Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Visite plataformas on-line de petições e de abaixo-assinados.
Para conhecer um exemplo de plataforma que traz abaixo-assinados acesse este link: <https://www.change.org/petitions>. Acesso em: 29 out. 2018.
Para conhecer um exemplo de plataforma que traz petições on-line acesse este link:
<https://www.peticao24.com/browse.php?category=all&order_by=stats_signatures_this_year&sort_order=desc&start=0>. Acesso em: 29 out. 2018.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado on-line é mais informal e pode ser direcionado a cidadãos comuns em busca de doações, por exemplo.
Atenção! Esses gêneros têm uma estrutura composicional muito parecida. Todavia, a diferença reside em para quem as petições e os abaixo-assinados são direcionados, bem como se diferenciam em relação ao tema tratado por nesses gêneros.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos tenham dificuldade em perceber as características recorrentes e contrastantes do abaixo-assinado on-line e da petição on-line.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Patrícia S. R.; VITORINO, Monique A. Gêneros que circulam nos ambientes virtuais: uma proposta de reflexão. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial e as sequências tipológicas prototípicas. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 95, dez 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia>. Acesso em: 29 out. 2018.
CARBONARI, Pâmela. Petições virtuais: a força política de um clique. Revista SuperInteressante. Disponível em:
<https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/>. Acesso em: 29 out. 2018.
POPPE, Luan. Petições Online dão resultado? Disponível em: <http://www.politize.com.br/peticoes-online-vale-a-pena-usar/>. Acesso em: 29 out. 2018.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros Orais: conceituação e caracterização. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística (SILEL), 3, 2013, Uberlândia, MG. Anais do SILEL (on-line). Uberlândia: EDUFU, 2013. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_1528.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Esta aula está dividida em três partes: a primeira trata-se de apresentar os textos que serão explorados no desenvolvimento desta aula, buscando observar o que os faz gêneros textuais distintos; a segunda diz respeito à análise de uma petição on-line e de um abaixo-assinado on-line, buscando comparar os dois gêneros; a terceira parte trata-se de uma sistematização com os principais conhecimentos construídos nesta aula. Você pode resumir esta aula antes de iniciá-la.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Você pode escrever no quadro ou projetar o questionamento deste slide.
- Imprima os textos que estão nos materiais complementares deste slide e entregue para os alunos.
- Dê dois minutos para que os alunos pensem na resposta.
- Inicie o debate com a turma a partir do questionamento.
- Anote no quadro o que os alunos forem pontuando sobre os gêneros. Não é necessário corrigir o que será dito neste momento, pois no exercício seguinte essa diferença será mais explorada e você poderá confrontar estas anotações durante a discussão.
- Atenção! O abaixo-assinado utilizado como exemplo deseja que os deputados e senadores elaborem leis para redução do lixo plástico no Distrito Federal, podendo ser confundido com a petição on-line nesse sentido. Porém, esse abaixo-assinado não está posto diretamente para esse setor do governo e sim para o público em geral. O intuito desse pedido é ganhar assinaturas para chamar a atenção das autoridades.
Materiais complementares:
Para acessar os textos para impressão, clique aqui.
Caso queira acessar o abaixo-assinado, acesse este link:
Para acessar a petição on-line, acesse este link:
<https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101145>.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Para essa atividade, os alunos irão precisar do abaixo-assinado e da petição on-line do momento anterior.
- Peça para que os alunos formem grupos. Sugiro que o grupo tenha no máximo quatro alunos para que a discussão nos grupos seja mais proveitosa.
- Primeiro, peça para os alunos lerem a petição e o abaixo-assinado. Sugiro que você peça para um aluno ler em voz alta para a turma.
- Os questionamentos deste slide podem ser copiados no quadro ou projetados.
- Peça aos alunos que anotem a resposta dos questionamentos deste slide no caderno. Sugiro o tempo de 15 minutos para esta atividade.
- Em seguida, faça esses questionamentos para a turma, a fim de debater o que foi respondido nos grupos. Para esse debate, sugiro o tempo de 10 minutos.
- Atenção! É possível que os alunos não compreendam o que é forma de composição. Por isso, é importante a sua mediação nesse processo. Assim, você pode explicar que a forma de composição corresponde à organização estrutural do texto, por exemplo, na carta pessoal há local e data, saudação, um “corpo do texto”, despedida e assinatura. Na petição on-line sempre há um título, bem como um pedido e uma justificativa etc.
Materiais complementares:
Para acessar a resolução desta atividade, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete ou copie no quadro o comando deste slide para os alunos responderem em uma folha à parte.
- Sugiro o tempo de cinco minutos para que eles escrevam a resposta no caderno.
- Peça para que alguns estudantes socializem o que escreveram para a turma. Você pode recolher a atividade para fazer os apontamentos que achar necessários e trazer na aula seguinte. Sugiro, também, o tempo de cinco minutos para a socialização.
Materiais complementares:
Para acessar a expectativa de resposta desta atividade, clique aqui.