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Plano de aula - Conhecendo o gênero petição online

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre conhecendo o gênero petição online

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Camila Geyse Da Conceição Virgulino

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: A fim de se preparar para esta aula, procure conhecer plataformas de petições online como o e-cidadania, Change.org e Avaaz e, caso queira, selecione petições que você achar mais pertinentes a sua realidade para analisar com os alunos.

Informações sobre o gênero: Nesta aula iremos explorar o gênero petição online. Este gênero textual circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade de entender como e para que a petição é produzida, quais problemáticas podem se tornar petições. Por isso, você é muito importante para mediar essa discussão.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, PatriCAMPOS, Magna O gênero textual petição inicial Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822
cia; VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuas. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf
CARBONARI, PAMELA. Petições virtuais. Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esta aula pode ser projetada, mas também pode ser impressa. A aula está dividida em três partes: na primeira, você vai encontrar questionamentos para despertar os conhecimentos prévios dos alunos; na segunda, você vai encontrar exemplos de petições e questionamentos para trabalhar o contexto de produção e circulação desse gênero; na última parte, encontrará questionamentos feitos para avaliar o que foi aprendido na aula. Você pode resumir as etapas da aula para o aluno.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou copie no quadro os questionamentos;
  • Esses questionamentos devem ser feitos oralmente de forma a suscitar discussão e interesse;
  • Busque proporcionar que a maior parte dos alunos participem.

Materiais complementares:

Para entender um pouco mais sobre esses questionamentos clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Antes de iniciar a análise do texto deste slide, explique que uma forma de agir para tentar solucionar problemas da comunidade é produzir uma petição online. Isso é necessário para relacionar esta parte à anterior;
  • Pergunte se algum aluno pode ler a petição em voz alta;
  • Após a leitura, peça que eles identifiquem:
  • O assunto.
  • O pedido presente na petição.
  • A justificativa para o pedido.

4- Após essa análise, você ainda pode discutir com a turma as seguintes questões:

  • Quantos apoios essa petição recebeu?
  • Quantos eram necessários para ela ser analisada pelo senado?
  • Qual era a data limite para alcançar os apoios?
  • A quem a petição online é destinada?
  • Onde essa petição foi veiculada?

Materiais complementares:

Caso queira acessar essa petição, clique no link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=103041

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Você pode novamente pedir para um aluno ler a petição. Depois, pergunte à turma:

  • Qual é o tema trazido por essa petição? Ele é relevante para a sociedade, por quê?
  • Quem está propondo essa petição? Onde mora essa pessoa?
  • Ela conseguiu apoio? Está sendo analisada pelo senado? Esse questionamento é importante para que os alunos percebam que quando uma petição online é analisada pelo senado aparece a seguinte informação abaixo do número de apoios:

“Essa ideia recebeu mais de 20.000 apoios e foi transformada na SUGESTÃO nº 32 de 2017, que está em consulta pública e em tramitação na CDH”.

Materiais complementares:

Caso queira acessar essa petição, clique no link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101185

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Peça para que outro aluno leia em voz alta essa petição online.

Depois, pergunte:

  • O que motivou a elaboração dessa petição online?
  • Ela é relevante para a sociedade?
  • Com base nas petições que vocês leram, onde circula esse gênero textual?
  • Por que as petições online são produzidas?

Materiais complementares:

Caso queira acessar essa petição, clique no link: http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=Yorkshir

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.

Você pode saber mais sobre o caso com a leitura desta notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/09/enfermeira-e-condenada-por-morte-de-cadela-yorkshire-agredida-em-go.html

A leitura da lei que dispõe sobre a pena para crimes ambientais pode ser feita através deste link:

http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/L9605.htm

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos elaborem um comentário por escrito que responda a esses questionamentos. Tempo máximo sugerido: 5 minutos.
  • Peça para que eles compartilhem os comentários com a turma. Tempo sugerido: 4 minutos para esta atividade. Não é preciso que todos compartilhem, mas busque que uma boa parte dos alunos participem para que você possa ter uma ideia se a finalidade da aula foi atendida.
  • Por último, você pode pedir para que os alunos comecem a pensar em problemáticas da escola ou comunidade escolar que podem se tornar petições.

Materiais complementares:

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa parte da aula, clique aqui.

Resumo da aula

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Esse slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 1ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero petição online e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: A fim de se preparar para esta aula, procure conhecer plataformas de petições online como o e-cidadania, Change.org e Avaaz e, caso queira, selecione petições que você achar mais pertinentes a sua realidade para analisar com os alunos.

Informações sobre o gênero: Nesta aula iremos explorar o gênero petição online. Este gênero textual circula na internet e tem como objetivo provocar a ação do Estado contra posturas em desacordo com o estado democrático e de direito através de atos de reclamar, reivindicar, denunciar, requerer etc. Isto é, a petição online deve estar de acordo com o estado democrático e de direito, bem como com a declaração universal de direitos humanos. É possível que haja confusão entre abaixo-assinado e petição online, mas repare que a petição online está mais relacionada ao âmbito jurídico, sendo direcionada a uma autoridade. Já o abaixo-assinado é mais informal.

Dificuldades antecipadas: Talvez os alunos tenham dificuldade de entender como e para que a petição é produzida, quais problemáticas podem se tornar petições. Por isso, você é muito importante para mediar essa discussão.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, PatriCAMPOS, Magna O gênero textual petição inicial Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10822
cia; VITORINO, Monique. Gêneros que circulam nos ambientes virtuas. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/sinalge/trabalhos/TRABALHO_EV066_MD1_SA6_ID714_12032017220016.pdf
CARBONARI, PAMELA. Petições virtuais. Revista Superinteressante. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/peticoes-virtuais-a-forca-politica-de-um-clique/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esta aula pode ser projetada, mas também pode ser impressa. A aula está dividida em três partes: na primeira, você vai encontrar questionamentos para despertar os conhecimentos prévios dos alunos; na segunda, você vai encontrar exemplos de petições e questionamentos para trabalhar o contexto de produção e circulação desse gênero; na última parte, encontrará questionamentos feitos para avaliar o que foi aprendido na aula. Você pode resumir as etapas da aula para o aluno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Projete ou copie no quadro os questionamentos;
  • Esses questionamentos devem ser feitos oralmente de forma a suscitar discussão e interesse;
  • Busque proporcionar que a maior parte dos alunos participem.

Materiais complementares:

Para entender um pouco mais sobre esses questionamentos clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Antes de iniciar a análise do texto deste slide, explique que uma forma de agir para tentar solucionar problemas da comunidade é produzir uma petição online. Isso é necessário para relacionar esta parte à anterior;
  • Pergunte se algum aluno pode ler a petição em voz alta;
  • Após a leitura, peça que eles identifiquem:
  • O assunto.
  • O pedido presente na petição.
  • A justificativa para o pedido.

4- Após essa análise, você ainda pode discutir com a turma as seguintes questões:

  • Quantos apoios essa petição recebeu?
  • Quantos eram necessários para ela ser analisada pelo senado?
  • Qual era a data limite para alcançar os apoios?
  • A quem a petição online é destinada?
  • Onde essa petição foi veiculada?

Materiais complementares:

Caso queira acessar essa petição, clique no link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=103041

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.

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Orientações:

Você pode novamente pedir para um aluno ler a petição. Depois, pergunte à turma:

  • Qual é o tema trazido por essa petição? Ele é relevante para a sociedade, por quê?
  • Quem está propondo essa petição? Onde mora essa pessoa?
  • Ela conseguiu apoio? Está sendo analisada pelo senado? Esse questionamento é importante para que os alunos percebam que quando uma petição online é analisada pelo senado aparece a seguinte informação abaixo do número de apoios:

“Essa ideia recebeu mais de 20.000 apoios e foi transformada na SUGESTÃO nº 32 de 2017, que está em consulta pública e em tramitação na CDH”.

Materiais complementares:

Caso queira acessar essa petição, clique no link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=101185

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.

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Orientações:

Peça para que outro aluno leia em voz alta essa petição online.

Depois, pergunte:

  • O que motivou a elaboração dessa petição online?
  • Ela é relevante para a sociedade?
  • Com base nas petições que vocês leram, onde circula esse gênero textual?
  • Por que as petições online são produzidas?

Materiais complementares:

Caso queira acessar essa petição, clique no link: http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=Yorkshir

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa aula, clique aqui.

Você pode saber mais sobre o caso com a leitura desta notícia: http://g1.globo.com/goias/noticia/2014/09/enfermeira-e-condenada-por-morte-de-cadela-yorkshire-agredida-em-go.html

A leitura da lei que dispõe sobre a pena para crimes ambientais pode ser feita através deste link:

http://www.planalto.gov.br/CCivil_03/leis/L9605.htm

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Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Peça para que os alunos elaborem um comentário por escrito que responda a esses questionamentos. Tempo máximo sugerido: 5 minutos.
  • Peça para que eles compartilhem os comentários com a turma. Tempo sugerido: 4 minutos para esta atividade. Não é preciso que todos compartilhem, mas busque que uma boa parte dos alunos participem para que você possa ter uma ideia se a finalidade da aula foi atendida.
  • Por último, você pode pedir para que os alunos comecem a pensar em problemáticas da escola ou comunidade escolar que podem se tornar petições.

Materiais complementares:

Caso queira acessar o gabarito das atividades propostas nessa parte da aula, clique aqui.

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