Modelo para Fases da Lua
5º ano
Objetivos de aprendizagem
Articular os movimentos da Lua, os registros das fases da Lua e a investigação sobre a forma assumida por objetos iluminados unilateralmente para propor um modelo explicativo para as fases da Lua.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
Professor-autor: Andresa Prata Cuginotti
Mentor: Cintia Diógenes
Especialista: Margareth Polido
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que a proposta requer um trabalho prévio. Esta aula funciona melhor se realizada na sequência das aulas anteriores dessa unidade (CIE5_10TU01 a CIE5_10TU04).
Para a etapa “Mão na Massa” deste plano de aula, é sugerida a utilização do registro feito pelos alunos nas aulas anteriores (CIE5_10TU01 a CIE5_10TU04). Caso você opte por utilizar esse plano de aula isoladamente, há um documento complementar que poderá ser utilizado.
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nesta aula, assista ao vídeo Fases da Lua, da série ABC da Astronomia, disponível em https://tvescola.org.br/tve/video/abc-da-astronomia-fases-da-lua (Acesso em 15 set 2018).
Código: CIE5_10T&U05
(EF05CI12) Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes