Resolução da atividade - Discussão sobre grafite e pichação
Respostas previstas na atividade de introdução
Plano de Aula
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Textos legais e debate
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/ debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Reprodução Grafite e de roteiro de perguntas.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos indicativos, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos. O grafite é uma intervenção urbana feita em muros e tem por objetivo, além de mostrar uma arte feita por todos e para todos, promover debates a respeito de problemas sociais, sendo uma ferramenta de denúncia. Desse modo, a leitura do gênero possibilita uma reflexão sobre as injustiças sociais e a necessidade de leis que contribuam para a diminuição dessas injustiças, pois enquanto um funciona como instrumento de denúncia, o outro regulamenta ações que garantem os direitos e deveres do cidadão.
No dicionário, pichação é grafado com ch, mas a versão com x é a utilizada pelos pixadores. Neste plano, optamos por utilizar a versão que responde à formalidade da Língua, porém é interessante estar ciente que a escolha dos pixadores pela grafia com x não é mero acaso, pois a pichação é vista no Brasil como uma transgressão, algo que foge à regra, assim como grafia da palavra quando utilizado o x.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em interpretar a imagem; dificuldades em relacionar a imagem a denúncias sociais.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Milena. Pichação-arte é pixação? Disponível em: https://casperlibero.edu.br/revistas/pichacao-arte-e-pixacao/ Acesso em 27/8/2018.
CUSTODIO, Guilherme. Pixação (com X mesmo) também é arte. Disponível em: http://www.aescotilha.com.br/colunas/a-margem/pixacao-com-x-mesmo-tambem-e-arte/ Acesso em 29/08/2018.
WAINER, João; OLIVEIRA, Roberto. Pixo. Disponível em:https://vimeo.com/29691112.
MESQUITA, Marcelo. Cidade cinza. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7NpppZaGfJo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos. Primeiramente, diga que eles discutirão se já viram imagens de pichação e grafite pelas ruas da cidade e qual a diferença entre eles. Depois, em pequenos grupos, os alunos discutirão, com base em um questionário, um grafite e tentarão encontrar as denúncias sociais feitas ali. Por último, todos discutirão a que conclusões os grupos chegaram e preencherão um quadro com as principais informações sobre o grafite a fim de perceberem a importância da existência de leis no país que garantam direitos básicos a todos.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Material complementar:
Caso queira utilizar outras imagens de grafite ou conhecer outras imagens, você pode acessar: http://www.eduardokobra.com/projetos/ e http://www.osgemeos.com.br/projetos/
Caso queira outras imagens de pichação, você pode acessar: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/09/pichadores-desafiam-policia-e-guarda-e-postam-vandalismo-em-rede-social.html
Para acessar a resolução proposta dessa atividade, clique aqui.
Para acessar a organização dos textos para impressão, clique aqui.
Orientações:
Projete ou cole no quadro a imagem e siga as orientações do slide anterior.
Tempo sugerido: 22 minutos
Orientações:
Material complementar:
Para acessar o roteiro de perguntas, clique aqui.
Para acessar a resolução proposta dessa atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos as imagens dos slides de Introdução, fazendo as perguntas sugeridas nas orientações. Peça que os alunos as respondam para que percebam que a primeira imagem é um grafite e a segunda é uma pichação. Deixe claro também, por meio de um áudio, o propósito de intervenção social nos grafites.
Desenvolvimento
Por meio de um áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos se organizem em grupos, criando um grupo de WhatsApp para que possam interagir durante a atividade (peça que os alunos o adicionem também no grupo, para ir acompanhando as discussões e promovendo, se necessário, algumas intervenções). Com os grupos formados, envie a imagem do grafite (do slide Desenvolvimento) e a ficha de análise disponível como material complementar. Oriente que os alunos analisem em conjunto o texto e preencham a ficha de acordo com as decisões do grupo.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que um aluno de cada grupo registre, no WhatsApp da turma, as respostas das análises. Peça também que eles preencham a tabela do slide de Fechamento, enviando as respostas pelo grupo de WhatsApp. Termine a aula discutindo sobre como o grafite faz uma denúncia social e como as leis são importantes para garantir os nossos direitos básicos.
Convite às famílias
A família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos pesquisando sobre a história do grafite, além de apreciar, na internet, alguns exemplares bem críticos e originais. Seria uma forma de deixar evidente o propósito comunicativo desse tipo de texto.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ana Amélia Tridico
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O texto de lei e as denúncias nas intervenções urbanas
Finalidade da aula: Identificar em textos vinculados a intervenções urbanas, como grafite e pichação, a problemática social e a intenção de denúncia.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Textos de lei/debate
Objeto(s) do conhecimento: Apreciação e réplica
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP21
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Textos de lei/ debate e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Reprodução Grafite e de roteiro de perguntas.
Informações sobre o gênero: O texto de lei circula no meio jurídico e traz as normas de conduta da vida social. Esse gênero caracteriza-se pelo uso da linguagem genérica e tem uma estrutura específica, sendo organizada em títulos, capítulos e sessões. Apesar de conter direitos e deveres do cidadão, a regulação se dá de modo intuitivo pelo uso dos verbos indicativos, diferente do uso do imperativo encontrado em textos prescritivos. O grafite é uma intervenção urbana feita em muros e tem por objetivo, além de mostrar uma arte feita por todos e para todos, promover debates a respeito de problemas sociais, sendo uma ferramenta de denúncia. Desse modo, a leitura do gênero possibilita uma reflexão sobre as injustiças sociais e a necessidade de leis que contribuam para a diminuição dessas injustiças, pois enquanto um funciona como instrumento de denúncia, o outro regulamenta ações que garantem os direitos e deveres do cidadão.
No dicionário, pichação é grafado com ch, mas a versão com x é a utilizada pelos pixadores. Neste plano, optamos por utilizar a versão que responde à formalidade da Língua, porém é interessante estar ciente que a escolha dos pixadores pela grafia com x não é mero acaso, pois a pichação é vista no Brasil como uma transgressão, algo que foge à regra, assim como grafia da palavra quando utilizado o x.
Dificuldades antecipadas: Dificuldade em interpretar a imagem; dificuldades em relacionar a imagem a denúncias sociais.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Milena. Pichação-arte é pixação? Disponível em: https://casperlibero.edu.br/revistas/pichacao-arte-e-pixacao/ Acesso em 27/8/2018.
CUSTODIO, Guilherme. Pixação (com X mesmo) também é arte. Disponível em: http://www.aescotilha.com.br/colunas/a-margem/pixacao-com-x-mesmo-tambem-e-arte/ Acesso em 29/08/2018.
WAINER, João; OLIVEIRA, Roberto. Pixo. Disponível em:https://vimeo.com/29691112.
MESQUITA, Marcelo. Cidade cinza. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7NpppZaGfJo
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