13923
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Ampliando o acervo para brincar com as profissões

Nesta atividade, a turma irá propor novas profissões e objetos para os cantos temáticos da sala.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Elizabeth Geralda Souza

Ampliando o acervo para brincar com as profissões

Apresente a proposta
Grave um vídeo selecionando alguns objetos de sua casa que podem servir pra brincar de faz de conta de profissões. Convide famílias e crianças a procurarem em casa objetos desse tipo e montarem um kit de profissões, para brincarem sempre que quiserem. Envie-o por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, e faça o convite:
- Que tal montarmos um kit com alguns objetos que no lembram alguma profissão, para que possamos brincar sempre que quiser?

Adaptações necessárias
As famílias serão convidadas a montarem, junto à criança, um kit de objetos que possam servir para brincar de faz de conta de profissões. Sugira uma referência (disponível aqui). As crianças vão encontrar esse materiais disponíveis em casa e, com ajuda de um adulto, organizá-los e etiquetar a caixa com o kit.

Sugira às famílias
Convide as famílias e andarem pela casa com as crianças a procura de objetos que possam servir para montar um kit de profissões para brincar. Proponha que realizem essa etapa, conversando sobre as possibilidades de brincar de profissões que os espaços e materiais da casa oferecem. As crianças podem selecionar, sugerir, imaginar possibilidades e agrupar por tema. Proponha que montem um kit de brincadeira de profissões em uma caixa ou cesto, e que possam decorá-la e identificá-la. Caso conseguirem mais de um tema (cabeleireiro, veterinário, professor), podem montar vários kits para as crianças brincarem em diversos momentos. Convide as famílias a deixarem as crianças sugerirem o tema da caixa, decorarem e escreverem na etiqueta, identificando-a com desenhos ou escrita espontânea. Depois sugira que se divertiram muito com os pequeno, explorando os materiais e brincando de faz de conta.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem fotos do kit e contem qual é o tema escolhido. Considere compartilhar com todo o grupo, ampliando o repertório das crianças sobre as diferentes profissões dos kits construídos. É possível fazer uma apresentação de fotos via Apresentações Google, por exemplo, ou encaminhar por Whatsapp.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_03UND05

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas