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Plano de aula - Conhecendo o gênero petição online

POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino 28/11/2018
Código: LPO9_06SQA01

9º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF89LP18) Explorar e analisar instâncias e canais de participação disponíveis na escola (conselho de escola, outros colegiados, grêmio livre), na comunidade (associações, coletivos, movimentos, etc.), no munícipio ou no país, incluindo formas de participação digital, como canais e plataformas de participação (como portal e-cidadania), serviços, portais e ferramentas de acompanhamentos do trabalho de políticos e de tramitação de leis, canais de educação política, bem como de propostas e proposições que circulam nesses canais, de forma a participar do debate de ideias e propostas na esfera social e a engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre conhecendo o gênero petição online

 

Resumo da aula

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Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: A fim de se preparar para esta aula, procure conhecer plataformas de petições online como o e-cidadania, Change.org e Avaaz e, caso queira, selecione petições que você achar mais pertinentes a sua realidade para analisar com os alunos.

Informações sobre o gênero: Nesta aula iremos explorar o gênero petição online. Este gênero textual circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade de entender como e para que a petição é produzida, quais problemáticas podem se tornar petições. Por isso, você é muito importante para mediar essa discussão.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, PatriCAMPOS, Magna O gênero textual petição inicial Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822
cia; VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuas. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf
CARBONARI, PAMELA. Petições virtuais. Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esta aula pode ser projetada, mas também pode ser impressa. A aula está dividida em três partes: na primeira, você vai encontrar questionamentos para despertar os conhecimentos prévios dos alunos; na segunda, você vai encontrar exemplos de petições e questionamentos para trabalhar o contexto de produção e circulação desse gênero; na última parte, encontrará questionamentos feitos para avaliar o que foi aprendido na aula. Você pode resumir as etapas da aula para o aluno.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou copie no quadro os questionamentos;
  • Esses questionamentos devem ser feitos oralmente de forma a suscitar discussão e interesse;
  • Busque proporcionar que a maior parte dos alunos participem.

Materiais complementares:

Para entender um pouco mais sobre esses questionamentos clique aqui.

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Antes de iniciar a análise do texto deste slide, explique que uma forma de agir para tentar solucionar problemas da comunidade é produzir uma petição online. Isso é necessário para relacionar esta parte à anterior;
  • Pergunte se algum aluno pode ler a petição em voz alta;
  • Após a leitura, peça que eles identifiquem:
  • O assunto.
  • O pedido presente na petição.
  • A justificativa para o pedido.

4- Após essa análise, você ainda pode discutir com a turma as seguintes questões:

  • Quantos apoios essa petição recebeu?
  • Quantos eram necessários para ela ser analisada pelo senado?
  • Qual era a data limite para alcançar os apoios?
  • A quem a petição online é destinada?
  • Onde essa petição foi veiculada?

Materiais complementares:

Caso queira acessar essa petição, clique no link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=103041

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.

Orientações:

Você pode novamente pedir para um aluno ler a petição. Depois, pergunte à turma:

  • Qual é o tema trazido por essa petição? Ele é relevante para a sociedade, por quê?
  • Quem está propondo essa petição? Onde mora essa pessoa?
  • Ela conseguiu apoio? Está sendo analisada pelo senado? Esse questionamento é importante para que os alunos percebam que quando uma petição online é analisada pelo senado aparece a seguinte informação abaixo do número de apoios:

“Essa ideia recebeu mais de 20.000 apoios e foi transformada na SUGESTÃO nº 32 de 2017, que está em consulta pública e em tramitação na CDH”.

Materiais complementares:

Caso queira acessar essa petição, clique no link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101185

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.

Orientações:

Peça para que outro aluno leia em voz alta essa petição online.

Depois, pergunte:

  • O que motivou a elaboração dessa petição online?
  • Ela é relevante para a sociedade?
  • Com base nas petições que vocês leram, onde circula esse gênero textual?
  • Por que as petições online são produzidas?

Materiais complementares:

Caso queira acessar essa petição, clique no link: http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=Yorkshir

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.

Você pode saber mais sobre o caso com a leitura desta notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/09/enfermeira-e-condenada-por-morte-de-cadela-yorkshire-agredida-em-go.html

A leitura da lei que dispõe sobre a pena para crimes ambientais pode ser feita através deste link:

http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/L9605.htm

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos elaborem um comentário por escrito que responda a esses questionamentos. Tempo máximo sugerido: 5 minutos.
  • Peça para que eles compartilhem os comentários com a turma. Tempo sugerido: 4 minutos para esta atividade. Não é preciso que todos compartilhem, mas busque que uma boa parte dos alunos participem para que você possa ter uma ideia se a finalidade da aula foi atendida.
  • Por último, você pode pedir para que os alunos comecem a pensar em problemáticas da escola ou comunidade escolar que podem se tornar petições.

Materiais complementares:

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa parte da aula, clique aqui.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Camila Virgulino
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula: Conhecendo o gênero petição online

Finalidade da aula: Conhecer o contexto de produção e de circulação do gênero petição online, priorizando o debate de ideias e propostas, de maneira a engajar-se com a busca de soluções para problemas que envolvam o ambiente da escola e da comunidade.

Ano: 9º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Petição online

Objeto(s) do conhecimento: Contexto de produção, circulação e recepção de textos e práticas relacionadas à defesa de direitos e à participação social.

Prática de linguagem: Leitura

Habilidade(s) da BNCC: EF89LP18

Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: A fim de se preparar para esta aula, procure conhecer plataformas de petições online como o e-cidadania, Change.org e Avaaz e, caso queira, selecione petições que você achar mais pertinentes a sua realidade para analisar com os alunos.

Informações sobre o gênero: Nesta aula iremos explorar o gênero petição online. Este gênero textual circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade de entender como e para que a petição é produzida, quais problemáticas podem se tornar petições. Por isso, você é muito importante para mediar essa discussão.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, PatriCAMPOS, Magna O gênero textual petição inicial Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822
cia; VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuas. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf
CARBONARI, PAMELA. Petições virtuais. Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/


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