Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Conhecendo o gênero petição online
Finalidade da aula: Conhecer o contexto de produção e de circulação do gênero petição online, priorizando o debate de ideias e propostas, de maneira a engajar-se com a busca de soluções para problemas que envolvam o ambiente da escola e da comunidade.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Petição online
Objeto(s) do conhecimento: Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social.
Prática de linguagem: Leitura
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP18
Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: A fim de se preparar para esta aula, procure conhecer plataformas de petições online como o e-cidadania, Change.org e Avaaz e, caso queira, selecione petições que você achar mais pertinentes a sua realidade para analisar com os alunos.
Informações sobre o gênero: Nesta aula iremos explorar o gênero petição online. Este gênero textual circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.
Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade de entender como e para que a petição é produzida, quais problemáticas podem se tornar petições. Por isso, você é muito importante para mediar essa discussão.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, PatriCAMPOS, Magna O gênero textual petição inicial Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822
cia; VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuas. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf
CARBONARI, PAMELA. Petições virtuais. Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/
Código: LPO9_06SQA01
(EF89LP18) Explorar e analisar instâncias e canais de participação disponíveis na escola (conselho de escola, outros colegiados, grêmio livre), na comunidade (associações, coletivos, movimentos, etc.), no munícipio ou no país, incluindo formas de participação digital, como canais e plataformas de participação (como portal e-cidadania), serviços, portais e ferramentas de acompanhamentos do trabalho de políticos e de tramitação de leis, canais de educação política, bem como de propostas e proposições que circulam nesses canais, de forma a participar do debate de ideias e propostas na esfera social e a engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade.
AULA 12
AULA 14
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes