13936
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O texto de lei e as denúncias nas intervenções urbanas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o texto de lei e intervenções urbanas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Amélia Tridico
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: O texto de lei e as denúncias nas intervenções urbanas

Finalidade da aula: Identificar em textos vinculados a intervenções urbanas, como grafite e pichação, a problemática social e a intenção de denúncia.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Textos de lei/debate

Objeto(s) do conhecimento: Apreciação e réplica

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP21

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/ debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Reprodução Grafite e de roteiro de perguntas.

Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos indicativos, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos. O grafite é uma intervenção urbana feita em muros e tem por objetivo, além de mostrar uma arte feita por todos e para todos, promover debates a respeito de problemas sociais, sendo uma ferramenta de denúncia. Desse modo, a leitura do gênero possibilita uma reflexão sobre as injustiças sociais e a necessidade de leis que contribuam para a diminuição dessas injustiças, pois enquanto um funciona como instrumento de denúncia, o outro regulamenta ações que garantem os direitos e deveres do cidadão.

No dicionário, pichação é grafado com ch, mas a versão com x é a utilizada pelos pixadores. Neste plano, optamos por utilizar a versão que responde à formalidade da Língua, porém é interessante estar ciente que a escolha dos pixadores pela grafia com x não é mero acaso, pois a pichação é vista no Brasil como uma transgressão, algo que foge à regra, assim como grafia da palavra quando utilizado o x.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade em interpretar a imagem; dificuldades em relacionar a imagem a denúncias sociais.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Milena. Pichação-arte é pixação? Disponível em: https://casperlibero.edu.br/revistas/pichacao-arte-e-pixacao/ Acesso em 27/8/2018.  

CUSTODIO, Guilherme. Pixação (com X mesmo) também é arte. Disponível em: http://www.aescotilha.com.br/colunas/a-margem/pixacao-com-x-mesmo-tambem-e-arte/ Acesso em 29/08/2018.

WAINER, João; OLIVEIRA, Roberto. Pixo. Disponível em:https://vimeo.com/29691112.

MESQUITA, Marcelo. Cidade cinza. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7NpppZaGfJo


Código: LPO9_05SQA01

(EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas