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Plano de aula - Identificando a estrutura composicional da petição on-line

POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino 28/11/2018
Código: LPO9_06SQA04

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre estrutura de composição da petição on-line

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Visite plataformas on-line de petições e de abaixo-assinados.

Para conhecer um exemplo de plataforma que traz abaixo-assinados acesse este link: <https://www.change.org/petitions>. Acesso em: 29 out. 2018.

Para conhecer um exemplo de plataforma que traz petições on-line acesse este link:

<https://www.peticao24.com/browse.php?category=all&order_by=stats_signatures_this_year&sort_order=desc&start=0>. Acesso em: 29 out. 2018.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Atenção! Esses gêneros têm uma estrutura composicional muito parecida. Todavia, a diferença reside em para quem as petições e os abaixo-assinados são direcionados, bem como se diferenciam em relação ao tema tratado por nesses gêneros.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos tenham dificuldade em perceber as características recorrentes e contrastantes do abaixo-assinado on-line e da petição on-line.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Esta aula está dividida em três partes: a primeira trata-se de apresentar os textos que serão explorados no desenvolvimento desta aula, buscando observar o que os faz gêneros textuais distintos; a segunda diz respeito à análise de uma petição on-line e de um abaixo-assinado on-line, buscando comparar os dois gêneros; a terceira parte trata-se de uma sistematização com os principais conhecimentos construídos nesta aula. Você pode resumir esta aula antes de iniciá-la.

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Você pode escrever no quadro ou projetar o questionamento deste slide.
  • Imprima os textos que estão nos materiais complementares deste slide e entregue para os alunos.
  • Dê dois minutos para que os alunos pensem na resposta.
  • Inicie o debate com a turma a partir do questionamento.
  • Anote no quadro o que os alunos forem pontuando sobre os gêneros. Não é necessário corrigir o que será dito neste momento, pois no exercício seguinte essa diferença será mais explorada e você poderá confrontar estas anotações durante a discussão.
  • Atenção! O abaixo-assinado utilizado como exemplo deseja que os deputados e senadores elaborem leis para redução do lixo plástico no Distrito Federal, podendo ser confundido com a petição on-line nesse sentido. Porém, esse abaixo-assinado não está posto diretamente para esse setor do governo e sim para o público em geral. O intuito desse pedido é ganhar assinaturas para chamar a atenção das autoridades.

Materiais complementares:

Para acessar os textos para impressão, clique aqui.

Caso queira acessar o abaixo-assinado, acesse este link:

<https://www.change.org/p/cldf-c%C3%A2mara-legislativa-do-distrito-federal-distrito-federal-sem-canudos>.

Para acessar a petição on-line, acesse este link:

<https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101145>.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Para essa atividade, os alunos irão precisar do abaixo-assinado e da petição on-line do momento anterior.
  • Peça para que os alunos formem grupos. Sugiro que o grupo tenha no máximo quatro alunos para que a discussão nos grupos seja mais proveitosa.
  • Primeiro, peça para os alunos lerem a petição e o abaixo-assinado. Sugiro que você peça para um aluno ler em voz alta para a turma.
  • Os questionamentos deste slide podem ser copiados no quadro ou projetados.
  • Peça aos alunos que anotem a resposta dos questionamentos deste slide no caderno. Sugiro o tempo de 15 minutos para esta atividade.
  • Em seguida, faça esses questionamentos para a turma, a fim de debater o que foi respondido nos grupos. Para esse debate, sugiro o tempo de 10 minutos.
  • Atenção! É possível que os alunos não compreendam o que é forma de composição. Por isso, é importante a sua mediação nesse processo. Assim, você pode explicar que a forma de composição corresponde à organização estrutural do texto, por exemplo, na carta pessoal há local e data, saudação, um “corpo do texto”, despedida e assinatura. Na petição on-line sempre há um título, bem como um pedido e uma justificativa etc.

Materiais complementares:

Para acessar a resolução desta atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou copie no quadro o comando deste slide para os alunos responderem em uma folha à parte.
  • Sugiro o tempo de cinco minutos para que eles escrevam a resposta no caderno.
  • Peça para que alguns estudantes socializem o que escreveram para a turma. Você pode recolher a atividade para fazer os apontamentos que achar necessários e trazer na aula seguinte. Sugiro, também, o tempo de cinco minutos para a socialização.

Materiais complementares:

Para acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Identificando a estrutura composicional da petição on-line

Finalidade da aula: Identificar a estrutura composicional da petição on-line e comparar com a do abaixo-assinado, a fim de entender a estruturação geral interna dapetição on-line.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Petição on-line

Objeto(s) do conhecimento: Análise de textos legais / normativos, propositivos reivindicatórios.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC:EF69LP27

Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Visite plataformas on-line de petições e de abaixo-assinados.

Para conhecer um exemplo de plataforma que traz abaixo-assinados acesse este link: <https://www.change.org/petitions>. Acesso em: 29 out. 2018.

Para conhecer um exemplo de plataforma que traz petições on-line acesse este link:

<https://www.peticao24.com/browse.php?category=all&order_by=stats_signatures_this_year&sort_order=desc&start=0>. Acesso em: 29 out. 2018.

Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.

Atenção! Esses gêneros têm uma estrutura composicional muito parecida. Todavia, a diferença reside em para quem as petições e os abaixo-assinados são direcionados, bem como se diferenciam em relação ao tema tratado por nesses gêneros.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos tenham dificuldade em perceber as características recorrentes e contrastantes do abaixo-assinado on-line e da petição on-line.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.

CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:

<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.

POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.


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