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Plano de aula - A coerência entre o tema das petições on-line e a realidade brasileira

POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino 28/11/2018
Código: LPO9_06SQA03

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF89LP19) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas

(EF89LP20) Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre petições online e coerência com a realidade brasileira

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Caso queira entender o contexto dos textos utilizados na primeira parte desta aula, leia:

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/11/1710800-ong-espalha-outdoors-com-dizeres-racistas-perto-das-casas-dos-autores.shtml

http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/06/campanha-contra-racismo-coloca-vitima-e-agressor-frente-frente.html

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/11/campanha-contra-racismo-estampa-ofensas-proximo-de-casa-dos-autores.html

Informações sobre o gênero: O gênero textual petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Identificar a coerência entre a petição on-line e a realidade brasileira, porque o aluno pode não ter o conhecimento prévio necessário.

Referências sobre o assunto: Para entender um pouco mais sobre injúria racial leia o Art. 140 do Decreto-lei 2848/40 neste link:

https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91614/codigo-penal-decreto-lei-2848-40#par-3--art-140

Para saber um pouco mais sobre o gênero acesse este link:

https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/

Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.

Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Nesta aula explora-se a coerência de petições on-line com as leis vigentes no Brasil. Para tanto, inicia-se com frases comuns em redes sociais que estão em desacordo com leis, especificamente, a lei que trata da injúria racial. Em seguida, trata-se de petições on-line que estão contra os direitos humanos e as leis do Brasil. Por último, solicita-se que os alunos produzam um diário de classe para demonstrar as impressões que tiveram sobre o que aprenderam nesta aula. Professor, você pode resumir a aula neste momento.

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima a imagem disponível neste slide.
  • Conte aos alunos o motivo pelo qual esses comentários foram postos em outdoors. Para saber sobre esse contexto, você pode ler as notícias que estão nos links disponíveis em materiais complementares no primeiro slide desta aula.
  • Posteriormente, peça para que os alunos leiam em voz alta os comentários dos slides 3 e 4.
  • Após a leitura, incentive a discussão dos textos lidos a partir das seguintes perguntas:
  • Vocês acham que os comentários presentes nos outdoors são ofensivos? Por quê?
  • Vocês acham que a campanha feita pela ONG é uma boa ideia para combater o racismo no Brasil? Por quê?
  • Eles desrespeitam alguma lei do Brasil? Qual?

Materiais complementares:

Caso queira imprimir as imagens deste momento da aula, clique aqui.

Caso seja necessário, veja a resolução desta atividade aqui.

Orientações:

  • Após a leitura, incentive a discussão dos textos lidos a partir das seguintes perguntas:
  • Vocês acham que os comentários presentes nos outdoors são ofensivos? Por quê?
  • Vocês acham que a campanha feita pela ONG é uma boa ideia para combater o racismo no Brasil? Por quê?
  • Eles desrespeitam alguma lei do Brasil? Qual?

Orientações:

1- Após a discussão, projete ou imprima o Art. 140 do Decreto-lei 2848/40, que se refere à injúria racial, e leia para os alunos. Essa leitura servirá para fundamentar a resposta da pergunta “Eles desrespeitam alguma lei do Brasil? Qual?”.

2- Após essa leitura, você pode perguntar: Qual parágrafo foi desrespeitado pelos comentários? Que tipos de consequências jurídicas e sociais as pessoas que escreveram esses comentários podem sofrer?

Materiais complementares:

Caso queira imprimir a parte da lei que faz parte deste momento da aula, clique aqui.

Caso queira acessar a resolução dessa atividade, clique aqui.

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Professor, imprima as petições que estão na parte do desenvolvimento desta aula, caso não possa projetá-las.
  • Coloque as petições na lousa para que os alunos, individualmente, possam julgar se elas estão de acordo com as leis vigentes no Brasil ou não. Para isso, você pode escrever na lousa as palavras “sim” e “não” e anotar a opinião dos estudantes.
  • Após essa atividade, peça para que os alunos elaborem individualmente uma lista escrita de consequências caso as propostas das petições sejam acatadas pelo Estado brasileiro para deixar no caderno. Sugiro o tempo de dez minutos para os alunos pensarem e escreverem as consequências da adoção das propostas das petições. É possível que algum aluno se posicione favorável às proposições. Todavia, isso também é interessante, porque você pode gerar alguma discussão com a turma, solicitando, por exemplo, que os alunos argumentem sobre a tomada das suas posições.
  • Em seguida, entregue impressos os textos referentes à Constituição Federal de 1988 e os artigos da Declaração Universal do Direitos Humanos para que os alunos leiam. Professor, você pode pedir para que algum aluno se voluntarie para ler as leis.
  • Peça para que comparem a proposição das petições com as leis que você entregou nesta parte da aula, verificando se a tomada de posição deles no início desta atividade está de acordo com as leis. Sugiro o tempo de cinco minutos para esta atividade. Logo em seguida, você pergunta: o que vocês conseguiram perceber comparando as leis com as petições?

Materiais complementares:

Para acessar o arquivo com as petições on-line para impressão, clique aqui.

Para acessar as leis que fazem parte desta atividade, clique aqui.

Para acessar a resolução desta atividade, clique aqui.

Orientações: Professor, esta é a segunda petição que os alunos devem julgar de acordo com as orientações do slide 6.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1- As perguntas deste slide podem ser copiadas na lousa ou projetadas.

2- Professor, nesta parte da aula os alunos deverão escrever um diário de classe em uma folha à parte para entregar de acordo com as perguntas que estão no slide. Em uma próxima aula, você pode devolver os diários com apontamentos que achar necessários.

Materiais complementares:

Caso queira acessar a resolução desta atividade, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: A coerência entre o tema das petições on-line e a realidade brasileira

Finalidade da aula: Analisar a coerência entre as informações contidas na petição on-line e a realidade brasileira, a fim de posicionar-se de forma fundamentada.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero:Petição on-line

Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros/ Apreciação e réplica/ Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios e propositivos.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF89LP19, EF89LP20

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Caso queira entender o contexto dos textos utilizados na primeira parte desta aula, leia:

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/11/1710800-ong-espalha-outdoors-com-dizeres-racistas-perto-das-casas-dos-autores.shtml

http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/06/campanha-contra-racismo-coloca-vitima-e-agressor-frente-frente.html

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/11/campanha-contra-racismo-estampa-ofensas-proximo-de-casa-dos-autores.html

Informações sobre o gênero:  O gênero textual petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Identificar a coerência entre a petição on-line e a realidade brasileira, porque o aluno pode não ter o conhecimento prévio necessário.

Referências sobre o assunto: Para entender um pouco mais sobre injúria racial leia o Art. 140 do Decreto-lei 2848/40 neste link:

https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91614/codigo-penal-decreto-lei-2848-40#par-3--art-140

Para saber um pouco mais sobre o gênero acesse este link:

https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/

Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:

ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.

Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia


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