13907
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os conflitos gerados nas histórias de contos de fadas.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Os conflitos gerados nas histórias de contos de fadas.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Diogo Kimura

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou Google Meet (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Jamboard (tutorial disponível aqui) e Padlet.

Introdução
Faça uma videochamada, compartilhe sua tela e, utilizando o Google Jamboard, construa um painel similar a um mapa mental, colocando a palavra "conflito" em um post-it no meio do quadro e as ideias/respostas dos estudantes em volta. Se não for possível realizar uma videochamada, compartilhe a imagem do slide com os estudantes. Envie os questionamentos em áudio, pelo canal de comunicação que estiver utilizando, e peça que os estudantes respondam também através de áudios. Siga as orientações do slide Introdução.

Desenvolvimento
Faça uma videochamada através do Google Meet e compartilhe sua tela apresentando a história “Chapeuzinho Vermelho”, de acordo as orientações do slide Desenvolvimento. Se não for possível, envie a história por escrito e grave um vídeo com a leitura. Faça os questionamentos promovendo uma discussão, de acordo com as orientações do slide, através da videochamada ou do envio de um áudio ou vídeo pelo canal de comunicação que estiver utilizando. Peça que os estudantes respondam através de áudios e intermedie a discussão.

Fechamento
Se estiver em videochamada, você pode realizar a atividade coletivamente, de acordo com as orientações do slide Fechamento. Se não for possível, esse trabalho coletivo poderá ser feito através do WhatsApp ou outro canal de comunicação: você explica cada comanda e os estudantes dão a devolutiva através de áudios ou fotos. Depois, eleja um aspecto encontrado no conto de cada aluno e crie um mural no Padlet com os registros feitos pelos estudantes, conforme as orientações do slide.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a ler outros títulos acessando o site baixelivros.com, disponível aqui, e/ou Livros audiovisuais Libras/Português, disponível aqui, e observar os mesmos aspectos estudados na aula.

Sugestão Enviada Por: Mirian Carla Neiva Borges da Silva


Código: LPO2_02SQA04

(EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas