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Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Petição online
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Caso queira entender o contexto dos textos utilizados na primeira parte desta aula, leia:
Informações sobre o gênero: O gênero textual petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.
Dificuldades antecipadas: Identificar a coerência entre a petição on-line e a realidade brasileira, porque o aluno pode não ter o conhecimento prévio necessário.
Referências sobre o assunto: Para entender um pouco mais sobre injúria racial leia o Art. 140 do Decreto-lei 2848/40 neste link:
Para saber um pouco mais sobre o gênero acesse este link:
https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/
Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.
Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Nesta aula explora-se a coerência de petições on-line com as leis vigentes no Brasil. Para tanto, inicia-se com frases comuns em redes sociais que estão em desacordo com leis, especificamente, a lei que trata da injúria racial. Em seguida, trata-se de petições on-line que estão contra os direitos humanos e as leis do Brasil. Por último, solicita-se que os alunos produzam um diário de classe para demonstrar as impressões que tiveram sobre o que aprenderam nesta aula. Professor, você pode resumir a aula neste momento.
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Caso queira imprimir as imagens deste momento da aula, clique aqui.
Caso seja necessário, veja a resolução desta atividade aqui.
Orientações:
Orientações:
1- Após a discussão, projete ou imprima o Art. 140 do Decreto-lei 2848/40, que se refere à injúria racial, e leia para os alunos. Essa leitura servirá para fundamentar a resposta da pergunta “Eles desrespeitam alguma lei do Brasil? Qual?”.
2- Após essa leitura, você pode perguntar: Qual parágrafo foi desrespeitado pelos comentários? Que tipos de consequências jurídicas e sociais as pessoas que escreveram esses comentários podem sofrer?
Materiais complementares:
Caso queira imprimir a parte da lei que faz parte deste momento da aula, clique aqui.
Caso queira acessar a resolução dessa atividade, clique aqui.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Para acessar o arquivo com as petições on-line para impressão, clique aqui.
Para acessar as leis que fazem parte desta atividade, clique aqui.
Para acessar a resolução desta atividade, clique aqui.
Orientações: Professor, esta é a segunda petição que os alunos devem julgar de acordo com as orientações do slide 6.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1- As perguntas deste slide podem ser copiadas na lousa ou projetadas.
2- Professor, nesta parte da aula os alunos deverão escrever um diário de classe em uma folha à parte para entregar de acordo com as perguntas que estão no slide. Em uma próxima aula, você pode devolver os diários com apontamentos que achar necessários.
Materiais complementares:
Caso queira acessar a resolução desta atividade, clique aqui.
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Texto 1
Resolução da atividade
Resolução da atividade
Texto para impressão 2
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Resolução de atividade 2
Resolução de atividade 2
Texto para impressão 3
Texto para impressão 3
Texto para impressão 4
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Resolução de atividade 3
Resolução de atividade 3
Resolução da atividade
Resolução da atividade referente à conclusão da aula
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre as etapas da aula, conforme as orientações do slide Tema.
Introdução
No mesmo vídeo, apresente as imagens dos outdoors dos dois primeiros slides de Introdução e leia para os alunos (você também pode disponibilizar a comanda e as imagens por outra ferramenta mais viável à sua realidade escolar). Em seguida, peça que os alunos respondam, via mensagem de texto ou áudio em um canal em que todos da turma estejam integrados, às questões sugeridas: (i) se os comentários presentes nos outdoors são ofensivos; (ii) se a campanha feita pela ONG é uma boa ideia de combate ao racismo; (iii) se as mensagens ferem alguma lei brasileira. Depois que receber as respostas dos alunos, disponibilize o Art. 140 do Decreto-lei 2848/40 (ver em material complementar) e peça que os alunos leiam o texto e respondam, por áudio ou mensagem de texto, à questão colocada nas orientações do último slide de Introdução. A atividade também pode ser entregue por escrito.
Desenvolvimento
Em um novo arquivo de áudio ou vídeo, peça que os alunos leiam as duas petições do Desenvolvimento. Depois de lerem, se possível, marque um momento síncrono (via Google Meets ou Zoom) em que todos possam estar juntos para discutir se as petições estão de acordo com as leis vigentes e quais seriam as consequências caso elas fossem aprovadas (ver nas orientações do plano de aula). Caso essa opção seja inviável, envie as perguntas aos alunos e peça que eles devolvam a atividade como mensagem de texto ou em um áudio.
Fechamento
Se a opção da atividade síncrona for possível, ao final da discussão sobre as atividades do desenvolvimento, oriente os alunos a fazer a atividade proposta no slide de Fechamento. Ou, caso julgue mais adequado a sua realidade escolar, peça que, individualmente, os alunos produzam os seus diários de classe (conforme as orientações do último slide do plano de aula) e envie ao professor por foto, mensagem de texto, áudio etc. Colete todas as respostas e disponibilize-as a todos os alunos, para que eles tenham um quadro geral das sínteses produzidas pelos colegas.
Convite às famílias
A família pode ler, junto com os alunos, trechos da Declaração dos Direitos Humanos e a Constituição Federativa do Brasil (1988), avaliando, de forma crítica, as leis que regem o país.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A coerência entre o tema das petições on-line e a realidade brasileira
Finalidade da aula: Analisar a coerência entre as informações contidas na petição on-line e a realidade brasileira, a fim de posicionar-se de forma fundamentada.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero:Petição on-line
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros/ Apreciação e réplica/ Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios e propositivos.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP19, EF89LP20
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Caso queira entender o contexto dos textos utilizados na primeira parte desta aula, leia:
Informações sobre o gênero: O gênero textual petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.
Dificuldades antecipadas: Identificar a coerência entre a petição on-line e a realidade brasileira, porque o aluno pode não ter o conhecimento prévio necessário.
Referências sobre o assunto: Para entender um pouco mais sobre injúria racial leia o Art. 140 do Decreto-lei 2848/40 neste link:
Para saber um pouco mais sobre o gênero acesse este link:
https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/
Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.
Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia
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