13894
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre orações subordinadas adjetivas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponpivel aqui).

Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos.

Introdução
Em um arquivo de vídeo (pode ser o mesmo vídeo anterior), apresente as duas imagens do slide Introdução e questione, por perguntas retóricas, se os alunos conhecem a modalidade esportiva. Em seguida, envie as questões do segundo slide de Introdução e peça que os alunos respondam associando às imagens, de acordo com as orientações do plano. Caso prefira, envie as imagens e as questões por escrito em um grupo de WhatsApp com todos da turma. Dê um tempo curto para essa atividade e peça que os alunos enviem as suas respostas (email, mensagem etc.).

Desenvolvimento
Em uma mensagem de áudio ou vídeo, leia o texto disponível no slide Desenvolvimento e explique que se trata de um verbete retirado da Wikipédia (fale sobre essa plataforma, dizendo que se trata de uma enciclopédia de produção colaborativa, feita, na maioria das vezes, por pessoas comuns). Depois da leitura, entregue a ficha de atividades aos alunos (em anexo, como material complementar) e peça que eles a respondam. Assim que os alunos terminarem, peça que eles enviem as respostas e, depois disso, direcione um novo áudio ou vídeo comentando a resolução das atividades, dando ênfase às atividades dois a quatro, conceituando o pronome relativo “que” e analisando o seu uso, conforme as orientações do plano. Se possível, faça essa correção e os comentários com todos os alunos, via Zoom ou Google Meets.

Fechamento
No grupo de Whatsapp de cada grupo formado, envie as duas categorias – “restritiva” e “explicativa” – sem conceituá-las. Então, peça que os alunos retomem as atividades realizadas e tentem conceituar, com as suas palavras, esses termos gramaticais. Oriente que eles enviem as respostas por escrito (mensagem de texto) no grupo de WhatsApp da sala, dando, se possível, um exemplo de oração adjetiva para cada categoria.

Convite às famílias
A família pode auxiliar na pesquisa em enciclopédias físicas e virtuais sobre as Paralimpíadas, ampliando o repertório dos alunos, de forma a engajá-los sobre o tema do verbete analisado durante a aula.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_07ATS02

(EF09LP09) Identificar efeitos de sentido do uso de orações adjetivas restritivas e explicativas em um período composto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas