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Plano de aula - Identificando o ponto de vista na petição on-line

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre pontos de vista na petição on-line

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre as etapas da aula, conforme as orientações do slide Tema.

Introdução
No mesmo áudio ou vídeo, peça que os alunos se organizem em grupos (de até 4 pessoas) que deverão interagir pelo WhatsApp. Para separar os alunos em grupos, sugiro que crie um documento via Google Docs em que, por meio de um link, os próprios alunos editem o arquivo, marcando os seus nomes em cada grupo e o item que eles escolheram para analisar (verificar os itens no material complementar). Ainda pelo áudio, oriente que eles deverão, em seus grupos de WhatsApp, discutir os tema da petição que escolheram, verificando a possibilidade de tal tema ser assunto de uma petição online (verifique as comandas do slide Introdução). Quando acabarem, peça que um aluno de cada grupo mande um áudio ao professor e aos colegas de classe com as sínteses das discussões feitas pelo grupo. A atividade também pode ser entregue por escrito.

Desenvolvimento
Em um novo arquivo de áudio ou vídeo, peça que os alunos mantenham-se separados nos mesmos grupos e distribua a eles as petições anexadas como material complementar. Se possível, acompanhe a participação dos alunos entrando nos grupos de WhatsApp criado por eles. Por lá, você poderá, inclusive, enviar a petição para que analisem. Peça que, em seus grupos, leiam a petição entregue e respondam aos questionamentos do primeiro slide de Desenvolvimento. Quando acabarem, peça que um aluno de cada grupo mande um áudio ao professor e aos colegas de classe com as sínteses das discussões feitas pelo grupo. Depois que finalizarem a exposição, entregue uma nova petição a cada grupo (a petição chamada de “petição inicial”, no segundo slide de Desenvolvimento do plano de aula) e peça que eles leiam e respondam, em conjunto (ainda nos grupos de WhatsApp), às questões do slide. Peça novamente que um aluno socialize as respostas e pontue a diferença entre o contexto de circulação das duas petições lidas por grupo. Se preferir, as atividades do Desenvolvimento podem ser realizadas também de forma síncrona, por meio do Google Meets ou Zoom.

Fechamento
Depois que receber as respostas dos grupos, envie um novo áudio, mensagem de texto ou vídeo pedindo que os alunos produzam, por mensagem de texto ou áudio, uma síntese individual apresentando as semelhanças e as diferenças entre as duas petições lidas. Colete todas as respostas e disponibilize-as a todos os alunos para que tenham um quadro geral das sínteses produzidas pelos colegas.

Convite às famílias
A família pode auxiliar fazendo pesquisas sobre as petições em andamento, de forma a engajar os alunos no letramento desse gênero, que exige um protagonismo cidadão.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_06SQA02

(EF89LP24) Realizar pesquisa, estabelecendo o recorte das questões, usando fontes abertas e confiáveis.

(EF89LP19) Analisar, a partir do contexto de produção, a forma de organização das cartas abertas, abaixo-assinados e petições on-line (identificação dos signatários, explicitação da reivindicação feita, acompanhada ou não de uma breve apresentação da problemática e/ou de justificativas que visam sustentar a reivindicação) e a proposição, discussão e aprovação de propostas políticas ou de soluções para problemas de interesse público, apresentadas ou lidas nos canais digitais de participação, identificando suas marcas linguísticas, como forma de possibilitar a escrita ou subscrição consciente de abaixo-assinados e textos dessa natureza e poder se posicionar de forma crítica e fundamentada frente às propostas

(EF89LP20) Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.


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