9826
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Porta moedas

Plano de aula de matemática com atividades para 1 do Fundamental sobre compreender ideias de composição de valores do Sistema Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Cristina Alves Bento

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema Monetário Brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

Objetivos específicos

Compreender ideias de composição de valores do Sistema Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Fita crepe/adesiva;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações;

- Quadro numérico da centena;

- Porta moedas.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar;
  • Ideias sobre composição numérica, crescente, decrescente.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Iniciar a aula tendo todos os modelos de moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional. A ideia é que durante o aquecimento, as moedas sejam mostradas, sugerindo que se utilize um porta moedas como um objeto popularmente utilizado para abrigar moedas; após o levantamento dos conhecimentos dos alunos, as moedas poderão ser colocadas em pilhas.

Propósito: Levantar conhecimentos prévios dos alunos e descrever como são as moedas em seus detalhes e valores.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem as moedas que fazem parte do nosso Sistema Monetário Brasileiro?
  • Em que situações vocês as utilizam?
  • Elas podem ser utilizadas de que forma? (Sozinhas, combinadas entre elas, com cédulas etc. Instigar esses apontamentos.)
  • Quais semelhanças e diferenças? (Instigar a participação dos alunos com o objetivo de que eles realizem esses apontamentos. O foco aqui é que eles possam refletir que as moedas representam valores diferentes, e que esse grupo combinados entre si ou com as cédulas, representará outros valores maiores).
  • As moedas representam grandes ou pequenas quantidades? (Caso a palavra centavo não surja, sugerir apontamentos sobre o que os alunos compreendem da palavra centavos e qual sua relação com as moedas).

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Alunos divididos em trios, competindo entre eles, objetivando criar estratégias de resolução em situação de esforço produtivo para completar valores utilizando moedas. Divisão para o jogo: dois jogadores e um caixa, responsável pela distribuição de moedas.

Jogar em duplas, com um aluno como caixa. Cada um deverá observar os valores escritos nos cartões dos produtos (monte de produtos) e o cartão de valores, observando se o valor retirado para aquele produto é possível de complementação de valores utilizando moedas. As regras para esse jogo podem ser remodeladas de acordo com as necessidades evidenciadas pelos alunos.

Professor, leia as regras com os alunos. Garanta que todos tenham entendido regras e procedimentos. Auxilie na organização e acompanhe os primeiros passos. Garanta também um bloquinho de anotações e rascunhos para cada dupla, caso algum aluno queira realizar alguma estratégia para contagem.

Propósito: Conhecer as moedas do Sistema Monetário Nacional e refletir sobre algumas possibilidades de representação de valores em situações do cotidiano, com referências à valores inteiros e centavos.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Alunos divididos em trios, competindo entre eles, objetivando criar estratégias de resolução em situação de esforço produtivo para completar valores utilizando moedas. Divisão para o jogo: dois jogadores e um caixa, responsável pela distribuição de moedas.

Jogar em duplas, com um aluno como caixa. Cada um deverá observar os valores escritos nos cartões dos produtos (monte de produtos) e o cartão de valores, observando se o valor retirado para aquele produto é possível de complementação de valores utilizando moedas. As regras para esse jogo podem ser remodeladas de acordo com as necessidades evidenciadas pelos alunos.

Professor, leia as regras com os alunos. Garanta que todos tenham entendido regras e procedimentos. Auxilie na organização e acompanhe os primeiros passos. Garanta também um bloquinho de anotações e rascunhos para cada dupla, caso algum aluno queira realizar alguma estratégia para contagem.

Propósito: Conhecer as moedas do Sistema Monetário Nacional e refletir sobre algumas possibilidades de representação de valores em situações do cotidiano, com referências à valores inteiros e centavos.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Garantir que todos os alunos estejam com a atenção direcionada para socializar ideias entre os grupos. Antes de iniciar a atividade fale sobre o objetivo e a importância de cada um respeitar o tempo e espaço de fala do outro. Comece a atividade mostrando alguns cartões do monte de produtos (ex: cartão do pão), enfatizando que existe um valor. É importante ressaltar que para cada cartão do monte de produtos existe um cartão de preço aproximado, bem aproximado no monte de valores; essa compreensão é importante para o andamento do jogo. Neste momento, os alunos poderão apresentar suas ideias (pelo menos dois exemplos de formação para cada cartão apresentado. Não será possível mostrar todos os cartões, mas é importante direcionar questões produtivas para instigar os alunos a demonstrarem suas ideias.

Propósito: Completar valores utilizando moedas.

Discuta com a turma:

  • Qual a maior dificuldade encontrada para formar os valores?
  • Houve algum momento ou regra do jogo que vocês acharam difícil?
  • O que foi mais interessante no jogo?
  • É possível formar centavos com moedas de um real?
  • Quais as moedas possíveis de formar os centavos?
  • O bloquinho de anotações foi utilizado? De que forma? (garanta pelo menos um exemplo)

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Discuta com a turma:

  • Quais as moedas de maior valor?
  • Quais as moedas de menor valor?
  • Para representar valores podemos utilizar moedas combinadas?
  • Utilizamos cédulas e moedas em quais situações de nosso cotidiano?
  • O que são os centavos?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre os tipos de moedas e os diferentes valores que representam em situações de nosso dia a dia. Retome a importância dos centavos na composição do nosso Sistema Monetário Nacional.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Leia a comanda em voz alta para todos os alunos, garanta que todos prestem atenção. Oriente que os alunos deverão utilizar as cópias das moedas do envelope de dinheirinho, que cada um tem. Circule para verificar como os alunos estão realizando seus apontamentos e se necessário resgate ideias com perguntas produtivas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Garanta que os alunos utilizem apenas as moedas para compor os valores. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos reconhecem as moedas do SMB e representam valores.

Discuta com a turma:

  • É possível utilizar algumas das cédulas nesta atividade?
  • Por que usamos vírgula para escrever os valores?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Michele Cristina Alves Bento

Mentor: Reginaldo de  O. Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do Sistema Monetário Brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

Objetivos específicos

Compreender ideias de composição de valores do Sistema Monetário Nacional através de situações do cotidiano.

Conceito-chave

Cédulas e moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Canetinhas;
  • Fita crepe/adesiva;
  • Montes de cédulas e moedas imitações das verdadeiras (existem materiais para recorte, geralmente nos anexos de livros didáticos consumíveis e que poderão ser previamente recortados e guardados, individualmente em envelopes, para serem utilizados em diversas aulas sobre o Sistema Monetário Brasileiro). É interessante que as moedas que representam os centavos também estejam disponíveis no envelope do aluno. As imitações das cédulas e moedas devem estar em quantidade dobrada ou triplicada, para melhor manuseio e maior possibilidade de representações;

- Quadro numérico da centena;

- Porta moedas.

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Ideias em construção acerca do Sistema de Numeração Decimal: números, quantificação, sequência crescente e decrescente, contagem de um em um, de dois em dois, de cinco em cinco, de dez em dez etc.;
  • Ideias acerca do Campo Aditivo: quantos a mais, quantos a menos, noção de acrescentar;
  • Ideias sobre composição numérica, crescente, decrescente.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Iniciar a aula tendo todos os modelos de moedas que compõem o Sistema Monetário Nacional. A ideia é que durante o aquecimento, as moedas sejam mostradas, sugerindo que se utilize um porta moedas como um objeto popularmente utilizado para abrigar moedas; após o levantamento dos conhecimentos dos alunos, as moedas poderão ser colocadas em pilhas.

Propósito: Levantar conhecimentos prévios dos alunos e descrever como são as moedas em seus detalhes e valores.

Discuta com a turma:

  • Vocês conhecem as moedas que fazem parte do nosso Sistema Monetário Brasileiro?
  • Em que situações vocês as utilizam?
  • Elas podem ser utilizadas de que forma? (Sozinhas, combinadas entre elas, com cédulas etc. Instigar esses apontamentos.)
  • Quais semelhanças e diferenças? (Instigar a participação dos alunos com o objetivo de que eles realizem esses apontamentos. O foco aqui é que eles possam refletir que as moedas representam valores diferentes, e que esse grupo combinados entre si ou com as cédulas, representará outros valores maiores).
  • As moedas representam grandes ou pequenas quantidades? (Caso a palavra centavo não surja, sugerir apontamentos sobre o que os alunos compreendem da palavra centavos e qual sua relação com as moedas).

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Alunos divididos em trios, competindo entre eles, objetivando criar estratégias de resolução em situação de esforço produtivo para completar valores utilizando moedas. Divisão para o jogo: dois jogadores e um caixa, responsável pela distribuição de moedas.

Jogar em duplas, com um aluno como caixa. Cada um deverá observar os valores escritos nos cartões dos produtos (monte de produtos) e o cartão de valores, observando se o valor retirado para aquele produto é possível de complementação de valores utilizando moedas. As regras para esse jogo podem ser remodeladas de acordo com as necessidades evidenciadas pelos alunos.

Professor, leia as regras com os alunos. Garanta que todos tenham entendido regras e procedimentos. Auxilie na organização e acompanhe os primeiros passos. Garanta também um bloquinho de anotações e rascunhos para cada dupla, caso algum aluno queira realizar alguma estratégia para contagem.

Propósito: Conhecer as moedas do Sistema Monetário Nacional e refletir sobre algumas possibilidades de representação de valores em situações do cotidiano, com referências à valores inteiros e centavos.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Alunos divididos em trios, competindo entre eles, objetivando criar estratégias de resolução em situação de esforço produtivo para completar valores utilizando moedas. Divisão para o jogo: dois jogadores e um caixa, responsável pela distribuição de moedas.

Jogar em duplas, com um aluno como caixa. Cada um deverá observar os valores escritos nos cartões dos produtos (monte de produtos) e o cartão de valores, observando se o valor retirado para aquele produto é possível de complementação de valores utilizando moedas. As regras para esse jogo podem ser remodeladas de acordo com as necessidades evidenciadas pelos alunos.

Professor, leia as regras com os alunos. Garanta que todos tenham entendido regras e procedimentos. Auxilie na organização e acompanhe os primeiros passos. Garanta também um bloquinho de anotações e rascunhos para cada dupla, caso algum aluno queira realizar alguma estratégia para contagem.

Propósito: Conhecer as moedas do Sistema Monetário Nacional e refletir sobre algumas possibilidades de representação de valores em situações do cotidiano, com referências à valores inteiros e centavos.

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Garantir que todos os alunos estejam com a atenção direcionada para socializar ideias entre os grupos. Antes de iniciar a atividade fale sobre o objetivo e a importância de cada um respeitar o tempo e espaço de fala do outro. Comece a atividade mostrando alguns cartões do monte de produtos (ex: cartão do pão), enfatizando que existe um valor. É importante ressaltar que para cada cartão do monte de produtos existe um cartão de preço aproximado, bem aproximado no monte de valores; essa compreensão é importante para o andamento do jogo. Neste momento, os alunos poderão apresentar suas ideias (pelo menos dois exemplos de formação para cada cartão apresentado. Não será possível mostrar todos os cartões, mas é importante direcionar questões produtivas para instigar os alunos a demonstrarem suas ideias.

Propósito: Completar valores utilizando moedas.

Discuta com a turma:

  • Qual a maior dificuldade encontrada para formar os valores?
  • Houve algum momento ou regra do jogo que vocês acharam difícil?
  • O que foi mais interessante no jogo?
  • É possível formar centavos com moedas de um real?
  • Quais as moedas possíveis de formar os centavos?
  • O bloquinho de anotações foi utilizado? De que forma? (garanta pelo menos um exemplo)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Retome as ideias da aula, elencando os principais pontos de forma breve e pontual.

Discuta com a turma:

  • Quais as moedas de maior valor?
  • Quais as moedas de menor valor?
  • Para representar valores podemos utilizar moedas combinadas?
  • Utilizamos cédulas e moedas em quais situações de nosso cotidiano?
  • O que são os centavos?

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre os tipos de moedas e os diferentes valores que representam em situações de nosso dia a dia. Retome a importância dos centavos na composição do nosso Sistema Monetário Nacional.

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações: Leia a comanda em voz alta para todos os alunos, garanta que todos prestem atenção. Oriente que os alunos deverão utilizar as cópias das moedas do envelope de dinheirinho, que cada um tem. Circule para verificar como os alunos estão realizando seus apontamentos e se necessário resgate ideias com perguntas produtivas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Garanta que os alunos utilizem apenas as moedas para compor os valores. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa. Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Propósito: Verificar se os alunos reconhecem as moedas do SMB e representam valores.

Discuta com a turma:

  • É possível utilizar algumas das cédulas nesta atividade?
  • Por que usamos vírgula para escrever os valores?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano