13898
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecimento dos sinais de pontuação em textos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Reconhecimento dos sinais de pontuação em textos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: WhatsApp.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui); Formulários Google (tutorial disponível aqui); Talk and Comment (tutorial disponível aqui).

Introdução
Através do Google Meet, de um áudio ou de um vídeo, faça a retomada das funcionalidades dos sinais de pontuação trabalhados no plano anterior.
Proponha a dinâmica sugerida no plano através do Jogo da Pontuação, disponível aqui.

Desenvolvimento
Para desenvolver a atividade proposta, elabore um formulário com as questões do plano e envie à turma. Você pode inserir as perguntas gravadas através da ferramenta Talk and Comment (extensão para Google Chrome).
Você pode sugerir que a crianças gravem a leitura das frases em áudio e enviem para que você insira no formulário. Nesse caso, você deve converter o áudio das crianças através da ferramenta disponível aqui, fazer o upload do áudio no seu Drive, copiar o link do Drive e inserir no campo Pergunta do formulário.

Fechamento
Digite os textos em um documento do Google e envie o link à turma. Realize esta etapa através do Meet, de uma videochamada em grupo pelo WhatsApp Web ou de outro canal de comunicação. Caso não seja possível, envie uma imagem dos textos e um áudio ou vídeo com a sua leitura e as intervenções propostas no plano.

Convite às famílias
Você pode brincar de Mímica da Pontuação com a crianças. Com o material que tiver em casa, faça plaquinhas com os sinais já conhecidos pela criança (nesse caso, ?, ! e .). Um participante por vez pensa em uma frase, encena e mostra a plaquinha com o sinal de pontuação correspondente. Os demais participantes devem descobrir a frase e enunciá-la fazendo a entonação indicada pelo sinal de pontuação apresentado.

Sugestão Enviada Por: Luciana Chiele


Código: LPO2_10ATS02

(EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas