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Atividade para estudo de Orações Subordinadas Adjetivas
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas adjetivas
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.
Materiais necessários: O professor vai precisar de cópias da atividade.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em:
Referências sobre o assunto:
ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.
BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.
DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.
_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.
LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.
ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.
OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
Orientações:
Materiais complementares:
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
Materiais complementares:
Orientações:
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno responda que sim, por ser uma modalidade de olimpíada amplamente divulgada, mas se trata de uma resposta pessoal que pode variar conforme o conhecimento de mundo do aluno.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que há diversas informações novas no texto, como o fato de serem aceitos os dois nomes, “Jogos Paraolímpicos” ou “Paralímpicos”.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno perceba que o objetivo desse texto é informar sobre o tema apresentado no título, trazendo detalhes e curiosidades para o leitor.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno perceba que esse tipo de texto atrai um público específico, que esteja em busca de uma informação específica e que, para encontrar essa informação, pesquisa pela palavra-chave em livros (enciclopédias) ou sites de pesquisa na internet.
Orientações:
QUESTÃO 02 Observe o período abaixo, retirado do texto lido:
Desde então os dois órgãos desenvolvem ações conjuntas que visam ao desenvolvimento do esporte para deficientes.
A. Tente reescrever esse período, dividindo-o em duas frases.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA:
B. Quando você separou o período em duas frases, alguma informação (ou palavra) foi repetida? Se sim, qual?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Sim, “as ações conjuntas”.
C. Observe novamente o período antes de ter sido separado. É possível perceber a função do “que”? Se sim, diga qual é a função usando suas palavras.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam que o conector foi usado para unir as orações, fazendo referência a um termo expresso antes, evitando a repetição.
Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Orientações:
QUESTÃO 03 Observe o período abaixo, retirado (com alguns cortes) do texto lido:
O esgrimista húngaro Pál Szekeres, que conquistou uma medalha de bronze em 1988, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Não, ela se refere a um esgrimista específico, o húngaro Pál Szakeres.
O esgrimista que conquistou uma medalha de bronze em 1988 sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.
Observando rapidamente, que outra alteração foi feita?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: A vírgula foi retirada.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Sim, na primeira foi um esgrimista específico que conquistou a medalha e sofreu um acidente de carro. Na segunda não é dito quem foi o esgrimista, pode ser qualquer um.
Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Orientações:
D. Agora, releia atentamente o período original:
O esgrimista húngaro Pál Szekeres, que conquistou uma medalha de bronze em 1988, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.
Qual fragmento deste período está separado do restante da oração?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam o isolamento da oração através das vírgulas. Logo, o trecho separado seria: “que conquistou uma medalha de bronze em 1988”
E. Tente reescrever o período sem a oração que está “isolada”.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam que, sem o trecho entre vírgulas, a frase continua existindo semântica e sintaticamente. “[...] o esgrimista húngaro Pál Szekeres sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.”
F. Nesse caso, a oração separada por vírgulas está
( ) restringindo o sentido do referente para acrescentar uma informação;
( X ) acrescentando uma informação explicativa sobre o referente. (EXPECTATIVA DE RESPOSTA)
Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Orientações:
Leia os períodos com os alunos, informando que o primeiro foi retirado do texto lido e o segundo foi elaborado para a finalidade da aula.
Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Orientações:
A. Quais palavras antecedem o “QUE” em cada ocorrência?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam, sem maiores esforços, quais palavras antecedem os conectores. São elas, respectivamente: “atleta profissional”, “esgrimista húngaro Pál Szekeres”, “acidente de carro” e “foi registrado”.
B. Nas ocorrências do período 1, o “QUE” se refere ao termo anterior ou completa o sentido dele? E na ocorrência do período 2?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Nas ocorrências do período 1, o “QUE” se refere aos termos “atleta profissional”, “esgrimista húngaro Pál Szekeres”, “acidente de carro”, respectivamente. Na ocorrência do período 2, ele inicia uma oração que complementa o sentido da locução verbal “foi registrado”.
C. O período 2 pode ser fragmentado em duas orações? Justifique.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Não, pois, nesse contexto, a locução verbal “foi registrado” precisa ser completada e o complemento dela é a outra oração. Logo, não pode ser dividido.
D. Observe sua resposta no item anterior, e assinale a informação correta sobre elas.
( ) As orações recebem a mesma classificação, pois possuem a mesma função.
( X ) As orações recebem classificações diferentes, pois possuem diferentes funções. (EXPECTATIVA DE RESPOSTA)
Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Orientações:
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponpivel aqui).
Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos.
Introdução
Em um arquivo de vídeo (pode ser o mesmo vídeo anterior), apresente as duas imagens do slide Introdução e questione, por perguntas retóricas, se os alunos conhecem a modalidade esportiva. Em seguida, envie as questões do segundo slide de Introdução e peça que os alunos respondam associando às imagens, de acordo com as orientações do plano. Caso prefira, envie as imagens e as questões por escrito em um grupo de WhatsApp com todos da turma. Dê um tempo curto para essa atividade e peça que os alunos enviem as suas respostas (email, mensagem etc.).
Desenvolvimento
Em uma mensagem de áudio ou vídeo, leia o texto disponível no slide Desenvolvimento e explique que se trata de um verbete retirado da Wikipédia (fale sobre essa plataforma, dizendo que se trata de uma enciclopédia de produção colaborativa, feita, na maioria das vezes, por pessoas comuns). Depois da leitura, entregue a ficha de atividades aos alunos (em anexo, como material complementar) e peça que eles a respondam. Assim que os alunos terminarem, peça que eles enviem as respostas e, depois disso, direcione um novo áudio ou vídeo comentando a resolução das atividades, dando ênfase às atividades dois a quatro, conceituando o pronome relativo “que” e analisando o seu uso, conforme as orientações do plano. Se possível, faça essa correção e os comentários com todos os alunos, via Zoom ou Google Meets.
Fechamento
No grupo de Whatsapp de cada grupo formado, envie as duas categorias – “restritiva” e “explicativa” – sem conceituá-las. Então, peça que os alunos retomem as atividades realizadas e tentem conceituar, com as suas palavras, esses termos gramaticais. Oriente que eles enviem as respostas por escrito (mensagem de texto) no grupo de WhatsApp da sala, dando, se possível, um exemplo de oração adjetiva para cada categoria.
Convite às famílias
A família pode auxiliar na pesquisa em enciclopédias físicas e virtuais sobre as Paralimpíadas, ampliando o repertório dos alunos, de forma a engajá-los sobre o tema do verbete analisado durante a aula.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Rebeca Xavier
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: Orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia
Finalidade da aula: Amadurecer a percepção de restrição e explicação por meio de marcas textuais e sistematizar as particularidades das Orações Subordinadas Adjetivas, observando-as no verbete de enciclopédia.
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF09LP09
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.
Materiais necessários: O professor vai precisar de cópias da atividade.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em:
Referências sobre o assunto:
ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.
BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.
DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.
_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.
LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.
ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.
OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.
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