13919
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Conhecendo o gênero petição online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre conhecendo o gênero petição online

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui), e o Google Docs (tutorial disponível aqui).

Tema
Grave um áudio ou vídeo e apresente sua aula, utilizando os conteúdos dos slides Tema. Fale sobre as etapas da aula, conforme as orientações do slide Tema.

Introdução
No mesmo áudio ou vídeo, apresente aos alunos a atividade que deverá ser feita, questionando-os sobre as perguntas do slide de Introdução. Dê um prazo para que os alunos respondam por áudio (ou mensagem de texto) pelo canal de comunicação mais acessível a todos (WhatsApp, por exemplo).

Desenvolvimento
Depois que os alunos mandarem as suas respostas, envie um novo arquivo (de áudio ou vídeo) afirmando que, para solucionar os problemas apontados anteriormente, existe a petição online. Disponibilize, então, os links das três petições disponíveis no plano de aula e peça que os alunos leiam e identifiquem: (i) o assunto; (ii) o pedido; (iii) a justificativa. Além disso, peça que eles respondam às questões levantadas em cada slide de Desenvolvimento. Se preferir, para otimizar a participação de todos e promover momentos de mais discussão e debate, crie pequenos grupos, que deverão interagir por grupos de WhatsApp. Dê um prazo para que os alunos finalizem as atividades e as devolvam ao professor, por meio escrito, mensagem de texto, foto das resposta etc. Se preferir, as atividades do Desenvolvimento podem ser realizadas também de forma síncrona, por meio do Google Meets ou Zoom.

Fechamento
Depois que receber as respostas dos grupos, envie um novo áudio, mensagem de texto ou vídeo pedindo que os alunos produzam um breve comentário que responda ao questionário levantado no slide de Fechamento. Colete todas as respostas e disponibilize-as aos alunos para que eles tenham um quadro geral das sínteses produzidas pelos colegas.

Convite às famílias
A família pode auxiliar no debate sobre os problemas encontrados na realidade do aluno que poderiam ser, inclusive, temas de petições.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_06SQA01

(EF89LP18) Explorar e analisar instâncias e canais de participação disponíveis na escola (conselho de escola, outros colegiados, grêmio livre), na comunidade (associações, coletivos, movimentos, etc.), no munícipio ou no país, incluindo formas de participação digital, como canais e plataformas de participação (como portal e-cidadania), serviços, portais e ferramentas de acompanhamentos do trabalho de políticos e de tramitação de leis, canais de educação política, bem como de propostas e proposições que circulam nesses canais, de forma a participar do debate de ideias e propostas na esfera social e a engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas