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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Atividades com E e I em final de palavra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Atividades com E e I em final de palavra

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabella Patrícia Oliveira Madeira Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

(Esta é a 2ª aula de um conjunto de três planos com foco em análise linguística e semiótica, com a finalidade de perceber as regularidades no uso das letras E e I no final de palavras, com ênfase no E átono.)

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas;
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.

Introdução
Se esta aula estiver sendo usada em conjunto com as outras, faça o resgate do que já aprenderam sobre E átono e tonicidade das sílabas. Caso não esteja, uma sugestão é relembrar que algumas palavras são escritas com E no final, mas tem som de I, como em CONTENTE, GENTE, ALEGRE, PENTE etc. Este primeiro contato deve ser síncrono. Explique que irão analisar a lista de compras da família Silva, com itens de consumo diversos; no final de cada palavra dessa lista, haverá uma lacuna, pois os membros da família Silva ficaram em dúvida se deveriam escrever a palavra com E ou I. Ressalte o fato de que nessa lista os produtos estão separados por tipos (produtos de higiene, limpeza, alimentos frescos etc.).

Desenvolvimento
Divida-os em grupos de 4 integrantes e encaminhe, por WhatsApp ou e-mail, a atividade disponível aqui. Eles devem conversar entre si e circular qual é a sílaba mais forte, depois de completar as palavras com E ou I.

Fechamento
Determinado um tempo para realização da atividade em grupo, chame-os novamente por videochamada e repasse as regularidades que exercitaram na atividade, ouvindo-os e comentando o que aprenderam sobre o uso do E ou do I. Escute-os, comente e complemente as considerações dos alunos; caso seja necessário, utilize as considerações e orientações do plano original.

Convite às famílias
Incentive a realização das atividades propostas e auxilie quando necessário, no entanto, sem fazer pela criança. Além disso, será uma oportunidade para estimular a escrita solicitando que a criança faça a lista de compras da família.

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_04ATS02

(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).


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