Leve animais do jardim da escola para a sala de aula e estimule as crianças a observá-los mais de perto e falar sobre suas características.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Karla Alessandra Santos Pereira de Souza
Mentora: Nilcileni Aparecida Ebani Brambilla
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 1 ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação
Objetivos e códigos da Base:
(EI02EO05)Perceber que as pessoas te?m caracteri?sticas fi?sicas diferentes, respeitando essas diferenc?as.
(EI02EF01)Dialogar com crianc?as e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opinio?es.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independe?ncia no cuidado do seu corpo.
Abordagem didática: Muitas vezes os pequenos bichos de jardim (tatus, joaninhas, formigas, grilos, insetos, borboletas etc) provocam nas crianças reações diversas: medo, aflição, curiosidade, vontade de pegar, de pisar, de tocar, de seguir etc. É papel da escola aproveitar esse interesse para pensar em propostas com intencionalidade educativa. São várias as opções: organizar expedições no espaço externo da instituição para identificar e conversar sobre os bichos que moram ali, realizar pesquisas e apreciações de imagens (fotos, desenhos, pinturas, vídeos), brincar imitando esses bichos, entre outras.
Código: EDI2_31UND04
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes