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Plano de aula - Estrutura textual dos verbetes de enciclopédia.

POR: Bárbara da Silva Bittencourt Gomes, 28/11/2018
Código: LPO2_03SQA04

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02LP25) Identificar e reproduzir, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Estrutura textual dos verbetes de enciclopédia.

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbetes de enciclopédia infantil e no campo de atuação Práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de

Materiais necessários: Computador com acesso à internet e projetor.Caso não seja possível, verbetes impressos das manifestações culturais: frevo, samba e maracatu, extraídos do site Britannica Escola.

Cartolina ou A3 e piloto.

Dificuldades antecipadas: Analisar os verbetes, identificando a estrutura do texto e as suas regularidades : são escritos em ordem alfabética, uso da linguagem adequada e acepções .

Referências sobre o assunto:

DIONÍSIO, A. P. Verbetes: um gênero além do dicionário.In DIONÍSIO, A.P.; MACHADO, A.R;São Paulo: Parábola,2010.

Rojo, Roxane Helena R, Barbosa P. Jacqueline. Hipermodernidade, Multiletramentos e Gêneros Discursivos/ Roxane Rojo, Jacqueline Barbosa. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 152 p. (Série Estratégias De Ensino n.51)

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Leia o tema da aula, se possível projete o slide ou registre no quadro.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Neste momento, apresente três imagens de diferentes danças do nosso país. A referência para o acesso das imagens está aqui.
  • Apresente as imagens referentes às danças brasileiras juntamente com os sons de cada uma delas.
  • Reserve um momento para que apreciem as artes representadas.
  • Informe que os pintores ou os fotógrafos se expressam através da pintura ou fotos, retratando fatos, situações ou manifestações culturais de um determinado lugar.
  • Em seguida, peça que eles comentem sobre as imagens. Escute as considerações deles. Questione:
  • O que essas imagens retratam? Isto é, quais situações conseguimos observar? Ou, ainda, o que as pessoas estão fazendo nessas imagens? (Espera-se que as crianças comentem que as pessoas estão dançando/cantando, que as imagens ilustram momentos felizes, de festa, comemoração (tendo em vista que nesses momentos há, geralmente, música, danças, etc. Pode ser que alguma criança comente que as três imagens retratam danças brasileiras: frevo, maracatu e samba. Considere as respostas que forem coerentes).
  • Por que vocês acham que esses pintores e fotógrafos se interessaram em representar essas situações? (Resposta pessoal).
  • Quem pode falar um pouco sobre o que as pessoas estão fazendo nessas imagens, isto é, alguém de vocês já viu algo parecido com o que está retratado e quer dividir com a turma? Vocês acham que são festas? Se sim, sabem os nomes das festas? (Resposta pessoal. Caso eles não falem, informe que essas manifestações culturais são danças tipicamente brasileiras e que fazem parte das tradições e cultura do povo brasileiro e, por isto, são representadas em artes diversas, não somente, na dança, mas também nas artes visuais).
  • Por que vocês acham que as roupas são coloridas? (Resposta pessoal).
  • Vocês sabem a origem dessas danças? Onde surgiram os primeiros registros? (É provável que as crianças digam que não, o que nos leva, então, à pergunta para introdução do verbete).
  • Se quisermos saber mais sobre essas danças retratadas nas imagens, onde poderíamos pesquisar? (Espera-se que as crianças digam a enciclopédia, tendo em vista que é o foco da sequência)

5. Em seguida, convide-os para participarem de uma atividade bastante bacana, para ampliar mais os conhecimentos deles sobre as danças retratadas nas imagens.

Materiais complementares: Referência das imagens das danças

FREVO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: . Acesso em: 08 de Set. 2018. Verbete da Enciclopédia.

Maracatu. fot., color.. In Britannica Escola. Web, 2018. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/assembly/view/145908>. Acesso em: 8 de Setembro de 2018.

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

  • Peça que eles formem duplas. Faça a mediação para que as duplas sejam formadas por alunos que estejam em estágios de aprendizagens diferentes, no caso, propiciando as trocas de conhecimentos.
  • Informe que eles terão que identificar e escolher os possíveis verbetes referentes às imagens que foram analisadas. Nesse momento, oferte outros textos, além dos verbetes, tais como: poemas, cantigas, reportagens (ver sugestões de textos nos materiais complementares). Organize os textos em um painel e os enumere, para que cada dupla possa escolhê-los. Atente-se em colocar no painel os verbetes das danças, pois o objetivo é que eles os escolham tendo que identificá-los com base nos conhecimentos prévios que eles têm do gênero.Estabeleça um prazo de 7 minutos.
  • Socialize com a turmas as escolhas das duplas. Combine duas ou três duplas para socializarem, inclusive, as que optaram por um texto que não se trate do verbete.
  • Escute as escolhas e pergunte:
  • Quais critérios vocês usaram na hora de escolher os textos? (Resposta pessoal)
  • Vocês acharam que o título e/ou o formato do texto ajudaram nas suas escolhas? (Resposta pessoal, mas espera-se que digam que sim).
  • Quem pode me dizer quais outros gêneros fizeram parte do painel? (Espera-se que as crianças reconheçam os poemas, cantigas, reportagens e outros gêneros que foram apresentados).

Esse momento é de trocas significativas, que serão fundamentais para a segunda atividade que será proposta, mobilizando os conhecimentos deles para a observação da estrutura composicional do texto e suas regularidades.Neste caso, garanta que os verbetes sejam identificados, dessa maneira, corrigindo a escolha de duplas que optaram por outros textos.

4. Diga que a próxima atividade será de ler e analisar os verbetes selecionados, com o objetivo de montar um “perfil” do gênero em estudo.

Materiais complementares: Sugestão de textos para o painel.

Orientações:

  • Para essa atividade organize a sala em grupos de 3 ou 4 alunos, se preferir oportunize as duplas da atividade anterior e forme os grupos.Entretanto,atente-se em formar grupos onde tenha pelo menos um aluno que já esteja alfabetizado.Crie um ambiente divertido, destacando que eles serão os autores dos perfis! Caso eles sintam dúvida, explique que eles irão imaginar que os verbetes possuem perfil , como as pessoas têm nas redes sociais. Neste caso, eles irão preencher informações sobre esse gênero, traçando suas principais características. Diga que eles terão 15 minutos.
  • Faça a leitura da atividade, discutindo com eles os tópicos que serão registrados:
  • Permita que somente os textos dos verbetes fiquem com os grupos, neste caso, distribua mais impressos. Alterne os verbetes, entre o do frevo, maracatu e o do samba, sendo que terão grupos que ficarão com o mesmo verbete.
  • Peça que eles observem a estrutura, a organização, o formato, como o texto está disposto, as escolhas das palavras, as ilustrações e outros detalhes. A ideia é que eles falem como o texto dos verbetes se organizam: que trazem um título, no caso, das enciclopédias infantis ou entradas. Como são organizados os verbetes nas enciclopédias, destacando o uso da ordem alfabética, numérica ou temporal. Assim, como a relação da imagem com o texto,sendo uma dela a posição à esquerda da imagem e o texto à direita, caracterizando a diagramação e formatação.É pertinente informar que esses textos são descrições, com o objetivo de expor determinado conhecimento ou até mesmo breves narrativas.Porém, tratando-se da série em questão, a mediação deve ser através de uma linguagem objetiva, já que o estudo dos tipos de textos não é o foco da aula. Entretanto, é importante garantir a percepção deles em relação às características dos textos, destacando que fazem parte da composição do gênero e que estão a serviço da sua função.Para isto, discuta com a turma:
  • Sobre as informações básicas, o que vocês acham que pode ser registrado nesse tópico do perfil?
  • Quem pode falar sobre a organização do texto nos verbetes?
  • De maneira geral, são breves ou longos?
  • Os textos apresentam o sentido de explicações, descrições, narrações, expor conhecimentos, opiniões ou relatos pessoais?

4. Circule pelos grupos, garantindo que todos estejam participando e contribuindo com a produção da atividade, e sobretudo, incentivando a dinâmica de ler e de realizar atividades de maneira coletiva.

Materiais complementares:

Orientações:

  • Ao término, combine a socialização dos grupos, sugerindo que cada grupo eleja uma representante. Para isto, é fundamental a escolha de perfis que tenham apresentado ideias diferentes, para que no momento em que eles forem compartilhar os “perfis” criados, possa estabelecer uma discussão rica de ideias e perspectivas.Estabeleça um prazo de 10 minutos.
  • No momento da socialização, peça que eles mostrem também os textos que receberam para análise.À medida em que eles apresentem suas ideias, confronte-as com os exemplos dos verbetes, orientando que eles realizem os ajustes necessários.Sugere-se questionar:
  • Quem pode indicar onde fica o título? Todos os verbetes apresentaram título? E todos com as mesmas características?
  • Sobre o texto, todos são do mesmo tamanho? Usam a mesma linguagem?
  • Todos os grupos encontraram imagens associadas ao texto? Teve algum grupo que encontrou além das imagens, mapas, gráficos ou tabelas junto ao texto?
  • Sobre as informações que preencheram o tópico sobre o texto, quem pode justificá-las, indicando-as no verbete?

3. Após as socializações e correções, afixe na parede ou em um espaço que seja reservado para as descobertas e/ou produções deles.

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Nessa etapa, após a socialização, proponha, então, a elaboração de um painel intitulado: ”Nossas descobertas sobre os verbetes!” com os registros sobre a estrutura e as regularidades do gênero.
  • Escreva na cartolina ou A3 modelo do perfil .Organize em tópicos e afixe um exemplo de verbete no painel.Garanta que seja registrado:
  • Os verbetes são textos em sua maioria breves.
  • Possuem títulos destacados.
  • São organizados em enciclopédias em ordem alfabética.
  • Apresentam imagens que ajudam a explicar as informações do texto.
  • As imagens posicionam-se à esquerda e o texto à direita.

3. Peça que eles registrem no caderno.

4. Finalize propondo o estudo da estrutura de outros verbetes. Peça que eles tragam sugestão de temas de verbetes.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Bárbara Gomes
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tânia Rios
Título da aula: Estrutura textual dos verbetes de enciclopédia.
Finalidade da aula: Analisar os verbetes, identificando a estrutura do texto e as suas regularidades.
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Verbetes de enciclopédia infantil
Objeto(s) do conhecimento: Forma de composição de textos
Prática de linguagem: Análise Linguística e Semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF02LP25
Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  

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