13934
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Revisitando o interior do planeta Terra

Plano de aula de Ciências com atividades para 7º ano do Fundamental sobre Reconhecer de que maneira o interior da Terra está estruturado e como é dinâmico

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: dado de seis faces e grãos de feijão ou de milho, e atividades impressas.

- Regras do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A5JH8ZzwjCgkvspfNbMdZKsAsVSpPtwb4rt9cT9bCfc5uJSey3TcFHWWY3Pa/atividade-para-impressao-regras-do-jogo-cie7-15tu01.pdf

- Tabuleiro do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vcGK5pUjD6RkUvPpgfyca3AWu5H9qD9g33kSZYwksH3A8ty7rPdFVmxCu5ma/atividade-para-impressao-tabuleiro-cie7-15tu01.pdf

- Cartas de perguntas e surpresas do jogo (numeradas, para facilitar a consulta no gabarito): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/esnv6MVTQTzxbrNjz7eAvtpCBNr9dVB7W8xr6K6UJcZnQERaSYj7rBm5nKGa/atividade-para-impressao-gabarito-cie7-15tu01.pdf

- Gabarito das cartas de perguntas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r2AHQmvufeJCGytmx5GYxazkr2UunKEe9kY24q4vfYDcaKdsPVDQV5UXB2Ud/atividade-para-impressao-cartas-de-perguntas-e-surpresas-cie7-15tu01.pdf

Material de apoio:

- Vídeo sobre o planeta Terra: https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-terra

- Vídeo sobre a relação entre os terremotos e fenômenos na superfície terrestre: https://www.youtube.com/watch?v=PldlFA0YW_U

- Vídeo sobre a relação entre os vulcões e as transformações da superfície terrestre: https://www.youtube.com/watch?v=-ik2rUce5BU

- Vídeo sobre a análise de gases vulcânicos para avaliar riscos de erupção vulcânica: https://www.youtube.com/watch?v=IPcFV24uKd0

- Vídeo sobre vulcanismo na Islândia: https://www.youtube.com/watch?v=Upsyedf5ypY

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título para os alunos e explique que o objetivo desta aula é relembrar o que pode ser encontrado nas camadas mais profundas do planeta Terra.

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Exponha aos alunos que é comum as pessoas acreditarem que o interior do planeta é composto apenas por rocha sólida e que isso acontece geralmente porque essas pessoas o conhecem de forma superficial. Relembre aos alunos que o interior do planeta é formado por camadas distintas, que cada uma delas possui suas próprias características e que são dinâmicas entre si.

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor suas ideias. Independente do que for exposto pelos alunos, não se manifeste a respeito e se mantenha imparcial a tudo que for apresentado. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias. Explique que eles buscarão encontrar a resposta para essa questão a partir de um jogo sobre o interior do planeta Terra.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Para que a atividade seja realizada, é preciso organizar a turma em 2, 3 ou 4 equipes, de acordo com sua preferência ou com o perfil da turma. Explique as regras para os alunos, que podem ser acessadas a partir do seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A5JH8ZzwjCgkvspfNbMdZKsAsVSpPtwb4rt9cT9bCfc5uJSey3TcFHWWY3Pa/atividade-para-impressao-regras-do-jogo-cie7-15tu01.pdf

É recomendável ter uma cópia impressa das regras para garantir que possa tirar quaisquer dúvidas suas ou dos alunos durante a realização da atividade.

Organize as equipes formadas no espaço em que a atividade será realizada e inicie o jogo. Embaralhe as cartas e peça para que cada equipe jogue o dado para definir qual equipe iniciará o jogo. A equipe que tirar o maior valor na jogada de dado inicia a partida e a sequência de jogadas segue o sentido horário ao longo das demais equipes. Certifique-se de formar as equipes e explicar as regras do jogo em no máximo 10 minutos, para que os alunos tenham ao menos 20 minutos para a realização da atividade em si. Coordene as regras e contabilize a pontuação de cada equipe ao longo da partida. O tabuleiro, as cartas do jogo e o gabarito das cartas de perguntas podem ser acessados nos links a seguir para que sejam impressas antes da realização desse plano de aula:

Tabuleiro do jogo (dividido em quatro partes a serem montadas): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vcGK5pUjD6RkUvPpgfyca3AWu5H9qD9g33kSZYwksH3A8ty7rPdFVmxCu5ma/atividade-para-impressao-tabuleiro-cie7-15tu01.pdf

Cartas de perguntas e surpresas do jogo (numeradas, para facilitar a consulta no gabarito): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/esnv6MVTQTzxbrNjz7eAvtpCBNr9dVB7W8xr6K6UJcZnQERaSYj7rBm5nKGa/atividade-para-impressao-gabarito-cie7-15tu01.pdf

Gabarito das cartas de perguntas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r2AHQmvufeJCGytmx5GYxazkr2UunKEe9kY24q4vfYDcaKdsPVDQV5UXB2Ud/atividade-para-impressao-cartas-de-perguntas-e-surpresas-cie7-15tu01.pdf

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Divulgue a pontuação conquistada por cada equipe após o término do jogo. Retome a questão disparadora, pedindo que eles reflitam e relatem os momentos durante o jogo que auxiliaram na construção da resposta para ela. Apresente os termos que estão distribuídos no slide e pergunte se algum deles não foi abordado durante o jogo. Caso algum deles não tenha sido abordado, aproveite-o para ampliar informações sobre o interior do planeta Terra ou peça que os próprios alunos contribuam com informações que eles conheçam a respeito. Reforce o fato de que o interior da Terra é dinâmico e que suas camadas interagem entre si e com a superfície do planeta, sendo responsáveis pela modificação das paisagens.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: dado de seis faces e grãos de feijão ou de milho, e atividades impressas.

- Regras do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A5JH8ZzwjCgkvspfNbMdZKsAsVSpPtwb4rt9cT9bCfc5uJSey3TcFHWWY3Pa/atividade-para-impressao-regras-do-jogo-cie7-15tu01.pdf

- Tabuleiro do jogo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vcGK5pUjD6RkUvPpgfyca3AWu5H9qD9g33kSZYwksH3A8ty7rPdFVmxCu5ma/atividade-para-impressao-tabuleiro-cie7-15tu01.pdf

- Cartas de perguntas e surpresas do jogo (numeradas, para facilitar a consulta no gabarito): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/esnv6MVTQTzxbrNjz7eAvtpCBNr9dVB7W8xr6K6UJcZnQERaSYj7rBm5nKGa/atividade-para-impressao-gabarito-cie7-15tu01.pdf

- Gabarito das cartas de perguntas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r2AHQmvufeJCGytmx5GYxazkr2UunKEe9kY24q4vfYDcaKdsPVDQV5UXB2Ud/atividade-para-impressao-cartas-de-perguntas-e-surpresas-cie7-15tu01.pdf

Material de apoio:

- Vídeo sobre o planeta Terra: https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-terra

- Vídeo sobre a relação entre os terremotos e fenômenos na superfície terrestre: https://www.youtube.com/watch?v=PldlFA0YW_U

- Vídeo sobre a relação entre os vulcões e as transformações da superfície terrestre: https://www.youtube.com/watch?v=-ik2rUce5BU

- Vídeo sobre a análise de gases vulcânicos para avaliar riscos de erupção vulcânica: https://www.youtube.com/watch?v=IPcFV24uKd0

- Vídeo sobre vulcanismo na Islândia: https://www.youtube.com/watch?v=Upsyedf5ypY

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título para os alunos e explique que o objetivo desta aula é relembrar o que pode ser encontrado nas camadas mais profundas do planeta Terra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: Exponha aos alunos que é comum as pessoas acreditarem que o interior do planeta é composto apenas por rocha sólida e que isso acontece geralmente porque essas pessoas o conhecem de forma superficial. Relembre aos alunos que o interior do planeta é formado por camadas distintas, que cada uma delas possui suas próprias características e que são dinâmicas entre si.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor suas ideias. Independente do que for exposto pelos alunos, não se manifeste a respeito e se mantenha imparcial a tudo que for apresentado. Ou seja, esse momento é apenas para dar início à construção das ideias. Explique que eles buscarão encontrar a resposta para essa questão a partir de um jogo sobre o interior do planeta Terra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Para que a atividade seja realizada, é preciso organizar a turma em 2, 3 ou 4 equipes, de acordo com sua preferência ou com o perfil da turma. Explique as regras para os alunos, que podem ser acessadas a partir do seguinte link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A5JH8ZzwjCgkvspfNbMdZKsAsVSpPtwb4rt9cT9bCfc5uJSey3TcFHWWY3Pa/atividade-para-impressao-regras-do-jogo-cie7-15tu01.pdf

É recomendável ter uma cópia impressa das regras para garantir que possa tirar quaisquer dúvidas suas ou dos alunos durante a realização da atividade.

Organize as equipes formadas no espaço em que a atividade será realizada e inicie o jogo. Embaralhe as cartas e peça para que cada equipe jogue o dado para definir qual equipe iniciará o jogo. A equipe que tirar o maior valor na jogada de dado inicia a partida e a sequência de jogadas segue o sentido horário ao longo das demais equipes. Certifique-se de formar as equipes e explicar as regras do jogo em no máximo 10 minutos, para que os alunos tenham ao menos 20 minutos para a realização da atividade em si. Coordene as regras e contabilize a pontuação de cada equipe ao longo da partida. O tabuleiro, as cartas do jogo e o gabarito das cartas de perguntas podem ser acessados nos links a seguir para que sejam impressas antes da realização desse plano de aula:

Tabuleiro do jogo (dividido em quatro partes a serem montadas): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vcGK5pUjD6RkUvPpgfyca3AWu5H9qD9g33kSZYwksH3A8ty7rPdFVmxCu5ma/atividade-para-impressao-tabuleiro-cie7-15tu01.pdf

Cartas de perguntas e surpresas do jogo (numeradas, para facilitar a consulta no gabarito): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/esnv6MVTQTzxbrNjz7eAvtpCBNr9dVB7W8xr6K6UJcZnQERaSYj7rBm5nKGa/atividade-para-impressao-gabarito-cie7-15tu01.pdf

Gabarito das cartas de perguntas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r2AHQmvufeJCGytmx5GYxazkr2UunKEe9kY24q4vfYDcaKdsPVDQV5UXB2Ud/atividade-para-impressao-cartas-de-perguntas-e-surpresas-cie7-15tu01.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Divulgue a pontuação conquistada por cada equipe após o término do jogo. Retome a questão disparadora, pedindo que eles reflitam e relatem os momentos durante o jogo que auxiliaram na construção da resposta para ela. Apresente os termos que estão distribuídos no slide e pergunte se algum deles não foi abordado durante o jogo. Caso algum deles não tenha sido abordado, aproveite-o para ampliar informações sobre o interior do planeta Terra ou peça que os próprios alunos contribuam com informações que eles conheçam a respeito. Reforce o fato de que o interior da Terra é dinâmico e que suas camadas interagem entre si e com a superfície do planeta, sendo responsáveis pela modificação das paisagens.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano