13932
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Os fósseis

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre reconhecer o que são, como se formam e onde são encontrados os fósseis.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam a reportagem “Fóssil de réptil anterior aos dinossauros é descoberto no Rio Grande do Sul”  (disponível aqui).

Marque uma videochamada com a turma e explique o que é a planilha SQA (para saber mais sobre ela, acesse o arquivo disponível na aba “materiais e atividades”).

Faça uma planilha SQA em um Googles docs e peça aos estudantes que a preencham.

Apresente a questão norteadora: 
- Como os fósseis se formam?

Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.

Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.

Peça aos grupos que leiam o texto “O que são e como se formam os fósseis?” (disponível aqui) e criem uma representação que explique como é a formação dos fósseis.

Deixem-os livres para definirem qual ferramenta utilizarão para fazer a representação. Você pode dar algumas sugestões:
- Um cartaz virtual feita no Apresentações Google (disponível aqui);
- Um infográfico ou um post feito na versão gratuita do Canva (disponível aqui);
- Um desenho coletivo feito no Google Jamboard (disponível aqui);
- Uma foto ou um vídeo;

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem as representações. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
Peça para as famílias auxiliarem os estudantes na escolha de uma ferramenta para fazerem uma representação colaborativamente com o grupo.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_10T&U02

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas