13917
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Orações subordinadas adjetivas na construção do verbete de enciclopédia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre orações subordinadas adjetivas

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.

Materiais necessários: Cópias da atividade, cartolinas, canetinha, tubos de cola e fita gomada.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em:

  • Produzir um texto que atenda às especificações do gênero requisitado;
  • Utilizar adequadamente a vírgula na construção de períodos com orações subordinadas adjetivas;
  • Utilizar adequadamente o pronome relativo;
  • Aplicar a noção de restrição e explicação em um texto por meio das orações subordinadas adjetivas.

Referências sobre o assunto:

ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.

BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.

DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.

_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.

LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.

ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.

OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que, nesta aula, eles irão montar um pequeno mural com textos produzidos por eles. Se na sua escola houver sala de multimeios, leve os alunos para desenvolverem a atividade lá. Observe, na realidade da sua escola, que ambientes podem ser um cenário interessante para o desenvolvimento dessa atividade. Se não houver nenhum espaço, não há problema em realizá-la em sala de aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos cópias da atividade.
  • Peça que façam a leitura silenciosa do texto e, depois, peça que um aluno faça a leitura em voz alta.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado na atividade é um fragmento do verbete “Espécie introduzida”, da Wikipédia. Para acessar o texto na íntegra, clique aqui. Fonte: “Espécie introduzida”, verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie_introduzida>. Acesso em: 29 set. de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos alunos cópias da atividade.
  • Peça que façam a leitura silenciosa do texto e, depois, peça que um aluno faça a leitura em voz alta.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado na atividade é um fragmento do verbete “Espécie introduzida”, da Wikipédia. Para acessar o texto na íntegra, clique aqui. Fonte: “Espécie introduzida”, verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie_introduzida>. Acesso em: 29 set. de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos alunos cópias da atividade.
  • Peça que façam a leitura silenciosa do texto e, depois, peça que um aluno faça a leitura em voz alta.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado na atividade é um fragmento do verbete “Espécie introduzida”, da Wikipédia. Para acessar o texto na íntegra, clique aqui. Fonte: “Espécie introduzida”, verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie_introduzida>. Acesso em: 29 set. de 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça as perguntas da questão 01 de forma que os alunos possam respondê-las coletivamente (oralmente).
  • Estimule o diálogo e a negociação de respostas entre eles.
  • Comente as respostas dadas, buscando dirimir as dúvidas remanescentes.
  • Lembre-se de reforçar a informação de que o texto é um exemplo do gênero verbete de enciclopédia.
  • Fique atento, mas não se prenda totalmente às expectativas de resposta:

QUESTÃO 01 O texto lido é um trecho de um verbete de enciclopédia, retirado da Wikipédia, uma plataforma online, gratuita e de conteúdo colaborativo. Sobre ele, responda:

A. Qual parece ser a finalidade desse texto?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: A finalidade do texto parece ser dar informações a respeito do que seria uma espécie introduzida (ou exótica).

B. Quem poderia se interessar por ele?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Qualquer pessoa que estiver pesquisando sobre esse assunto.

C. É um texto de leitura fácil ou difícil? Explique.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: É um texto de leitura fácil. Espera-se que o aluno perceba que a linguagem objetiva explicar de modo que todos compreendam o assunto.

D. Qual é o assunto do texto?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Uma espécie de animais, que é introduzida em um meio ambiente diferente do que estava acostumada.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a questão 02 com os alunos e informe que ela será respondida coletivamente (oralmente).

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia os itens da questão para que sejam respondidos coletivamente.
  • Estimule-os a dialogar entre si, negociando sentidos.
  • Comente as respostas, buscando sanar as dúvidas que persistirem.
  • Fique atento, mas não se prenda totalmente, às expectativas de resposta:

A. Você consegue identificar orações com função de adjetivo nesses períodos? Se sim, quais?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Sim. No período I: “que vive fora da sua área de distribuição nativa” e “que foi acidental ou intencionalmente inserida em um meio”. No período II: “que pode ser ilegal ou legítima”. A finalidade dessa aula não é descobrir ou sistematizar o conteúdo linguístico, mas fazer uma revisão simplificada por meio de uma pequena produção, por esse motivo, espera-se que os alunos consigam resgatar essa informação.

B. A que palavras ou expressões elas se referem?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: No período I, ambas as orações adjetivas se referem a “espécie de organismo”. No período II, a oração adjetiva se refere a “introdução das espécies no ecossistema”.

C. Elas estão restringindo ou explicando os referentes? Justifique.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Estão restringindo no período I e explicando no período II. Espera-se que os alunos percebam o efeito de sentido, mas também que citem o uso da vírgula como pista textual para chegarem à resposta.

D. Considerando a finalidade do texto, como o uso dessas orações podem contribuir para a construção dele?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Por ser um texto que reúne informações sobre determinado tema, essas orações podem contribuir na organização dessas informações, explicando ou restringindo alguns termos.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos a proposta de produção. Você pode lê-la em voz alta, pedir que a turma a leia coletivamente ou, simplesmente, falar sobre ela.
  • Peça que os alunos se organizem em pequenos grupos para a realização da atividade.
  • Enumere os grupos.
  • Entregue cartolinas e canetinhas a cada grupo, a quantidade será definida pela quantidade de grupos formados.
  • Informe como será realizada essa produção. Diga que ela será desenvolvida em três etapas e que, para cada etapa será estipulado um tempo para que os grupos realizem a atividade definida. Ao final do tempo, o grupo deve passar o que foi produzido para o próximo grupo, de modo que o grupo 1 passe para o grupo 2, o 2 para o 3 e o último grupo passe para o primeiro, fechando o ciclo. A intenção é que todos os grupos realizem todas as etapas, de modo a continuar o trabalho iniciado pelo colega.
  • Combine com os alunos um tempo para o desenvolvimento das etapas, de forma que não ultrapasse 25 minutos. Sugiro que a divisão se dê da seguinte forma: 08 minutos para a primeira etapa, 08 para a segunda etapa e 09 para a terceira etapa.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique rapidamente para os alunos o que devem fazer nessa etapa.
  • Peça que realizem a atividade em uma folha de caderno e a destaquem.
  • Oriente que escrevam um texto curto e simples.
  • Circule entre as equipes, observando a escrita dos alunos e orientando-os a esse respeito.
  • Utilize alguma espécie de alarme sonoro, pode ser o cronômetro do celular, para que os alunos ouçam quando o tempo acabar e saibam que é hora de passar a produção para o próximo grupo.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique rapidamente para os alunos o que devem fazer nessa etapa.
  • Peça que realizem a atividade em uma folha de caderno e destaquem. Informe que essa folha deve ser anexada ao verbete que receberam dos colegas.
  • Circule entre as equipes, observando o desenrolar da atividade e ajudando os grupos, quando solicitado.
  • Utilize alguma espécie de alarme sonoro, pode ser o cronômetro do celular, para que os alunos ouçam quando o tempo acabar e saibam que é hora de passar a produção e as respostas a essas questões para o próximo grupo.

EXPECTATIVAS DE RESPOSTAS: As respostas para os itens dessa questão podem variar de acordo com o que foi produzido pela turma. Espera-se que os alunos consigam verificar os textos segundo os critérios estipulados.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique rapidamente para os alunos o que devem fazer nessa etapa.
  • Peça que realizem a atividade na cartolina, utilizando as canetinhas que foram entregues.
  • Circule entre as equipes, orientando sobre aspectos visuais, como tamanho da letra, por exemplo.
  • Utilize algum tipo de alarme sonoro, pode ser o cronômetro do celular, para que os alunos saibam que é o momento de encerrar a atividade.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Leve os alunos para o ambiente onde serão fixadas as cartolinas. Para isso, organize a turma, elegendo dois alunos para ficarem responsáveis por fixar as cartolinas com fita gomada.
  • Peça que a turma escolha um nome para o planeta e escolha uma equipe para escrever o título da enciclopédia em uma cartolina.
  • Com o mural pronto, faça a leitura coletiva dos textos expostos.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.

Materiais necessários: Cópias da atividade, cartolinas, canetinha, tubos de cola e fita gomada.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em:

  • Produzir um texto que atenda às especificações do gênero requisitado;
  • Utilizar adequadamente a vírgula na construção de períodos com orações subordinadas adjetivas;
  • Utilizar adequadamente o pronome relativo;
  • Aplicar a noção de restrição e explicação em um texto por meio das orações subordinadas adjetivas.

Referências sobre o assunto:

ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.

BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.

DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.

_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.

LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.

ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.

OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações:

  • Informe aos alunos que, nesta aula, eles irão montar um pequeno mural com textos produzidos por eles. Se na sua escola houver sala de multimeios, leve os alunos para desenvolverem a atividade lá. Observe, na realidade da sua escola, que ambientes podem ser um cenário interessante para o desenvolvimento dessa atividade. Se não houver nenhum espaço, não há problema em realizá-la em sala de aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Entregue aos alunos cópias da atividade.
  • Peça que façam a leitura silenciosa do texto e, depois, peça que um aluno faça a leitura em voz alta.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado na atividade é um fragmento do verbete “Espécie introduzida”, da Wikipédia. Para acessar o texto na íntegra, clique aqui. Fonte: “Espécie introduzida”, verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie_introduzida>. Acesso em: 29 set. de 2018.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos alunos cópias da atividade.
  • Peça que façam a leitura silenciosa do texto e, depois, peça que um aluno faça a leitura em voz alta.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado na atividade é um fragmento do verbete “Espécie introduzida”, da Wikipédia. Para acessar o texto na íntegra, clique aqui. Fonte: “Espécie introduzida”, verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie_introduzida>. Acesso em: 29 set. de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos alunos cópias da atividade.
  • Peça que façam a leitura silenciosa do texto e, depois, peça que um aluno faça a leitura em voz alta.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado na atividade é um fragmento do verbete “Espécie introduzida”, da Wikipédia. Para acessar o texto na íntegra, clique aqui. Fonte: “Espécie introduzida”, verbete da Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%A9cie_introduzida>. Acesso em: 29 set. de 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Faça as perguntas da questão 01 de forma que os alunos possam respondê-las coletivamente (oralmente).
  • Estimule o diálogo e a negociação de respostas entre eles.
  • Comente as respostas dadas, buscando dirimir as dúvidas remanescentes.
  • Lembre-se de reforçar a informação de que o texto é um exemplo do gênero verbete de enciclopédia.
  • Fique atento, mas não se prenda totalmente às expectativas de resposta:

QUESTÃO 01 O texto lido é um trecho de um verbete de enciclopédia, retirado da Wikipédia, uma plataforma online, gratuita e de conteúdo colaborativo. Sobre ele, responda:

A. Qual parece ser a finalidade desse texto?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: A finalidade do texto parece ser dar informações a respeito do que seria uma espécie introduzida (ou exótica).

B. Quem poderia se interessar por ele?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Qualquer pessoa que estiver pesquisando sobre esse assunto.

C. É um texto de leitura fácil ou difícil? Explique.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: É um texto de leitura fácil. Espera-se que o aluno perceba que a linguagem objetiva explicar de modo que todos compreendam o assunto.

D. Qual é o assunto do texto?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Uma espécie de animais, que é introduzida em um meio ambiente diferente do que estava acostumada.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a questão 02 com os alunos e informe que ela será respondida coletivamente (oralmente).

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia os itens da questão para que sejam respondidos coletivamente.
  • Estimule-os a dialogar entre si, negociando sentidos.
  • Comente as respostas, buscando sanar as dúvidas que persistirem.
  • Fique atento, mas não se prenda totalmente, às expectativas de resposta:

A. Você consegue identificar orações com função de adjetivo nesses períodos? Se sim, quais?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Sim. No período I: “que vive fora da sua área de distribuição nativa” e “que foi acidental ou intencionalmente inserida em um meio”. No período II: “que pode ser ilegal ou legítima”. A finalidade dessa aula não é descobrir ou sistematizar o conteúdo linguístico, mas fazer uma revisão simplificada por meio de uma pequena produção, por esse motivo, espera-se que os alunos consigam resgatar essa informação.

B. A que palavras ou expressões elas se referem?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: No período I, ambas as orações adjetivas se referem a “espécie de organismo”. No período II, a oração adjetiva se refere a “introdução das espécies no ecossistema”.

C. Elas estão restringindo ou explicando os referentes? Justifique.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Estão restringindo no período I e explicando no período II. Espera-se que os alunos percebam o efeito de sentido, mas também que citem o uso da vírgula como pista textual para chegarem à resposta.

D. Considerando a finalidade do texto, como o uso dessas orações podem contribuir para a construção dele?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Por ser um texto que reúne informações sobre determinado tema, essas orações podem contribuir na organização dessas informações, explicando ou restringindo alguns termos.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos a proposta de produção. Você pode lê-la em voz alta, pedir que a turma a leia coletivamente ou, simplesmente, falar sobre ela.
  • Peça que os alunos se organizem em pequenos grupos para a realização da atividade.
  • Enumere os grupos.
  • Entregue cartolinas e canetinhas a cada grupo, a quantidade será definida pela quantidade de grupos formados.
  • Informe como será realizada essa produção. Diga que ela será desenvolvida em três etapas e que, para cada etapa será estipulado um tempo para que os grupos realizem a atividade definida. Ao final do tempo, o grupo deve passar o que foi produzido para o próximo grupo, de modo que o grupo 1 passe para o grupo 2, o 2 para o 3 e o último grupo passe para o primeiro, fechando o ciclo. A intenção é que todos os grupos realizem todas as etapas, de modo a continuar o trabalho iniciado pelo colega.
  • Combine com os alunos um tempo para o desenvolvimento das etapas, de forma que não ultrapasse 25 minutos. Sugiro que a divisão se dê da seguinte forma: 08 minutos para a primeira etapa, 08 para a segunda etapa e 09 para a terceira etapa.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique rapidamente para os alunos o que devem fazer nessa etapa.
  • Peça que realizem a atividade em uma folha de caderno e a destaquem.
  • Oriente que escrevam um texto curto e simples.
  • Circule entre as equipes, observando a escrita dos alunos e orientando-os a esse respeito.
  • Utilize alguma espécie de alarme sonoro, pode ser o cronômetro do celular, para que os alunos ouçam quando o tempo acabar e saibam que é hora de passar a produção para o próximo grupo.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique rapidamente para os alunos o que devem fazer nessa etapa.
  • Peça que realizem a atividade em uma folha de caderno e destaquem. Informe que essa folha deve ser anexada ao verbete que receberam dos colegas.
  • Circule entre as equipes, observando o desenrolar da atividade e ajudando os grupos, quando solicitado.
  • Utilize alguma espécie de alarme sonoro, pode ser o cronômetro do celular, para que os alunos ouçam quando o tempo acabar e saibam que é hora de passar a produção e as respostas a essas questões para o próximo grupo.

EXPECTATIVAS DE RESPOSTAS: As respostas para os itens dessa questão podem variar de acordo com o que foi produzido pela turma. Espera-se que os alunos consigam verificar os textos segundo os critérios estipulados.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique rapidamente para os alunos o que devem fazer nessa etapa.
  • Peça que realizem a atividade na cartolina, utilizando as canetinhas que foram entregues.
  • Circule entre as equipes, orientando sobre aspectos visuais, como tamanho da letra, por exemplo.
  • Utilize algum tipo de alarme sonoro, pode ser o cronômetro do celular, para que os alunos saibam que é o momento de encerrar a atividade.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações:

  • Leve os alunos para o ambiente onde serão fixadas as cartolinas. Para isso, organize a turma, elegendo dois alunos para ficarem responsáveis por fixar as cartolinas com fita gomada.
  • Peça que a turma escolha um nome para o planeta e escolha uma equipe para escrever o título da enciclopédia em uma cartolina.
  • Com o mural pronto, faça a leitura coletiva dos textos expostos.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano