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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O grau de formalidade da petição on-line

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre formalidade de petição on-line

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.

Introdução
Envie aos alunos, por meio de áudio, as questões referentes ao slide Introdução, sobre variação linguística. Em seguida, oriente os alunos a enviarem (por áudio, se possível) as suas respostas iniciais para o WhatsApp da turma, iniciando uma rápida discussão.

Desenvolvimento
Em um áudio, oriente que os alunos leiam as duas petições e respondam aos comandos do slide Desenvolvimento (entregue a eles, por meio de e-mail e também pelo WhatsApp da turma, as petições e as comandas, disponíveis em materiais complementares). Oriente os alunos que anotem as respostas dos questionamentos feitos e peça que as compartilhem no grupo de WhatsApp da turma. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, no qual os alunos possam apresentar as suas respostas e, assim, criar uma discussão.

Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, peça que os alunos enviem ao grupo de WhatsApp da turma, por mensagem de texto, as suas respostas à questão: “por que a linguagem da petição online precisa ser formal?” Peça que todos os alunos registrem as respostas dos colegas no caderno.

Convite às famílias
A família pode participar produtivamente das atividades desenvolvidas em sala, auxiliando as crianças durante o processo investigativo e observando a linguagem da petição online.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_06SQA05

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.


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