13894
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do Fundamental sobre orações subordinadas adjetivas

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisca Rebeca de Lima Xavier

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.

Materiais necessários: O professor vai precisar de cópias da atividade.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em:

  • Diferenciar informação específica de informação generalizada;
  • Diferenciar o efeito de sentido que cada uma causa do texto;
  • Perceber como se dá o uso da vírgula;
  • Diferenciar o “que” pronome relativo do “que” conjunção integrante.

Referências sobre o assunto:

ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.

BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.

DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.

_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.

LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.

ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.

OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o conteúdo que será trabalhado nesta aula: orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Exiba para os alunos as imagens acima.
  • Questione se eles conhecem essa modalidade esportiva. Espera-se que os alunos conheçam a modalidade, mas a resposta é pessoal, podendo variar de acordo com o repertório cultural dos alunos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos alunos cópias da atividade e informe que a primeira questão será respondida coletivamente (oralmente).
  • Faça a pergunta do item A aos alunos de modo que eles respondam coletivamente. Permita que eles coloquem suas impressões e parta delas para a pergunta do item B. Espera-se que os alunos percebam que, embora ambas as imagens mostrem a modalidade do atletismo, a imagem 2 é específica dos esportes paralímpicos.
  • Na pergunta do item B, proceda da mesma maneira. Pergunte em voz alta e permita que eles respondam coletivamente. Espera-se que eles percebam que a imagem 2 apresenta um grupo mais restrito de pessoas, por se tratar de um esporte praticado por deficientes físicos.
  • Na pergunta do item C, peça que eles escrevam a resposta e guardem, sem mostrar aos colegas. Informe que essa resposta será requisitada ao final da aula. Espera-se que os alunos consigam associar a primeira legenda à imagem 2 e a segunda legenda à imagem 1 de forma automática e natural. No entanto, isso só será verificado ao final da aula, quando eles deverão rever suas respostas tendo em mente o que foi visto na aula.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
  • Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
  • Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
  • Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
  • Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
  • Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
  • Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
  • Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
  • Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
  • Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
  • Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
  • Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
  • Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
  • Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
  • Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
  • Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
  • Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Antes de iniciar a socialização e os comentários das respostas dos alunos, pergunte a eles o que está exposto no slide, de modo que eles possam responder coletivamente.
  • Peça que os alunos comentem as respostas dos colegas, concordando ou discordando.
  • Comente sobre o que surgir no diálogo da turma para que as dúvidas sejam tiradas.
  • Tenha atenção às expectativas de respostas:
  • Você já conhecia essa modalidade de olimpíada?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno responda que sim, por ser uma modalidade de olimpíada amplamente divulgada, mas se trata de uma resposta pessoal que pode variar conforme o conhecimento de mundo do aluno.

  • O texto trouxe alguma informação nova, que você desconhecia? Se sim, qual?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que há diversas informações novas no texto, como o fato de serem aceitos os dois nomes, “Jogos Paraolímpicos” ou “Paralímpicos”.

  • Pelo que você pôde compreender, qual o objetivo principal desse texto?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno perceba que o objetivo desse texto é informar sobre o tema apresentado no título, trazendo detalhes e curiosidades para o leitor.

  • Que tipo de leitor teria interesse nesse texto? E como faria para ter acesso a ele?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno perceba que esse tipo de texto atrai um público específico, que esteja em busca de uma informação específica e que, para encontrar essa informação, pesquisa pela palavra-chave em livros (enciclopédias) ou sites de pesquisa na internet.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Realize a socialização das respostas, permitindo que os alunos comentem as respostas dos colegas.
  • Após a identificação da função do “que”, nomeie essa classe gramatical, informando que se trata de um “pronome relativo”.
  • Tenha atenção às expectativas de respostas:

QUESTÃO 02 Observe o período abaixo, retirado do texto lido:

Desde então os dois órgãos desenvolvem ações conjuntas que visam ao desenvolvimento do esporte para deficientes.

A. Tente reescrever esse período, dividindo-o em duas frases.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA:

  • Desde então os dois órgãos desenvolvem ações conjuntas.
  • Elas (as ações conjuntas) visam ao desenvolvimento do esporte para deficientes.

B. Quando você separou o período em duas frases, alguma informação (ou palavra) foi repetida? Se sim, qual?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Sim, “as ações conjuntas”.

C. Observe novamente o período antes de ter sido separado. É possível perceber a função do “que”? Se sim, diga qual é a função usando suas palavras.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam que o conector foi usado para unir as orações, fazendo referência a um termo expresso antes, evitando a repetição.

Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos socializem suas respostas.
  • Pergunte aos alunos como chegaram à resposta do item C. Permita que os alunos se coloquem e valide a fala deles.
  • Tenha atenção às expectativas de respostas:

QUESTÃO 03 Observe o período abaixo, retirado (com alguns cortes) do texto lido:

O esgrimista húngaro Pál Szekeres, que conquistou uma medalha de bronze em 1988, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.

  • A oração destacada se refere a qualquer esgrimista?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Não, ela se refere a um esgrimista específico, o húngaro Pál Szakeres.

  • Se reescrevermos o período, omitindo o nome do esgrimista, ele ficará assim:

O esgrimista que conquistou uma medalha de bronze em 1988 sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.

Observando rapidamente, que outra alteração foi feita?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: A vírgula foi retirada.

  • É possível perceber alguma mudança de sentido entre as duas frases? Se sim, informe qual.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Sim, na primeira foi um esgrimista específico que conquistou a medalha e sofreu um acidente de carro. Na segunda não é dito quem foi o esgrimista, pode ser qualquer um.

Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos socializem suas respostas.
  • Após comentar a respostas dos alunos ao item F, peça que eles observem o período alterado e digam se a oração “que conquistou uma medalha de bronze em 1988” serve ao mesmo propósito que no período original. Peça que respondam coletivamente e conduza a turma do modo a fazer um aluno pensar sobre a resposta do outro. Espera-se que os alunos percebam e na construção que foi alterada, a oração subordinada está restringindo e não explicando.
  • Tenha atenção às expectativas de respostas:

D. Agora, releia atentamente o período original:

O esgrimista húngaro Pál Szekeres, que conquistou uma medalha de bronze em 1988, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.

Qual fragmento deste período está separado do restante da oração?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam o isolamento da oração através das vírgulas. Logo, o trecho separado seria: “que conquistou uma medalha de bronze em 1988”

E. Tente reescrever o período sem a oração que está “isolada”.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam que, sem o trecho entre vírgulas, a frase continua existindo semântica e sintaticamente. “[...] o esgrimista húngaro Pál Szekeres sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.”

F. Nesse caso, a oração separada por vírgulas está

( ) restringindo o sentido do referente para acrescentar uma informação;

( X ) acrescentando uma informação explicativa sobre o referente. (EXPECTATIVA DE RESPOSTA)

Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia os períodos com os alunos, informando que o primeiro foi retirado do texto lido e o segundo foi elaborado para a finalidade da aula.

Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos socializem suas respostas.
  • Após comentar a respostas do alunos, comente com eles o nome que se dá ao “que” nos dois casos: pronome relativo e conjunção integrante, respectivamente.
  • Tenha atenção às expectativas de respostas:

A. Quais palavras antecedem o “QUE” em cada ocorrência?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam, sem maiores esforços, quais palavras antecedem os conectores. São elas, respectivamente: “atleta profissional”, “esgrimista húngaro Pál Szekeres”, “acidente de carro” e “foi registrado”.

B. Nas ocorrências do período 1, o “QUE” se refere ao termo anterior ou completa o sentido dele? E na ocorrência do período 2?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Nas ocorrências do período 1, o “QUE” se refere aos termos “atleta profissional”, “esgrimista húngaro Pál Szekeres”, “acidente de carro”, respectivamente. Na ocorrência do período 2, ele inicia uma oração que complementa o sentido da locução verbal “foi registrado”.

C. O período 2 pode ser fragmentado em duas orações? Justifique.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Não, pois, nesse contexto, a locução verbal “foi registrado” precisa ser completada e o complemento dela é a outra oração. Logo, não pode ser dividido.

D. Observe sua resposta no item anterior, e assinale a informação correta sobre elas.

( ) As orações recebem a mesma classificação, pois possuem a mesma função.

( X ) As orações recebem classificações diferentes, pois possuem diferentes funções. (EXPECTATIVA DE RESPOSTA)

Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Relembre aos alunos sobre a resposta que, no início da aula, foi guardada.
  • Peça que verifiquem se ainda concordam com o que responderam. Espera-se que os alunos percebam os valores semânticos de restrição e explicação nas frases apresentadas, relacionando-as às imagens.
  • Socialize e comente as respostas dos alunos.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos as duas categorias de Oração Subordinada Adjetiva, sem conceituá-las.
  • Oriente que eles retomem a atividade realizada na aula, reflitam e concluam sobre como conceituar essas duas categorias.
  • Abra o espaço para que eles exponham e defendam suas conclusões. Espera-se que os alunos consigam associar o valor semântico, o contexto e as particularidades de cada categoria para chegar a um conceito. Da mesma maneira, espera-se que associem o uso dos pronomes relativos (ainda que sem utilizar essa classificação) às Orações Subordinadas Adjetivas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.

Materiais necessários: O professor vai precisar de cópias da atividade.

Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em:

  • Diferenciar informação específica de informação generalizada;
  • Diferenciar o efeito de sentido que cada uma causa do texto;
  • Perceber como se dá o uso da vírgula;
  • Diferenciar o “que” pronome relativo do “que” conjunção integrante.

Referências sobre o assunto:

ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.

BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.

DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.

_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.

LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.

MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.

ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.

OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Apresente aos alunos o conteúdo que será trabalhado nesta aula: orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Exiba para os alunos as imagens acima.
  • Questione se eles conhecem essa modalidade esportiva. Espera-se que os alunos conheçam a modalidade, mas a resposta é pessoal, podendo variar de acordo com o repertório cultural dos alunos.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Entregue aos alunos cópias da atividade e informe que a primeira questão será respondida coletivamente (oralmente).
  • Faça a pergunta do item A aos alunos de modo que eles respondam coletivamente. Permita que eles coloquem suas impressões e parta delas para a pergunta do item B. Espera-se que os alunos percebam que, embora ambas as imagens mostrem a modalidade do atletismo, a imagem 2 é específica dos esportes paralímpicos.
  • Na pergunta do item B, proceda da mesma maneira. Pergunte em voz alta e permita que eles respondam coletivamente. Espera-se que eles percebam que a imagem 2 apresenta um grupo mais restrito de pessoas, por se tratar de um esporte praticado por deficientes físicos.
  • Na pergunta do item C, peça que eles escrevam a resposta e guardem, sem mostrar aos colegas. Informe que essa resposta será requisitada ao final da aula. Espera-se que os alunos consigam associar a primeira legenda à imagem 2 e a segunda legenda à imagem 1 de forma automática e natural. No entanto, isso só será verificado ao final da aula, quando eles deverão rever suas respostas tendo em mente o que foi visto na aula.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
  • Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
  • Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
  • Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
  • Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
  • Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
  • Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
  • Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
  • Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
  • Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
  • Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
  • Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
  • Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
  • Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
  • Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
  • Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
  • Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.

Materiais complementares:

  • Para acessar a atividade, clique aqui.
  • Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
  • O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Antes de iniciar a socialização e os comentários das respostas dos alunos, pergunte a eles o que está exposto no slide, de modo que eles possam responder coletivamente.
  • Peça que os alunos comentem as respostas dos colegas, concordando ou discordando.
  • Comente sobre o que surgir no diálogo da turma para que as dúvidas sejam tiradas.
  • Tenha atenção às expectativas de respostas:
  • Você já conhecia essa modalidade de olimpíada?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno responda que sim, por ser uma modalidade de olimpíada amplamente divulgada, mas se trata de uma resposta pessoal que pode variar conforme o conhecimento de mundo do aluno.

  • O texto trouxe alguma informação nova, que você desconhecia? Se sim, qual?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que há diversas informações novas no texto, como o fato de serem aceitos os dois nomes, “Jogos Paraolímpicos” ou “Paralímpicos”.

  • Pelo que você pôde compreender, qual o objetivo principal desse texto?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno perceba que o objetivo desse texto é informar sobre o tema apresentado no título, trazendo detalhes e curiosidades para o leitor.

  • Que tipo de leitor teria interesse nesse texto? E como faria para ter acesso a ele?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno perceba que esse tipo de texto atrai um público específico, que esteja em busca de uma informação específica e que, para encontrar essa informação, pesquisa pela palavra-chave em livros (enciclopédias) ou sites de pesquisa na internet.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Realize a socialização das respostas, permitindo que os alunos comentem as respostas dos colegas.
  • Após a identificação da função do “que”, nomeie essa classe gramatical, informando que se trata de um “pronome relativo”.
  • Tenha atenção às expectativas de respostas:

QUESTÃO 02 Observe o período abaixo, retirado do texto lido:

Desde então os dois órgãos desenvolvem ações conjuntas que visam ao desenvolvimento do esporte para deficientes.

A. Tente reescrever esse período, dividindo-o em duas frases.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA:

  • Desde então os dois órgãos desenvolvem ações conjuntas.
  • Elas (as ações conjuntas) visam ao desenvolvimento do esporte para deficientes.

B. Quando você separou o período em duas frases, alguma informação (ou palavra) foi repetida? Se sim, qual?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Sim, “as ações conjuntas”.

C. Observe novamente o período antes de ter sido separado. É possível perceber a função do “que”? Se sim, diga qual é a função usando suas palavras.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam que o conector foi usado para unir as orações, fazendo referência a um termo expresso antes, evitando a repetição.

Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos socializem suas respostas.
  • Pergunte aos alunos como chegaram à resposta do item C. Permita que os alunos se coloquem e valide a fala deles.
  • Tenha atenção às expectativas de respostas:

QUESTÃO 03 Observe o período abaixo, retirado (com alguns cortes) do texto lido:

O esgrimista húngaro Pál Szekeres, que conquistou uma medalha de bronze em 1988, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.

  • A oração destacada se refere a qualquer esgrimista?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Não, ela se refere a um esgrimista específico, o húngaro Pál Szakeres.

  • Se reescrevermos o período, omitindo o nome do esgrimista, ele ficará assim:

O esgrimista que conquistou uma medalha de bronze em 1988 sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.

Observando rapidamente, que outra alteração foi feita?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: A vírgula foi retirada.

  • É possível perceber alguma mudança de sentido entre as duas frases? Se sim, informe qual.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Sim, na primeira foi um esgrimista específico que conquistou a medalha e sofreu um acidente de carro. Na segunda não é dito quem foi o esgrimista, pode ser qualquer um.

Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos socializem suas respostas.
  • Após comentar a respostas dos alunos ao item F, peça que eles observem o período alterado e digam se a oração “que conquistou uma medalha de bronze em 1988” serve ao mesmo propósito que no período original. Peça que respondam coletivamente e conduza a turma do modo a fazer um aluno pensar sobre a resposta do outro. Espera-se que os alunos percebam e na construção que foi alterada, a oração subordinada está restringindo e não explicando.
  • Tenha atenção às expectativas de respostas:

D. Agora, releia atentamente o período original:

O esgrimista húngaro Pál Szekeres, que conquistou uma medalha de bronze em 1988, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.

Qual fragmento deste período está separado do restante da oração?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam o isolamento da oração através das vírgulas. Logo, o trecho separado seria: “que conquistou uma medalha de bronze em 1988”

E. Tente reescrever o período sem a oração que está “isolada”.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam que, sem o trecho entre vírgulas, a frase continua existindo semântica e sintaticamente. “[...] o esgrimista húngaro Pál Szekeres sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.”

F. Nesse caso, a oração separada por vírgulas está

( ) restringindo o sentido do referente para acrescentar uma informação;

( X ) acrescentando uma informação explicativa sobre o referente. (EXPECTATIVA DE RESPOSTA)

Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

Leia os períodos com os alunos, informando que o primeiro foi retirado do texto lido e o segundo foi elaborado para a finalidade da aula.

Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos socializem suas respostas.
  • Após comentar a respostas do alunos, comente com eles o nome que se dá ao “que” nos dois casos: pronome relativo e conjunção integrante, respectivamente.
  • Tenha atenção às expectativas de respostas:

A. Quais palavras antecedem o “QUE” em cada ocorrência?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam, sem maiores esforços, quais palavras antecedem os conectores. São elas, respectivamente: “atleta profissional”, “esgrimista húngaro Pál Szekeres”, “acidente de carro” e “foi registrado”.

B. Nas ocorrências do período 1, o “QUE” se refere ao termo anterior ou completa o sentido dele? E na ocorrência do período 2?

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Nas ocorrências do período 1, o “QUE” se refere aos termos “atleta profissional”, “esgrimista húngaro Pál Szekeres”, “acidente de carro”, respectivamente. Na ocorrência do período 2, ele inicia uma oração que complementa o sentido da locução verbal “foi registrado”.

C. O período 2 pode ser fragmentado em duas orações? Justifique.

EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Não, pois, nesse contexto, a locução verbal “foi registrado” precisa ser completada e o complemento dela é a outra oração. Logo, não pode ser dividido.

D. Observe sua resposta no item anterior, e assinale a informação correta sobre elas.

( ) As orações recebem a mesma classificação, pois possuem a mesma função.

( X ) As orações recebem classificações diferentes, pois possuem diferentes funções. (EXPECTATIVA DE RESPOSTA)

Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Relembre aos alunos sobre a resposta que, no início da aula, foi guardada.
  • Peça que verifiquem se ainda concordam com o que responderam. Espera-se que os alunos percebam os valores semânticos de restrição e explicação nas frases apresentadas, relacionando-as às imagens.
  • Socialize e comente as respostas dos alunos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos as duas categorias de Oração Subordinada Adjetiva, sem conceituá-las.
  • Oriente que eles retomem a atividade realizada na aula, reflitam e concluam sobre como conceituar essas duas categorias.
  • Abra o espaço para que eles exponham e defendam suas conclusões. Espera-se que os alunos consigam associar o valor semântico, o contexto e as particularidades de cada categoria para chegar a um conceito. Da mesma maneira, espera-se que associem o uso dos pronomes relativos (ainda que sem utilizar essa classificação) às Orações Subordinadas Adjetivas.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano