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Plano de aula - Os fósseis

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre reconhecer o que são, como se formam e onde são encontrados os fósseis.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

Os fósseis

6º ano

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer o que são, como se formam e onde são encontrados os fósseis.

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
(EF06CI02) Identificar evidências de transformações químicas a partir do resultado de misturas de materiais que originam produtos diferentes dos que foram misturados (mistura de ingredientes para fazer um bolo, mistura de vinagre com bicarbonato de sódio etc.).

Professor-autor: Gracieli D. Persich
Mentor: Aline M. Geraldi
Especialista: Juliane Marques de Souza

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre o eixo temático “Terra e Universo”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE6_10TU01, CIE6_10TU03, CIE6_10TU04). Esta aula vai auxiliar os(as) estudantes a construírem conhecimentos sobre o processo de formação de fósseis, o que são e onde se encontram. A turma deverá ser capaz de relacionar que os fósseis podem ser instrumentos importantes para entendermos as relações ecológicas que se estabeleceram em cada época do planeta e por que essas relações se modificam ou se intensificam. Isso pode contribuir para compreendermos as condições atuais do relevo, clima, ecologia, vegetação, atmosfera e tipo de solos, por exemplo. Entendendo o passado, podemos compreender o presente e fazer estimativas sobre o futuro, traçando atitudes que contribuem para a preservação da natureza.

 

Para maior aprofundamento no tema, sugerimos que você, professor(a), consulte os seguintes materiais:

- http://coral.ufsm.br/cappa/index.php/pt-br/
- https://www.paleontologianasaladeaula.com/  
- http://webpages.fc.ul.pt/~cmsilva/Paleotemas/Icnofossil/Icnofoss.htm
- https://workbasedlearning.pnnl.gov/teachers/plans/Fossils_Part5_1'08_v1.pdf

- http://files.geocultura.net/200001678-216bd22691/Desvendando%20os%20F%C3%B3sseis%20(2).pdf

 

Referências que podem ser recomendadas aos estudantes:

- http://cienciahoje.org.br/artigo/como-ocorre-o-processo-de-fossilizacao-e-como-se-determina-a-idade-dos-fosseis/
-http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/O-que-sao-e-como-se-formam-os-fosseis%3F-1048.html?UserActiveTemplate=cprm&from_info_index=66

- http://www.uel.br/grupo-pesquisa/geologia/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=71
- https://www.youtube.com/watch?v=yDIQzUSezmA

- http://chc.org.br/acervo/fossil-de-mentira-descoberta-de-verdade/


Código: CIE6_10T&U02

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.


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