coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. p.197 – 206. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf. Acessado em: 9 de setembro de 2018.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos.
Preparação:
Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
Para tanto, sugiro que, ao eleger as notícias, opte por materiais com diagramação. que chame a atenção dos alunos, ou seja, que contenham fotos ou outros elementos não verbais que auxiliem o aluno a antecipar o conteúdo da notícia, que as letras utilizadas no corpo do texto não sejam tão pequenas e que toda notícia selecionada esteja de acordo com a faixa etária das crianças.
- Pregue nas paredes da sala de aula recortes, imagens (fotos retiradas de notícias) ou cópias de notícias publicadas recentemente.
- Se possível espalhe em cada ponto da sala objetos como: uma TV (pode ser uma representação), rádio, celular e um notebook.
Orientações:
- Forme uma Roda de conversa para aproximar os alunos uns dos outros e tornar o espaço da sala de aula mais dinâmico e afetuoso.
- Antes de iniciar os trabalhos, sugerimos que o professor peça aos alunos que circulem pela sala de aula, que percebam os recortes e as imagens das notícias pregados nas paredes assim como os objetos dispostos na sala.
- Solicite que os alunos realizem uma leitura prévia sobre as notícias, por um todo, seus elementos visuais, gráficos, títulos, entre outros elementos.
- Professor, o importante neste momento é que o aluno tenha uma noção prévia sobre os assuntos a ser tratados nas notícias, por meio dos elementos
que compõem o texto.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos.
Preparação:
Professor, você será o mediador durante os processos interacionais presentes no desenvolvimento da Roda de notícias para melhor compreensão das atividades propostas durante a aula.
- Perguntas disparadoras:
- O que você ouviu falar sobre as notícias expostas na sala? Caso os alunos não demonstrem familiaridade com nenhum dos assuntos, aponte elementos específicos que possam fazê-los lembrar de algum evento do cotidiano ou mesmo de fatos ocorridos há algum tempo.
- Qual a importância da imagem em uma notícia? Dirija a atenção dos alunos para as diferenças entre os materiais expostos e incite: Todos apresentam fotografias? A presença da fotografia despertou mais ou menos curiosidade em ler o texto escrito? Observar a fotografia auxiliou a compreender o título/manchete?
Orientações:
- Professor, como sugestão, comece o diálogo por meio das perguntas disparadoras que vão ajudar na próxima etapa com a leitura de notícias e os recursos visuais para a descoberta de temas noticiados.
- Será que as notícias contam algo sobre o que acontece por aí? Apresente para o grupo esta pergunta e aguarde que eles respondam, mesmo que brevemente. Após, explique a função da notícia, do seu registro por meio da fotografia, das imagens, dos elementos gráficos e de como eles possuem o poder de informar ou explicar algum acontecimento.
- Tem imagem na notícia? Para que serve? Explique como é a sua relação com o texto verbal e não verbal.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 20 minutos.
Preparação:
Professor, selecione notícias que contenham imagens que de alguma maneira estiveram relacionadas a acontecimentos atuais e pertinentes ao universo de seus alunos e à faixa etária correspondente.
Mostre alguns jornais para os alunos e explique que os leitores de jornais costumam ficar atentos às imagens expostas neste suporte, aos títulos e a seus assuntos, para depois ler na íntegra a notícia que mais chamou a atenção. Explique para os alunos que se trata de um processo de seleção de notícias que é realizado por cada púbico leitor sobre a sua linha de interesses.
As notícias selecionadas deverão está ao alcance dos alunos, no centro da Roda de notícias, espalhadas no chão, criando assim um contato e leitura inicial.
Orientações:
- Professor, as notícias já estarão espalhadas no chão da sala, com o texto na íntegra.
- Solicite que os alunos formem pequenos grupos e que, assim, observem o texto, as imagens, os títulos, escolhendo aquela que mais chamou a atenção.
- Em seguida, peça que cada grupo, faça sua leitura das suas notícias.
Dinâmica da atividade
Tempo sugerido: 10 minutos.
Preparação:
Orientações:
- Para finalizar a roda do dia, escolha alguns alunos, representantes de cada grupo, para contar para toda a sala qual foi a notícia de seu grupo, mostrando a imagem, o que mais chamou a atenção e comentando-a para todos.
- Esta é uma forma de sintetizar as leituras feitas como finalização da dinâmica.
Variação da atividade
Orientações: Nesta variação, os alunos deverão utilizar a sala de informática ou algum aparelho tecnológico com acesso à internet para pesquisar notícias e imagens que marcaram o mundo.
Eles deverão apresentar suas notícias, suas imagens, ler, socializar com seus amigos as informações e expor a sua importância.
Variação da atividade
Orientações: Nesta variação, os alunos, em equipes, ficarão responsáveis por construir cartazes apresentando as fotografias que viraram notícia. A construção coletiva do cartaz deverá ser uma ação agregadora de escuta e reflexão sobre a temática abordada na aula e seus impactos na vidas das pessoas. Os cartazes deverão ficar expostos nos corredores para que outros alunos possam ler.
Variação da atividade
Orientações: Nesta variação, os alunos deverão expor individualmente ou em equipe o conhecimento adquirido e as leituras realizadas em sala sobre as notícias/imagens trabalhadas. Como sabemos a finalidade das leituras de notícias é aproximar o aluno deste gênero e desenvolver um saber crítico/reflexivo diante das informações que perpassam suas vidas.
O professor poderá trabalhar a postura da voz, a linguagem, a interpretação dos fatos, entre outros aspectos da linguagem.