13928
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Como substituir o uso de plástico comum?

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que minimizem o impacto poluidor no ambiente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Francisco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam o artigo “Oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050, diz estudo”, por Da France Presse (disponível aqui).

Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem sobre as questões propostas.

Apresente a questão disparadora:
- O que devo fazer para substituir o plástico comum?

Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.

Mão na massa
Atenção: para realização desta atividade, é indispensável o auxílio da família do estudante. Verifique essa possibilidade.

Oriente os estudantes a realizarem as três partes seguindo as orientações do slide “mão na massa”.

Caso não seja possível realizarem a atividade experimental em casa, desafie-os a ficarem um dia sem utilizar nenhum tipo de plástico e a registrarem como foi em um diário.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os estudantes compartilhem o que podem fazer para substituir o plástico. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
Convide as famílias a participarem desta atividade. Será fundamental a participação das famílias para que os estudantes consigam fazer a atividade experimental de maneira segura.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_04M&E03

(EF06CI04) Associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico, reconhecendo benefícios e avaliando impactos socioambientais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas