Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Dificuldades antecipadas: Perceber os elementos da língua que dão continuidade aos enunciados.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.
Sugiro a leitura que está neste link:
<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.
Para entender um pouco mais sobre petição on-line, acesse:
<http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.
ARAÚJO, Patricia; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822>. Acesso em: 29 out. 2018.
Sugiro a leitura do livro abaixo, especificamente do capítulo 4:
KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. 240 p.
VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Esta aula está organizada em três momentos: o primeiro trata-se de uma discussão sobre a solicitação da mudança do termo “serviço público” proposto por uma petição on-line; o segundo diz respeito a um exercício sobre a retomada de referentes; o terceiro trata-se da correção da atividade proposta no momento anterior. Você pode contar aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Projete ou imprima a petição on-line deste slide;
- Inicialmente, proponha aos alunos a leitura silenciosa desta petição on-line;
- Em seguida, inicie a discussão sobre o texto a partir dos questionamentos que estão no slide seguinte.
Materiais complementares:
A petição on-line está disponível neste link:
<https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101145>. Acesso em: 29 out. 2018.
Caso queira acessar o texto para impressão, clique aqui.
Introdução
Orientações:
- Projete ou escreva os questionamentos deste slide na lousa.
- Lance para a turma esses questionamentos, a fim de que os alunos discutam oralmente.
Materiais complementares:
Caso queira acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Projete ou imprima a petição on-line deste slide.
- Peça para um aluno ler a petição deste slide para a turma.
- Entregue o exercício que está nos materiais complementares deste slide para os alunos responderem no caderno individualmente.
- Resolva o exercício com os alunos oralmente. Se achar melhor, pode fazer anotações das respostas na lousa.
Materiais complementares:
A petição usada neste exercício está disponível no link: <https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=38403>. Acesso em: 29 out. 2018.
Para acessar o texto para impressão, clique aqui.
Para acessar a proposta de atividade, clique aqui.
Caso queira acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete este slide ou memorize esse questionamento para discutir oralmente com a turma.
- Anote na lousa as respostas dadas pelos alunos.
Atenção! É esperado que os alunos lembrem que as retomadas eram feitas, principalmente, por expressões nominais — como “serviços públicos”, “pessoas com limitações” — e por pronomes — como “elas” em “elas (pessoas com deficiência) se sentem excluídas”.