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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A progressão textual em petições on-line

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o caminho argumentativo das petições

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Se preferir, crie um grupo de WhatsApp da turma, facilitando a comunicação de todos.

Introdução
Envie aos alunos o texto disponível no primeiro slide de Introdução e, por áudio, faça a leitura do texto em voz alta. No mesmo áudio, peça que os alunos respondam às questões do segundo slide de Introdução. Oriente que enviem, por mensagem de texto ou por áudio, as suas respostas ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).

Desenvolvimento
Em um áudio, leia a petição online disponível no slide Introdução (envie também um arquivo do texto escrito para que eles possam ler individualmente). Entregue o exercício que está nos Materiais complementares deste slide para os alunos responderem no caderno individualmente. Estipule um prazo de entrega para essas duas atividades, seja via WhatsApp, e-mail ou mesmo por fotografias de suas produções. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito. Quando acabarem, envie um áudio comentando as questões, conforme as expectativas de resposta para esta atividade disponível em Materiais complementares.

Fechamento
Para finalizar, peça, por áudio, que os alunos apontem quais foram as estratégias de retomada mais utilizadas na petição lida em aula. Oriente que enviem as suas atividades por meio de um áudio ou por escrito ao grupo de WhatsApp da turma.

Convite às famílias
Convide a família a auxiliar produtivamente os alunos durante as atividades da aula. A presença da família pode ser um instrumento facilitador para o engajamento discente em tempos de isolamento social.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_06SQA06

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.


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