Atividade para impressão - Textos 1 e 2
Textos 1 e 2
Plano de Aula
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Visite plataformas on-line de petições e de abaixo-assinados.
Para conhecer um exemplo de plataforma que traz abaixo-assinados acesse este link: <https://www.change.org/petitions>. Acesso em: 29 out. 2018.
Para conhecer um exemplo de plataforma que traz petições on-line acesse este link:
<https://www.peticao24.com/browse.php?category=all&order_by=stats_signatures_this_year&sort_order=desc&start=0>. Acesso em: 29 out. 2018.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Atenção! Esses gêneros têm uma estrutura composicional muito parecida. Todavia, a diferença reside em para quem as petições e os abaixo-assinados são direcionados, bem como se diferenciam em relação ao tema tratado por nesses gêneros.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos tenham dificuldade em perceber as características recorrentes e contrastantes do abaixo-assinado on-line e da petição on-line.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.
POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar os textos para impressão, clique aqui.
Caso queira acessar o abaixo-assinado, acesse este link:
Para acessar a petição on-line, acesse este link:
<https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101145>.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar a resolução desta atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos os arquivos dos dois textos e peça que leiam. Em seguida, peça, em um áudio ou mensagem de texto, que os alunos diferenciem os textos em relação ao gênero textual. Dê um tempo curto para que eles respondam, via grupo de WhatsApp da turma, o que sabem.
Desenvolvimento
Em um áudio, oriente que os alunos se organizem em grupo de até 4 integrantes, criando um grupo de WhatsApp para que todos interajam. Peça que os grupos releiam os textos entregues anteriormente e discutam, em seus grupos de WhatsApp, de forma colaborativa, as questões do slide Desenvolvimento. Oriente os alunos que anotem a resposta dos questionamentos feitos e peça que a enviem ao grupo de WhatsApp da turma, compartilhando as respostas. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, no qual os grupos possam apresentar as suas respostas e, assim, criar uma discussão.
Fechamento
Para fechar a aula, em um áudio, peça que os alunos enviem ao grupo de WhatsApp da turma semelhanças e diferenças entre a petição online e o abaixo-assinado online, considerando as discussões feitas em aula.
Convite às famílias
A família pode participar produtivamente das atividades desenvolvidas em sala, auxiliando as crianças durante o processo investigativo sobre a diferença entre petição e abaixo-assinado online.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Identificando a estrutura composicional da petição on-line
Finalidade da aula: Identificar a estrutura composicional da petição on-line e comparar com a do abaixo-assinado, a fim de entender a estruturação geral interna dapetição on-line.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Petição on-line
Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais / normativos, propositivos reivindicatórios.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC:EF69LP27
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Visite plataformas on-line de petições e de abaixo-assinados.
Para conhecer um exemplo de plataforma que traz abaixo-assinados acesse este link: <https://www.change.org/petitions>. Acesso em: 29 out. 2018.
Para conhecer um exemplo de plataforma que traz petições on-line acesse este link:
<https://www.peticao24.com/browse.php?category=all&order_by=stats_signatures_this_year&sort_order=desc&start=0>. Acesso em: 29 out. 2018.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Atenção! Esses gêneros têm uma estrutura composicional muito parecida. Todavia, a diferença reside em para quem as petições e os abaixo-assinados são direcionados, bem como se diferenciam em relação ao tema tratado por nesses gêneros.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos tenham dificuldade em perceber as características recorrentes e contrastantes do abaixo-assinado on-line e da petição on-line.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.
POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
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