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Plano de aula - A progressão textual em petições on-line

POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino 28/11/2018
Código: LPO9_06SQA06

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre o caminho argumentativo das petições

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Perceber os elementos da língua que dão continuidade aos enunciados.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

Sugiro a leitura que está neste link:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

Para entender um pouco mais sobre petição on-line, acesse:

<http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

ARAÚJO, Patricia; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822>. Acesso em: 29 out. 2018.
Sugiro a leitura do livro abaixo, especificamente do capítulo 4:

KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. 240 p.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Esta aula está organizada em três momentos: o primeiro trata-se de uma discussão sobre a solicitação da mudança do termo “serviço público” proposto por uma petição on-line; o segundo diz respeito a um exercício sobre a retomada de referentes; o terceiro trata-se da correção da atividade proposta no momento anterior. Você pode contar aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima a petição on-line deste slide;
  • Inicialmente, proponha aos alunos a leitura silenciosa desta petição on-line;
  • Em seguida, inicie a discussão sobre o texto a partir dos questionamentos que estão no slide seguinte.

Materiais complementares:

A petição on-line está disponível neste link:

<https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101145>. Acesso em: 29 out. 2018.

Caso queira acessar o texto para impressão, clique aqui.

Orientações:

  • Projete ou escreva os questionamentos deste slide na lousa.
  • Lance para a turma esses questionamentos, a fim de que os alunos discutam oralmente.

Materiais complementares:

Caso queira acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima a petição on-line deste slide.
  • Peça para um aluno ler a petição deste slide para a turma.
  • Entregue o exercício que está nos materiais complementares deste slide para os alunos responderem no caderno individualmente.
  • Resolva o exercício com os alunos oralmente. Se achar melhor, pode fazer anotações das respostas na lousa.

Materiais complementares:

A petição usada neste exercício está disponível no link: <https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=38403>. Acesso em: 29 out. 2018.

Para acessar o texto para impressão, clique aqui.

Para acessar a proposta de atividade, clique aqui.

Caso queira acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete este slide ou memorize esse questionamento para discutir oralmente com a turma.
  • Anote na lousa as respostas dadas pelos alunos.

Atenção! É esperado que os alunos lembrem que as retomadas eram feitas, principalmente, por expressões nominais — como “serviços públicos”, “pessoas com limitações” — e por pronomes — como “elas” em “elas (pessoas com deficiência) se sentem excluídas”.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A progressão textual em petições on-line

Finalidade da aula: Identificar a retomada de referentes, a fim de descobrir o caminho argumentativo construído em petições on-line.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Petição on-line

Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais / normativos, propositivos reivindicatórios.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP27

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Perceber os elementos da língua que dão continuidade aos enunciados.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

Sugiro a leitura que está neste link:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

Para entender um pouco mais sobre petição on-line, acesse:

<http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

ARAÚJO, Patricia; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822>. Acesso em: 29 out. 2018.
Sugiro a leitura do livro abaixo, especificamente do capítulo 4:

KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2016. 240 p.

VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.


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