Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos a imagem do slide de Introdução. Logo em seguida, por meio de áudio ou mensagem de texto, faça as perguntas sugeridas nas orientações: o que a fotografia mostra? (Essa é uma foto do Movimento Diretas Já.) O que vocês sabem sobre esse movimento? (A Constituição Federal de 1988, vigente até hoje, assegurou a eleição direta para presidente, uma das reivindicações desse Movimento.) O que vocês conhecem sobre a Constituição? Peça que os alunos respondam às perguntas, deixando os seus comentários no grupo de WhatsApp da turma ao qual todos têm acesso.
Desenvolvimento
Por meio de um áudio ou mensagem de texto, peça aos alunos que se dividam em grupos (criando um grupo no WhatsApp para ir interagindo e discutindo as questões de forma colaborativa) e entregue a eles um excerto do Artigo 5º da Constituição Federal, disponível no plano de aula. Oriente que os grupos leiam o fragmento e respondam às questões referentes a ele (disponível em material complementar). Peça que um aluno de cada grupo registre as respostas no WhatsApp da turma, criando uma breve discussão entre os grupos (se puder, combine um momento síncrono com os alunos, via Zoom ou Google Meet, para que todos possam discutir juntos).
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio e peça que cada aluno registre, no WhatsApp da turma, uma continuação para a frase “É meu direito...”.
Convite às famílias
A família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos pesquisando sobre o Movimento Diretas Já. Para isso, veja os links indicados nos planos de aula.
Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Código: LPO9_05SQA02
(EF69LP20) Identificar, tendo em vista o contexto de produção, a forma de organização dos textos normativos e legais, a lógica de hierarquização de seus itens e subitens e suas partes: parte inicial (título – nome e data – e ementa), blocos de artigos (parte, livro, capítulo, seção, subseção), artigos (caput e parágrafos e incisos) e parte final (disposições pertinentes à sua implementação) e analisar efeitos de sentido causados pelo uso de vocabulário técnico, pelo uso do imperativo, de palavras e expressões que indicam circunstâncias, como advérbios e locuções adverbiais, de palavras que indicam generalidade, como alguns pronomes indefinidos, de forma a poder compreender o caráter imperativo, coercitivo e generalista das leis e de outras formas de regulamentação.
AULA 09
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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