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Plano de aula - O grau de formalidade da petição on-line

POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino 28/11/2018
Código: LPO9_06SQA05

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre formalidade de petição on-line

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Diferenciar o registro formal do informal.

Referências sobre o assunto:

Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:

ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Esta aula está organizada em três momentos: o primeiro trata-se de uma discussão sobre a diferença da linguagem utilizada nas diferentes situações comunicativas; o segundo diz respeito à comparação da linguagem utilizada em duas petições on-line; o terceiro trata-se de reconhecer a importância do grau de formalidade presente na petição on-line.
  • Conte aos alunos o que será feito nesta aula a partir desse resumo.

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Você pode projetar ou escrever os questionamentos deste slide no quadro, ou até mesmo memorizá-los.
  • Faça os questionamentos para debater oralmente com os alunos.

Materiais complementares:

Caso queira acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Projete ou imprima os comandos deste slide.
  • Imprima os textos para entregar aos alunos.
  • Sugiro o tempo de 10 minutos para que os alunos respondam no caderno aos questionamentos individualmente.
  • Após o término do exercício, construa junto com os alunos respostas para os questionamentos.

Materiais complementares:

A petição on-line que trata de políticos cassados está disponível neste link:

<https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=51445 >.

A petição on-line que trata da Educação humanitária está disponível neste link:

<https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=49554 >.

Para acessar os textos deste momento da aula e os comandos deste slide, clique aqui.

Caso queira acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete ou escreva o questionamento deste slide no quadro.
  • Sugiro o tempo de cinco minutos para que eles escrevam no caderno a resposta ao questionamento. Após esse tempo, peça aos alunos que socializem a resposta e vá anotando na lousa os motivos apontados pelos alunos, a fim de construir uma resposta mais completa.

Materiais complementares:

Caso queira acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Título da aula: O grau de formalidade da petição on-line

Finalidade da aula: Identificar a linguagem utilizada na petição on-line a fim de reconhecer o sentido produzido pela escolha de registro empregado. Ano:9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Petição on-line

Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais / normativos, propositivos reivindicatórios.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF69LP27


Materiais necessários: Petições retiradas de plataformas como a e-cidadania.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Dificuldades antecipadas: Diferenciar o registro formal do informal.

Referências sobre o assunto:

Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:

ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.


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