13936
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - O texto de lei e as denúncias nas intervenções urbanas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o texto de lei e intervenções urbanas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Amélia Aparecida Tridico

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Envie aos alunos as imagens dos slides de Introdução, fazendo as perguntas sugeridas nas orientações. Peça que os alunos as respondam para que percebam que a primeira imagem é um grafite e a segunda é uma pichação. Deixe claro também, por meio de um áudio, o propósito de intervenção social nos grafites.

Desenvolvimento
Por meio de um áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos se organizem em grupos, criando um grupo de WhatsApp para que possam interagir durante a atividade (peça que os alunos o adicionem também no grupo, para ir acompanhando as discussões e promovendo, se necessário, algumas intervenções). Com os grupos formados, envie a imagem do grafite (do slide Desenvolvimento) e a ficha de análise disponível como material complementar. Oriente que os alunos analisem em conjunto o texto e preencham a ficha de acordo com as decisões do grupo.

Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que um aluno de cada grupo registre, no WhatsApp da turma, as respostas das análises. Peça também que eles preencham a tabela do slide de Fechamento, enviando as respostas pelo grupo de WhatsApp. Termine a aula discutindo sobre como o grafite faz uma denúncia social e como as leis são importantes para garantir os nossos direitos básicos.

Convite às famílias
A família pode ajudar a ampliar o repertório dos alunos pesquisando sobre a história do grafite, além de apreciar, na internet, alguns exemplares bem críticos e originais. Seria uma forma de deixar evidente o propósito comunicativo desse tipo de texto.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_05SQA01

(EF69LP21) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas