13918
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Representando graficamente as preferências das crianças

As crianças vão pensar sobre como descobrir qual a fruta preferida da sala e elaborar um gráfico com os blocos de montar.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Evandro Tortora

Representando graficamente as preferências das crianças

Apresente a proposta
Grave um breve vídeo fazendo blocos de empilhar grandes a partir de caixas que tenha em casa. Coloque folhas de revista ou jornal amassadas dentro das caixas, para que fiquem firmes. Explique que, para a atividade, elas devem estar limpas e encapadas com o papel que tiverem em casa. Cole nelas registros, como: foto do seu bicho de estimação, um recorte de encarte da fruta que gosta mais e a imagem de uma praia que recortou de uma revista.

Fale brevemente dessas coisas que gosta, enquanto faz a colagem delas na caixa, e aproveite para convidar as crianças:
- Que tal fazerem caixas assim com suas preferências para brincarem como se fossem blocos de montar?

Envie as orientações pela plataforma que estão usando em sua rede ou pelo Whatsapp.

Adaptações necessárias
Os familiares serão convidados a produzirem com as crianças blocos para montar e desmontar, a partir de caixas com as preferências coladas. Sugira que utilizem o que tiverem no momento em casa, seguindo as orientações que você enviar. É recomendável que acompanhem as crianças durante a atividade, para a segurança delas. Antecipe que brinquem e depois levem as caixas para escola, quando retornarem.

Sugira às famílias
Oriente os familiares a adaptarem a situação para o contexto que tiverem em casa, planejando esse momento junto com as crianças. Explique que eles devem desafiar as crianças através de perguntas, para que elas pensem e organizem as caixas de formas diferentes, representando as próprias preferências através delas. Por exemplo, em relação à fruta preferida, elas poderão fazer uma torre com a fruta no topo, comunicando que é esse o lugar que ela ocupa, e assim por diante.

Momentos divertidos e animados também devem fazer parte da atividade, ao derrubarem os arranjos, provocando boas risadas nos envolvidos. Para a família, esse será um momento de aproximação e aprofundamento de vínculo estável, com a utilização de conceitos matemáticos que depois serão retomados na escola.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias para enviarem os registros que fizeram para você socializar com as demais, estimulando toda a turma a fazer também. Selecione alguns desses registros para compor digitalmente o álbum dos “Jogos da turma”, usando o Apresentações Google (disponível aqui).

No retorno, convide as crianças para trazerem as caixas e retome a proposta, aprofundando como está no plano. Além disso, organize seus registros e elabore uma exposição da forma que costuma fazer em sua escola. Isso irá favorecer a readaptação através das memórias afetivas evocadas por essas experiências que tiveram em casa.

 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI2_33UND04

(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas