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Plano de aula > Ciências > 6º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Como substituir o uso de plástico comum?

Plano de aula de Ciências com atividades para 6º ano do Fundamental sobre a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que minimizem o impacto poluidor no ambiente.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Francisco

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o terceiro plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME04, CIE6_04ME05, CIE7_06ME07 e CIE7_06ME08.

A proposta dessa aula é levar o aluno a avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que minimizem o impacto poluidor no ambiente. Substituir o plástico é um dos maiores desafios da vida contemporânea: praticamente tudo vem com uma embalagem plástica, e inúmeros utensílios, dos mais essenciais aos mais desnecessários, são feitos de plásticos. As medidas de redução do uso de plásticos, repensando como consumimos, e a criação de novas tecnologias capazes de produzir materiais com as mesmas qualidades, mas que não sejam nocivas à vida no planeta se fazem urgentes.

Para esta aula, a proposta é a produção de bioplástico de amido da batata. Como é preciso deixar o plástico secando por aproximadamente uma semana, sugerimos que você prepare com antecedência uma amostra do bioplástico para que os alunos possam já nesta aula concluírem o plano. Você pode optar por não antecipar e retomar o plano em aulas subsequentes, quando o plástico produzido em aula estiver pronto. Para otimizar o tempo, propõem-se que o professor faça o plástico junto com os alunos. Se você dispuser mais de 50 minutos de aula, então terá tempo para deixar que os alunos façam a maior parte do trabalho, exceto a etapa onde é preciso aquecer a mistura (veja mais detalhes para esta parte nos slides 5 e 7).
As Instruções detalhadas estão no arquivo da atividade para impressão, disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FmwphmkDqwFqhr3aYmHqX2GhZ5YA9Q2G3kgH8Zq9R8gMSX5cA7f96xzECPnU/cie6-04me03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.

ATENÇÃO: A produção do plástico exige aquecimento. Se em sua escola não houver possibilidade de aquecimento (se não houver laboratório ou um espaço adequado para o aquecimento – veja os slides 5 e 7 com todas as informações de segurança necessárias) sugere-se que o professor produza o plástico em casa para levar para a aula e que na aula demonstre como foi produzido.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema dessa aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários para a aula: Data Show (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida no slide 2, cópias da atividade para impressão, disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FmwphmkDqwFqhr3aYmHqX2GhZ5YA9Q2G3kgH8Zq9R8gMSX5cA7f96xzECPnU/cie6-04me03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf, computadores, liquidificador, recipiente transparente, peneira, água, batatas, glicerina, vinagre, corante, panela, forma retangular, colher, fonte de aquecimento (fogão), caneta permanente, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Leve para a sala diferentes objetos feitos de plásticos, por exemplo: garrafas PET, embalagens, potes, sacolas, canecas, brinquedos, escovas de dente etc. Deixe que eles manuseiem todos os objetos livremente.

Pergunte-lhes se sabem como é feito o plástico, os objetos que podem ser produzidos a partir dele, tempo de decomposição etc. Questione se eles percebem sobre a quantidade de plástico jogado nas ruas, praças, parques, córregos, rios. Quais as consequências do descarte inadequado do plástico, principalmente em períodos de chuvas? Comente que a poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da nossa sociedade, o acúmulo desse plástico em períodos de chuvas pode contribuir com as enchentes, entupir bueiros, galerias de águas pluviais, pode contribuir para a proliferação de animais transmissores de doenças, além de os plásticos serem carregados pelas águas chegando a locais distantes, contaminando o meio ambiente, e muitas vezes são ingeridos por animais aquáticos, como baleias, tartarugas marinhas e aves que confundem o plástico com alimento. Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto.

Caso necessite, acesse antecipadamente a reportagem: “Estômago de baleia morta na Tailândia estava cheio de plástico ”. Por: O Globo/Com Agências Internacionais. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/estomago-de-baleia-morta-na-tailandia-estava-cheio-de-plastico-22741975> (acesso em 01 set. 2018).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para dar início à aula, organize os alunos em 4 grupos. Em seguida projete ou distribua cópias da reportagem: Oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050, diz estudo”, por Da France Presse. Publicado em: 20 de jan. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/01/oceanos-terao-mais-plasticos-do-que-peixes-em-2050-diz-estudo.html> (acesso em: 01 set. 2018).

Promova uma discussão e procure levantar informações sobre os efeitos negativos do descarte inadequado de plástico. Incentive-os de modo que eles fiquem mobilizados em busca de soluções. Pergunte sobre:

  • Com base na reportagem, o que foi divulgado pelo fórum de Davos?

Sugestão de resposta: Os dados de um estudo foram divulgados e a proporção de toneladas de plástico por toneladas de peixes que era de uma para cinco em 2014, será de uma para três em 2025 e vai ultrapassar uma para uma em 2050.

  • Você sabe dizer o que vários países estão tentando fazer para limitar o uso de sacos plásticos?

Sugestão de resposta: Na França, por exemplo, os sacos de plástico de uso único (descartáveis) foram proibidos. No Reino Unido, a legislação impõe que os consumidores paguem pelos sacos plásticos, a fim de tentar reduzir sua utilização. Em São Paulo os supermercados também cobram pelas sacolas.

  • E vocês, já conseguem pensar em uma solução para tentar reduzir o uso de plástico e evitar que esse material prejudique o meio ambiente, principalmente os animais?

Resposta pessoal.

Caso seja necessário, acesse antecipadamente e leia a reportagem: “10 Dicas para diminuir o lixo plástico no dia a dia”. Por: Daia Florios. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/consumir/reutilizacao-e-reciclagem/2079-10-dicas-para-diminuir-o-lixo-plastico>.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. É possível observar se os alunos conseguem levantar hipóteses sobre o assunto que será estudado. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e promova a troca de informação entre eles. Incentive-os a pensar sobre os prejuízos causados pelo descarte do plástico no meio ambiente, a importância de reciclá-lo e o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de plásticos biodegradáveis, a partir de vegetais, como cana-de-açúcar, milho e batata.

Mão na Massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Prepare com uma semana de antecedência uma amostra de plástico de batata, para que os alunos consigam observar o resultado final da experiência. O plástico poderá secar em 1 dia e/ou 1 semana, dependendo da temperatura e clima da região. Como sugestão, no dia da aula, antecipe novamente o experimento, deixando amostras de todas as etapas de produção do plástico para que eles consigam visualizá-las. A decantação do amido poderá levar até 20 minutos e o tempo de cozimento dele com a glicerina e vinagre dependerá da quantidade de água que foi colocada. Portanto, as etapas podem demorar mais do que previsto.

ATENÇÃO: como este procedimento envolve aquecimento, é indicado que esta aula seja realizada no laboratório da escola ou num espaço apropriado. Também é recomendado o uso de equipamento de segurança, como jaleco e óculos de segurança. Por fim, sugere-se que a etapa de aquecimento (ver slide 7) seja realizada pelo professor, por questões de segurança e pela questão do tempo de aula.
Prepare uma mesa e disponibilize os materiais que devem ser utilizados para produzir o plástico de batata: liquidificador, recipiente transparente, peneira, água, batatas, glicerina, vinagre, corante, panela, forma retangular, colher, fonte de aquecimento (fogão).

Como é preciso esperar o tempo do amido decantar, a preparação do plástico está dividida em duas etapas e, no tempo de espera, propomos um trabalho com vídeos (veja o próximo slide).

Comece pela preparação do amido para a produção do plástico. Projete o slide, mostre o vídeo e peça ajuda para os alunos: solicite que eles piquem as batatas com muito cuidado, para que elas possam ir ao liquidificador. Adicione água, bata, peneire e espere 20 minutos para o amido decantar no fundo do recipiente. As instruções detalhadas de todo o procedimento, se encontra neste link e devem ser impressas e entregues aos grupos.

Enquanto vocês esperam os 20 minutos para que o amido se separe da mistura, vá para o próximo slide.

Materiais necessários para a aula: Data Show (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida no slide 2, cópias da atividade para impressão, disponível aqui, computadores, liquidificador, recipiente transparente, peneira, água, batatas, glicerina, vinagre, corante, panela, forma retangular, colher, fonte de aquecimento (fogão), caneta permanente, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.

Mão na Massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete os vídeos ou organize pelo menos quatro computadores para que todos os alunos possam assistir aos dois vídeos.

Os links para os vídeos utilizados nesta etapa são:

Incentive-os a pensar em soluções para substituir o uso de plástico comum. Em especial, peça para que eles pensem, e anotem em seus cadernos, quais as ações que cada um deles pode começar a realizar, o que podem fazer e o que devem deixar de fazer, para ajudar a resolver os problemas ambientais provocados pelos plásticos.

Mão na Massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Com a decantação do amido já realizada, agora é o momento de produzir o bioplástico de amido. O tempo de cozimento do amido com a glicerina e vinagre dependerá da quantidade de água que foi utilizada na etapa anterior. Siga as instruções do arquivo impresso que você entregou aos alunos. Se necessário, assista novamente ao vídeo.

Providencie um cronômetro para a marcação do tempo. Cada grupo “na sua vez” e com o auxílio do professor deverá realizar a segunda etapa do experimento.


ATENÇÃO: Como esta etapa do procedimente exige aquecimento, ela deve ser realizada em laboratório ou em um espaço adequado. Apenas o professor deverá manusear a glicerina e os produtos que vão ao fogo para aquecimento e cozimento. Explique aos alunos que
é expressamente proibido ingerir, inalar ou provocar qualquer manuseio indevido e que possa colocar em perigo a saúde de qualquer aluno ou provocar queimaduras nas pessoas envolvidas na aula. Para isso, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual como jaleco e óculos de segurança.

Caso necessite, acesse antecipadamente a reportagem: “Produção de plástico biodegradável de amido de batata”. Por: Canal do educador / Brasil escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/producao-plastico-biodegradavel-amido-batata.htm> (acesso em: 02 set. 2018), e reveja as etapas de produção de plástico de batata.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia as informações ou projete o slide. Oriente-os para sentarem em semi círculo e proponha uma roda de conversa.

Se você produziu o plástico de amido com antecedência, aproveite para distribuir amostras entre os alunos para que eles possam manusear o observar suas características. Pergunte a eles quais as semelhanças e quais as diferenças entre o plástico produzido e os plásticos que eles usualmente conhecem?

Estimule um diálogo entre os grupos sobre o que aprenderam sobre plásticos, os problemas e as alternativas. Em especial, estimule a reflexão “O que eu posso fazer, no meu dia a dia, a respeito?

O plástico de batata é um plástico vantajoso ao meio ambiente: é biodegradável, isto é, ele é degradado por microrganismos (fungos e bactérias) presentes na Natureza, convertendo-o em substâncias mais simples, levando pouco tempo para se decompor e integrando-se totalmente ao meio ambiente.

Substituir o plástico é um dos maiores desafios da vida contemporânea e as medidas de redução do uso de plásticos, repensando como consumimos e como descartamos, e a criação de novas tecnologias capazes de produzir materiais com as mesmas qualidades que as dos plásticos, mas que não sejam nocivas à vida no planeta se fazem urgentes. É importante, ao final desse plano, que os alunos consigam refletir a respeito e perceber que atitudes devem ajudar a promover, dentro e fora da escola, com seus colegas e familiares, para ajudar nesta questão.

Talvez venha deles a proposta de um grande mutirão para coletar o lixo plástico encontrado no entorno da escola, ou a proposta de promover a coleta seletiva na escola, caso ainda não haja, e/ou na cidade onde estão. São ideias que podem se transformar num grande projeto de toda a escola. Incentive-os!

Caso necessite, acesse antecipadamente os links abaixo e reveja outros assuntos relacionados à temática da aula.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o terceiro plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas aos “Materiais sintéticos: identificação de materiais sintéticos, origem, produção, impacto ambiental”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas: CIE6_04ME01, CIE6_04ME02, CIE6_04ME04, CIE6_04ME05, CIE7_06ME07 e CIE7_06ME08.

A proposta dessa aula é levar o aluno a avaliar a necessidade de substituir plásticos, considerando o desenvolvimento de novas tecnologias que minimizem o impacto poluidor no ambiente. Substituir o plástico é um dos maiores desafios da vida contemporânea: praticamente tudo vem com uma embalagem plástica, e inúmeros utensílios, dos mais essenciais aos mais desnecessários, são feitos de plásticos. As medidas de redução do uso de plásticos, repensando como consumimos, e a criação de novas tecnologias capazes de produzir materiais com as mesmas qualidades, mas que não sejam nocivas à vida no planeta se fazem urgentes.

Para esta aula, a proposta é a produção de bioplástico de amido da batata. Como é preciso deixar o plástico secando por aproximadamente uma semana, sugerimos que você prepare com antecedência uma amostra do bioplástico para que os alunos possam já nesta aula concluírem o plano. Você pode optar por não antecipar e retomar o plano em aulas subsequentes, quando o plástico produzido em aula estiver pronto. Para otimizar o tempo, propõem-se que o professor faça o plástico junto com os alunos. Se você dispuser mais de 50 minutos de aula, então terá tempo para deixar que os alunos façam a maior parte do trabalho, exceto a etapa onde é preciso aquecer a mistura (veja mais detalhes para esta parte nos slides 5 e 7).
As Instruções detalhadas estão no arquivo da atividade para impressão, disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FmwphmkDqwFqhr3aYmHqX2GhZ5YA9Q2G3kgH8Zq9R8gMSX5cA7f96xzECPnU/cie6-04me03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.

ATENÇÃO: A produção do plástico exige aquecimento. Se em sua escola não houver possibilidade de aquecimento (se não houver laboratório ou um espaço adequado para o aquecimento – veja os slides 5 e 7 com todas as informações de segurança necessárias) sugere-se que o professor produza o plástico em casa para levar para a aula e que na aula demonstre como foi produzido.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema dessa aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

Materiais necessários para a aula: Data Show (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida no slide 2, cópias da atividade para impressão, disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FmwphmkDqwFqhr3aYmHqX2GhZ5YA9Q2G3kgH8Zq9R8gMSX5cA7f96xzECPnU/cie6-04me03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf, computadores, liquidificador, recipiente transparente, peneira, água, batatas, glicerina, vinagre, corante, panela, forma retangular, colher, fonte de aquecimento (fogão), caneta permanente, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o tema da aula para os alunos. Leve para a sala diferentes objetos feitos de plásticos, por exemplo: garrafas PET, embalagens, potes, sacolas, canecas, brinquedos, escovas de dente etc. Deixe que eles manuseiem todos os objetos livremente.

Pergunte-lhes se sabem como é feito o plástico, os objetos que podem ser produzidos a partir dele, tempo de decomposição etc. Questione se eles percebem sobre a quantidade de plástico jogado nas ruas, praças, parques, córregos, rios. Quais as consequências do descarte inadequado do plástico, principalmente em períodos de chuvas? Comente que a poluição causada pelo descarte de objetos de plástico é um dos grandes desafios da nossa sociedade, o acúmulo desse plástico em períodos de chuvas pode contribuir com as enchentes, entupir bueiros, galerias de águas pluviais, pode contribuir para a proliferação de animais transmissores de doenças, além de os plásticos serem carregados pelas águas chegando a locais distantes, contaminando o meio ambiente, e muitas vezes são ingeridos por animais aquáticos, como baleias, tartarugas marinhas e aves que confundem o plástico com alimento. Incentive-os a discutir e deixe que coloquem suas considerações sobre o assunto.

Caso necessite, acesse antecipadamente a reportagem: “Estômago de baleia morta na Tailândia estava cheio de plástico ”. Por: O Globo/Com Agências Internacionais. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/estomago-de-baleia-morta-na-tailandia-estava-cheio-de-plastico-22741975> (acesso em 01 set. 2018).

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para dar início à aula, organize os alunos em 4 grupos. Em seguida projete ou distribua cópias da reportagem: Oceanos terão mais plástico do que peixes em 2050, diz estudo”, por Da France Presse. Publicado em: 20 de jan. 2016. Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/01/oceanos-terao-mais-plasticos-do-que-peixes-em-2050-diz-estudo.html> (acesso em: 01 set. 2018).

Promova uma discussão e procure levantar informações sobre os efeitos negativos do descarte inadequado de plástico. Incentive-os de modo que eles fiquem mobilizados em busca de soluções. Pergunte sobre:

  • Com base na reportagem, o que foi divulgado pelo fórum de Davos?

Sugestão de resposta: Os dados de um estudo foram divulgados e a proporção de toneladas de plástico por toneladas de peixes que era de uma para cinco em 2014, será de uma para três em 2025 e vai ultrapassar uma para uma em 2050.

  • Você sabe dizer o que vários países estão tentando fazer para limitar o uso de sacos plásticos?

Sugestão de resposta: Na França, por exemplo, os sacos de plástico de uso único (descartáveis) foram proibidos. No Reino Unido, a legislação impõe que os consumidores paguem pelos sacos plásticos, a fim de tentar reduzir sua utilização. Em São Paulo os supermercados também cobram pelas sacolas.

  • E vocês, já conseguem pensar em uma solução para tentar reduzir o uso de plástico e evitar que esse material prejudique o meio ambiente, principalmente os animais?

Resposta pessoal.

Caso seja necessário, acesse antecipadamente e leia a reportagem: “10 Dicas para diminuir o lixo plástico no dia a dia”. Por: Daia Florios. Disponível em: <https://www.greenme.com.br/consumir/reutilizacao-e-reciclagem/2079-10-dicas-para-diminuir-o-lixo-plastico>.

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Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. É possível observar se os alunos conseguem levantar hipóteses sobre o assunto que será estudado. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e promova a troca de informação entre eles. Incentive-os a pensar sobre os prejuízos causados pelo descarte do plástico no meio ambiente, a importância de reciclá-lo e o desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de plásticos biodegradáveis, a partir de vegetais, como cana-de-açúcar, milho e batata.

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Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Prepare com uma semana de antecedência uma amostra de plástico de batata, para que os alunos consigam observar o resultado final da experiência. O plástico poderá secar em 1 dia e/ou 1 semana, dependendo da temperatura e clima da região. Como sugestão, no dia da aula, antecipe novamente o experimento, deixando amostras de todas as etapas de produção do plástico para que eles consigam visualizá-las. A decantação do amido poderá levar até 20 minutos e o tempo de cozimento dele com a glicerina e vinagre dependerá da quantidade de água que foi colocada. Portanto, as etapas podem demorar mais do que previsto.

ATENÇÃO: como este procedimento envolve aquecimento, é indicado que esta aula seja realizada no laboratório da escola ou num espaço apropriado. Também é recomendado o uso de equipamento de segurança, como jaleco e óculos de segurança. Por fim, sugere-se que a etapa de aquecimento (ver slide 7) seja realizada pelo professor, por questões de segurança e pela questão do tempo de aula.
Prepare uma mesa e disponibilize os materiais que devem ser utilizados para produzir o plástico de batata: liquidificador, recipiente transparente, peneira, água, batatas, glicerina, vinagre, corante, panela, forma retangular, colher, fonte de aquecimento (fogão).

Como é preciso esperar o tempo do amido decantar, a preparação do plástico está dividida em duas etapas e, no tempo de espera, propomos um trabalho com vídeos (veja o próximo slide).

Comece pela preparação do amido para a produção do plástico. Projete o slide, mostre o vídeo e peça ajuda para os alunos: solicite que eles piquem as batatas com muito cuidado, para que elas possam ir ao liquidificador. Adicione água, bata, peneire e espere 20 minutos para o amido decantar no fundo do recipiente. As instruções detalhadas de todo o procedimento, se encontra neste link e devem ser impressas e entregues aos grupos.

Enquanto vocês esperam os 20 minutos para que o amido se separe da mistura, vá para o próximo slide.

Materiais necessários para a aula: Data Show (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida no slide 2, cópias da atividade para impressão, disponível aqui, computadores, liquidificador, recipiente transparente, peneira, água, batatas, glicerina, vinagre, corante, panela, forma retangular, colher, fonte de aquecimento (fogão), caneta permanente, tesoura de ponta arredondada e cronômetro.

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Orientações: Projete os vídeos ou organize pelo menos quatro computadores para que todos os alunos possam assistir aos dois vídeos.

Os links para os vídeos utilizados nesta etapa são:

Incentive-os a pensar em soluções para substituir o uso de plástico comum. Em especial, peça para que eles pensem, e anotem em seus cadernos, quais as ações que cada um deles pode começar a realizar, o que podem fazer e o que devem deixar de fazer, para ajudar a resolver os problemas ambientais provocados pelos plásticos.

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Orientações: Com a decantação do amido já realizada, agora é o momento de produzir o bioplástico de amido. O tempo de cozimento do amido com a glicerina e vinagre dependerá da quantidade de água que foi utilizada na etapa anterior. Siga as instruções do arquivo impresso que você entregou aos alunos. Se necessário, assista novamente ao vídeo.

Providencie um cronômetro para a marcação do tempo. Cada grupo “na sua vez” e com o auxílio do professor deverá realizar a segunda etapa do experimento.


ATENÇÃO: Como esta etapa do procedimente exige aquecimento, ela deve ser realizada em laboratório ou em um espaço adequado. Apenas o professor deverá manusear a glicerina e os produtos que vão ao fogo para aquecimento e cozimento. Explique aos alunos que
é expressamente proibido ingerir, inalar ou provocar qualquer manuseio indevido e que possa colocar em perigo a saúde de qualquer aluno ou provocar queimaduras nas pessoas envolvidas na aula. Para isso, recomenda-se o uso de equipamentos de proteção individual como jaleco e óculos de segurança.

Caso necessite, acesse antecipadamente a reportagem: “Produção de plástico biodegradável de amido de batata”. Por: Canal do educador / Brasil escola. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/producao-plastico-biodegradavel-amido-batata.htm> (acesso em: 02 set. 2018), e reveja as etapas de produção de plástico de batata.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia as informações ou projete o slide. Oriente-os para sentarem em semi círculo e proponha uma roda de conversa.

Se você produziu o plástico de amido com antecedência, aproveite para distribuir amostras entre os alunos para que eles possam manusear o observar suas características. Pergunte a eles quais as semelhanças e quais as diferenças entre o plástico produzido e os plásticos que eles usualmente conhecem?

Estimule um diálogo entre os grupos sobre o que aprenderam sobre plásticos, os problemas e as alternativas. Em especial, estimule a reflexão “O que eu posso fazer, no meu dia a dia, a respeito?

O plástico de batata é um plástico vantajoso ao meio ambiente: é biodegradável, isto é, ele é degradado por microrganismos (fungos e bactérias) presentes na Natureza, convertendo-o em substâncias mais simples, levando pouco tempo para se decompor e integrando-se totalmente ao meio ambiente.

Substituir o plástico é um dos maiores desafios da vida contemporânea e as medidas de redução do uso de plásticos, repensando como consumimos e como descartamos, e a criação de novas tecnologias capazes de produzir materiais com as mesmas qualidades que as dos plásticos, mas que não sejam nocivas à vida no planeta se fazem urgentes. É importante, ao final desse plano, que os alunos consigam refletir a respeito e perceber que atitudes devem ajudar a promover, dentro e fora da escola, com seus colegas e familiares, para ajudar nesta questão.

Talvez venha deles a proposta de um grande mutirão para coletar o lixo plástico encontrado no entorno da escola, ou a proposta de promover a coleta seletiva na escola, caso ainda não haja, e/ou na cidade onde estão. São ideias que podem se transformar num grande projeto de toda a escola. Incentive-os!

Caso necessite, acesse antecipadamente os links abaixo e reveja outros assuntos relacionados à temática da aula.

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