13935
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Minisseminários

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre a oralidade, marcada por um viés investigativo e utilizando gêneros textuais do campo investigativo, não o tema em si.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Pena

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações;
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Google Formulários (tutorial disponível aqui).

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui)
Google Apresentações (tutorial disponível aqui);
Google Sites (tutorial disponível aqui);
Loom (tutorial disponível aqui);
Google Meet (tutorial disponível aqui).

Dinâmica da atividade
Baú das Curiosidades - Mapa de Pesquisa. Convide os alunos para participarem da criação de um Baú das Curiosidades, que poderá ser uma pasta compartilhada no Google Drive, ou uma página no Google Sites. Envie as orientações por áudio, pelo WhatsApp, ou grave pelo Loom. Você poderá criar uma apresentação no Google com as explicações e modelos de pesquisa, e gravar sua tela, tendo os slides como apoio, além das orientações em áudio. Para iniciar, prepare um formulário com as perguntas propostas nos slides do plano, que servirão de guia para as primeiras pesquisas. Peça que desenvolvam a pesquisa em um documento do Google compartilhado, para que você possa acompanhar e direcionar o processo seguindo as orientações do plano.

Baú das Curiosidades - Tesouro Revelado. Desafie os alunos a compartilharem o que descobriram. Mande um novo vídeo, utilizando o Loom, com as orientações sugeridas no slide, da mesma forma que na aula anterior: com slides e áudios apoiando as orientações para a apresentação oral. Compartilhe também um formulário com as perguntas sugeridas no slide, que deverão ser respondidas como preparação para a apresentação. Oriente os alunos a gravarem a apresentação pelo celular e salvarem na pasta do Drive para que todos tenham acesso, ou, se preferir, insira você mesmo na página do Google Sites.

Baú das Curiosidades - Um Baú de Avaliação. Convide os alunos a assistirem a todos os vídeos. Compartilhe um formulário com as perguntas para avaliação ou crie um mural no Padlet. Ele poderá ser uma opção para o site, pois é possível inserir no mural os vídeos com as apresentações, e todos os alunos poderão dar opiniões no próprio mural. Você também pode inserir post-its com as orientações sugeridas no plano.

Variação 1
Dê a sua opinião. Siga as orientações do plano e marque um encontro remoto pelo Google Meet ou pelo Zoom. Antes, envie as orientações sobre a pesquisa e ofereça alguns temas da atualidade aos alunos. Peça que selecionem apenas um para iniciarem a pesquisa (em jornais, revistas e sites), para servir de base para a discussão no encontro. No início da videochamada, compartilhe as orientações sugeridas no plano. Uma adaptação para as plaquinhas de “sim” e “não” é utilizar o chat. Depois de estabelecer com eles os combinados para a discussão, registre-os em um slide do Google Apresentações, que poderá ser compartilhado, depois de pronto, pela tela de apresentação. Ao final do debate, registre as conclusões sobre o tema em outro slide para ser compartilhado com o grupo.

Variação 2
Entrevistando. Compartilhe as orientações sugeridas no plano pela WhatsApp. Forme grupos entre os alunos e oriente-os a criar grupos no WhatsApp para desenvolver a atividade. Crie formulários para acompanhar o andamento da entrevista, seguindo os itens sugeridos nas orientações do plano. A entrevista deverá ser feita com algum familiar ou realizada através de uma chamada no WhatsApp, no Google Meet ou no Zoom. Peça que os alunos elaborem a conclusão para ser arquivada na pasta compartilhada do Drive (no site ou no mural).

Variação 3
Conceituando. Envie áudios pelo WhatsApp com a proposta da atividade e as orientações. Convide os alunos a identificarem um tema de interesse deles para realizarem uma pesquisa. Eles poderão enviar sugestões pelo WhatsApp ou pelo formulário. Siga as orientações do plano e insira as perguntas do roteiro no formulário.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem das atividades assistindo aos vídeos com a criança ou ajudando na produção dos mesmos. Oriente os familiares por áudio, pelo WhatsApp, a conversarem sobre os temas abordados nas atividades, fazendo perguntas e ajudando a criança a argumentar e a aprender a ouvir.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02ATP01

(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.

(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.

(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas