Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Identificando o ponto de vista na petição on-line
Finalidade da aula: Comparar a petição inicial à petição on-line, identificando a problemática e a justificativa, a fim de posicionar-se frente às propostas.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Petição on-line
Objeto(s) do conhecimento: Relação entre contexto de produção e características composicionais e estilísticas dos gêneros/ Apreciação e réplica/ Estratégias e procedimentos de leitura em textos reivindicatórios e propositivos. Curadoria
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP19, EF89LP20, EF89LP24
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição on-line e no campo de atuação da vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Petições on-line, petição inicial e dicionário.
Informações sobre o gênero: O gênero petição on-line circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição on-line deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição on-line, mas repare que a petição on-line está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.
Dificuldades antecipadas: Professor, talvez os alunos tenham dificuldade em identificar as ideias para defesa do ponto de vista presentes nos textos que serão analisados. Além disso, eles podem não conhecer as leis que regem o estado democrático e de direito, bem como os artigos da declaração universal de direitos humanos. Por isso, é essencial a sua mediação nesse aspecto.
Referências sobre o assunto:
Sugiro a leitura do Artigo 6° da Constituição da República disponível neste link:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
Sugiro a leitura dos artigos da Declaração Universal de Direitos humanos dispostos neste link:
https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.htm
Sugiro a leitura sobre o gênero petição on-line:
ARAÚJO, Patri; CAMPOS, Magna. O gênero textual petição inicial.
Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822cia;
Código: LPO9_06SQA02
(EF89LP24) Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis.
(EF89LP19) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas
(EF89LP20) Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.
AULA 12
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes