As crianças vão pensar sobre como descobrir qual a fruta preferida da sala e elaborar um gráfico com os blocos de montar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Evandro Tortora
Mentor: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos
Campos de Experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
Objetivos e códigos da Base
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanc?as e diferenc?as entre as caracteri?sticas e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(EI02EF01) Dialogar com crianc?as e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opinio?es.
Abordagem didática: Um dos objetivos da Educação Infantil é oferecer às crianças experiências significativas de contato com o mundo dos números. Para isso, é preciso planejar situações em que seja necessário utilizá-los em diferentes contextos. Uma boa ideia é aproveitar ações rotineiras, como contar quantas crianças vieram e quantas ficaram em casa ou organizar a quantidade de cadeiras para uma brincadeira. Vale também propor brincadeiras como amarelinha e boliche. Uma orientação é manter exposta na sala uma régua com números de 1 a 100, que servirá de consulta para a contagem e de referência para a representação gráfica dos números.
Código: EDI2_33UND04
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes