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Plano de aula - A coerência entre o tema das petições on-line e a realidade brasileira

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre petições online e coerência com a realidade brasileira

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre as etapas da aula, conforme as orientações do slide Tema.

Introdução
No mesmo vídeo, apresente as imagens dos outdoors dos dois primeiros slides de Introdução e leia para os alunos (você também pode disponibilizar a comanda e as imagens por outra ferramenta mais viável à sua realidade escolar). Em seguida, peça que os alunos respondam, via mensagem de texto ou áudio em um canal em que todos da turma estejam integrados, às questões sugeridas: (i) se os comentários presentes nos outdoors são ofensivos; (ii) se a campanha feita pela ONG é uma boa ideia de combate ao racismo; (iii) se as mensagens ferem alguma lei brasileira. Depois que receber as respostas dos alunos, disponibilize o Art. 140 do Decreto-lei 2848/40 (ver em material complementar) e peça que os alunos leiam o texto e respondam, por áudio ou mensagem de texto, à questão colocada nas orientações do último slide de Introdução. A atividade também pode ser entregue por escrito.

Desenvolvimento
Em um novo arquivo de áudio ou vídeo, peça que os alunos leiam as duas petições do Desenvolvimento. Depois de lerem, se possível, marque um momento síncrono (via Google Meets ou Zoom) em que todos possam estar juntos para discutir se as petições estão de acordo com as leis vigentes e quais seriam as consequências caso elas fossem aprovadas (ver nas orientações do plano de aula). Caso essa opção seja inviável, envie as perguntas aos alunos e peça que eles devolvam a atividade como mensagem de texto ou em um áudio.

Fechamento
Se a opção da atividade síncrona for possível, ao final da discussão sobre as atividades do desenvolvimento, oriente os alunos a fazer a atividade proposta no slide de Fechamento. Ou, caso julgue mais adequado a sua realidade escolar, peça que, individualmente, os alunos produzam os seus diários de classe (conforme as orientações do último slide do plano de aula) e envie ao professor por foto, mensagem de texto, áudio etc. Colete todas as respostas e disponibilize-as a todos os alunos, para que eles tenham um quadro geral das sínteses produzidas pelos colegas.

Convite às famílias
A família pode ler, junto com os alunos, trechos da Declaração dos Direitos Humanos e a Constituição Federativa do Brasil (1988), avaliando, de forma crítica, as leis que regem o país.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_06SQA03

(EF89LP19) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas

(EF89LP20) Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.


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