13899
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Revisão e exercícios de fixação sobre pontuação

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Revisão e exercícios de fixação sobre pontuação

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); Classroom (tutorial disponível aqui); Jamboard (tutorial disponível aqui).

Introdução
Marque um encontro pelo Google Meet, compartilhe sua tela com o jogo de manuseio, disponível aqui, e siga as orientações do plano fazendo as intervenções sugeridas.
Caso não seja possível, envie o link do jogo às crianças, juntamente com as orientações de como jogar e uma cópia do texto, para que tenham um modelo que as auxilie a colocar os parágrafos em ordem. Solicite que enviem a você uma imagem do jogo finalizado.
Através de uma videochamada em grupo, compartilhe a tela com o jogo, pontue o texto junto com as crianças e faça as intervenções necessárias. Caso não seja possível, envie uma cópia do texto pontuado e um vídeo ou áudio com as intervenções propostas.

Desenvolvimento
Crie um arquivo no Jamboard, insira a imagem do texto (disponível aqui) e compartilhe esse arquivo com grupos de alunos pelo Classroom. Siga as indicações do plano e oriente as crianças a utilizarem a caneta para preencherem com os sinais de pontuação.
Marque um encontro pelo Google Meet ou por outro canal de comunicação, e compartilhe a tela e as respostas dos grupos realizando as intervenções sugeridas no plano.
Caso não seja possível, envie uma imagem do texto por WhatsApp ou outro canal de comunicação, peça para as crianças copiarem, pontuarem-no e enviarem a imagem da atividade concluída a você.
Caso haja possibilidade, forme pequenos grupos de alunos no WhatsApp, realize uma videochamada com cada um dos grupos, compartilhe a tela e acompanhe as crianças na realização da atividade.

Fechamento
Ainda utilizando o Jamboard, realize a leitura do texto com as crianças e pontue-o à medida que lê, realizando as intervenções sugeridas no plano.
Caso não seja possível, cole a imagem do texto em um arquivo (Google Docs ou Word), digite o texto logo abaixo da imagem, inserindo as pontuações adequadas, realize uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web, compartilhe sua tela e siga as orientações do plano.

Convite às famílias
Você pode convidar as crianças para jogarem o Bingo da Pontuação. Com o material que você tiver disponível em casa, confeccione, junto com as crianças, uma cartela para cada participante, na qual devem escrever frases com os sinais de pontuação trabalhados na aula; contudo, não as pontue. Escreva os sinais de pontuação em pedacinhos de papel, em número suficiente para pontuar todas as frases das cartelas. Façam as combinações de como o jogo se desenvolverá e divirtam-se!

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_10ATS03

(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas