13913
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Imitando um personagem

Discuta com as crianças o que é um personagem e as estimule a pensar sobre as características dele, antes e depois da realização da leitura

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Imitando um personagem

EDI2_25UND04

Apresente a proposta
Nesta atividade, as crianças vão pensar sobre o que é um personagem e as características dele, antes e depois de ouvir a história. Grave um áudio explicando a atividade e o envie para as famílias via whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Explique que você enviará o link com a história O Grúfalo para as crianças apreciarem junto com os familiares. No áudio, conte que os familiares devem ouvir a história antes das crianças para despertar a curiosidade sobre os personagens que fazem parte dela, perguntando: O que você acha que é um Grúfalo? Como será que ele é? Será um monstro? Será do bem?. Após a história, as crianças conversam com seus familiares sobre os personagens e serão convidadas a imitá-los.

Adaptações necessárias
A história poderá ser apreciada na TV, computador, tablet ou celular, num lugar aconchegante e mais silencioso da casa.

Sugira às famílias
Oriente que os familiares escolham um momento do dia mais tranquilo para passar a história para a criança, de modo que eles possam estar junto dela nesse momento. Lembre as perguntas que devem ser feitas às criança antes de passar a história, como forma de despertar a curiosidade dela sobre o personagem. Após a história, convide os familiares a conversar com a criança sobre os personagens que apareceram, se eram como ela imaginava antes de ouvir a narrativa e qual a opinião dela sobre eles. Depois de conversar com a criança, oriente os familiares a convidar a criança para brincar de imitar cada personagem da história, deixando-a à vontade para escolher os personagens e para se expressar. Para auxiliar na imitação, a família poderá passar novamente a história e ir parando para que a criança atue.

Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que, se a criança aceitar, grave um vídeo curtinho da imitação dela de alguns personagens e lhe envie via whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando. Ao receber os vídeos, dê devolutivas para a criança demonstrando encantamento com a sua atuação e incentivando que ela imite mais vezes os personagens que desejar.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_25UND04

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender.

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas