Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) e Padlet.
Introdução
Faça uma videochamada, compartilhe sua tela e, utilizando o Google Jamboard, construa um painel similar a um mapa mental, colocando a palavra "conflito" em um post-it no meio do quadro e as ideias/respostas dos estudantes em volta. Se não for possível realizar uma videochamada, compartilhe a imagem do slide com os estudantes. Envie os questionamentos em áudio, pelo canal de comunicação que estiver utilizando, e peça que os estudantes respondam também através de áudios. Siga as orientações do slide Introdução.
Desenvolvimento
Faça uma videochamada através do Google Meet e compartilhe sua tela apresentando a história “Chapeuzinho Vermelho”, de acordo as orientações do slide Desenvolvimento. Se não for possível, envie a história por escrito e grave um vídeo com a leitura. Faça os questionamentos promovendo uma discussão, de acordo com as orientações do slide, através da videochamada ou do envio de um áudio ou vídeo pelo canal de comunicação que estiver utilizando. Peça que os estudantes respondam através de áudios e intermedie a discussão.
Fechamento
Se estiver em videochamada, você pode realizar a atividade coletivamente, de acordo com as orientações do slide Fechamento. Se não for possível, esse trabalho coletivo poderá ser feito através do WhatsApp ou outro canal de comunicação: você explica cada comanda e os estudantes dão a devolutiva através de áudios ou fotos. Depois, eleja um aspecto encontrado no conto de cada aluno e crie um mural no Padlet com os registros feitos pelos estudantes, conforme as orientações do slide.
Convite às famílias
A família pode ser convidada a ler outros títulos acessando o site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, disponível aqui, e observar os mesmos aspectos estudados na aula.
Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Código: LPO2_02SQA04
(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.
AULA 01
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes