Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar os sentidos construídos pelo uso de orações adjetivas restritivas e explicativas no verbete de enciclopédia.
Materiais necessários: O professor vai precisar de cópias da atividade.
Dificuldades antecipadas: O aluno pode ter dificuldade em:
- Diferenciar informação específica de informação generalizada;
- Diferenciar o efeito de sentido que cada uma causa do texto;
- Perceber como se dá o uso da vírgula;
- Diferenciar o “que” pronome relativo do “que” conjunção integrante.
Referências sobre o assunto:
ABREU, A. S. Coordenação e subordinação - uma proposta de descrição gramatical. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/view/4009>. Acesso em: 29 out. 2018.
BECK, E. M. C. Algumas funções de orações subordinadas adjetivas em redações de 8ª série. Disponível em: <https://www.sapili.org/livros/pt/cp033456.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
BISPO, E. B. Oração adjetiva cortadora: análise de ocorrências e implicações para o ensino de português. Disponível em: <http://www.rle.ucpel.edu.br/index.php/rle/article/view/159>. Acesso em: 29 out. 2018.
DECAT, M. B. N. Orações adjetivas explicativas no português brasileiro e no português europeu: aposição rumo ao desgarramento. Disponível em: <http://200.229.32.55/index.php/scripta/article/view/11728>. Acesso em: 29 out. 2018.
_________. Orações relativas apositivas: SNs ‘soltos’ como estratégia de focalização e argumentação. Disponível em: <https://veredas.ufjf.emnuvens.com.br/veredas/article/view/400>. Acesso em: 29 out. 2018.
LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipédia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/53971632/verbetes-da-wikipedia-como-genero-digital.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires=1532749244&Signature=Z8Ls1fZomFSP3Be0RkaWY9ay9M8%3D&response-content-disposition=inline%3B%20filename%3DVerbetes_da_Wikipedia_como_genero_digita.pdf>. Acesso em: 29 out. 2018.
MARTIS, L. R.; MOURA, A. A. V. de. Orações relativas e interrogativas: aproximação entre teoria e prática de sala de aula. In: BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.). Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
PEZATTI, E. G. Da descrição ao ensino da oração adjetiva: a perspectiva dos livros didáticos de língua portuguesa. Disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/scielo.php?pid=S2079-312X2014000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 29 out. 2018.
ROJO, R. Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Disponível em: <http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/402>. Acesso em: 29 out. 2018.
OLIVEIRA, M. R. de. Orações adjetivas em língua portuguesa - uma abordagem pancrônica. Disponível em: <http://seer.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/11727>. Acesso em: 29 out. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Apresente aos alunos o conteúdo que será trabalhado nesta aula: orações subordinadas adjetivas restritivas e explicativas.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Exiba para os alunos as imagens acima.
- Questione se eles conhecem essa modalidade esportiva. Espera-se que os alunos conheçam a modalidade, mas a resposta é pessoal, podendo variar de acordo com o repertório cultural dos alunos.
Introdução
Orientações:
- Entregue aos alunos cópias da atividade e informe que a primeira questão será respondida coletivamente (oralmente).
- Faça a pergunta do item A aos alunos de modo que eles respondam coletivamente. Permita que eles coloquem suas impressões e parta delas para a pergunta do item B. Espera-se que os alunos percebam que, embora ambas as imagens mostrem a modalidade do atletismo, a imagem 2 é específica dos esportes paralímpicos.
- Na pergunta do item B, proceda da mesma maneira. Pergunte em voz alta e permita que eles respondam coletivamente. Espera-se que eles percebam que a imagem 2 apresenta um grupo mais restrito de pessoas, por se tratar de um esporte praticado por deficientes físicos.
- Na pergunta do item C, peça que eles escrevam a resposta e guardem, sem mostrar aos colegas. Informe que essa resposta será requisitada ao final da aula. Espera-se que os alunos consigam associar a primeira legenda à imagem 2 e a segunda legenda à imagem 1 de forma automática e natural. No entanto, isso só será verificado ao final da aula, quando eles deverão rever suas respostas tendo em mente o que foi visto na aula.
Materiais complementares:
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
- Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
- Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
- Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
- Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.
Materiais complementares:
- Para acessar a atividade, clique aqui.
- Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
- O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
- Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
- Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
- Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
- Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.
Materiais complementares:
- Para acessar a atividade, clique aqui.
- Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
- O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
- Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
- Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
- Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
- Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.
Materiais complementares:
- Para acessar a atividade, clique aqui.
- Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
- O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .
Desenvolvimento
Orientações:
- Pergunte aos alunos se eles sabem o que é um verbete. A resposta pode variar de acordo com a realidade do aluno.
- Pergunte se já realizaram pesquisas em enciclopédias. Novamente, a resposta é de cunho pessoal, mas espera-se que os alunos digam que sabem o que é uma enciclopédia ou que façam a relação com a pesquisa online.
- Informe que o texto que eles irão ler é um verbete de enciclopédia retirado da Wikipédia. Pergunte se conhecem essa plataforma e converse um pouco com eles sobre como ela se organiza e como é alimentada. Vale saber que trata-se de uma plataforma de conteúdo gratuito e colaborativo, o que quer dizer que não apenas especialistas podem acrescentar ou editar conteúdo, mas qualquer internauta que queira compartilhar conhecimento.
- Oriente que leiam o texto em voz baixa e, em duplas, respondam às questões propostas. Nesse momento, é interessante que eles estejam em duplas, pois a atividade que será desenvolvida pode ser mais proveitosa se os alunos puderem negociar sentidos entre si.
- Estipule um prazo para que eles terminem a tarefa. O ideal é que o prazo não ultrapasse 15 minutos, mas você deve avaliar a realidade da turma.
Materiais complementares:
- Para acessar a atividade, clique aqui.
- Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
- O texto utilizado é um recorte de um verbete da Wikipedia e foi discretamente alterado para fins didáticos. Fonte: “Jogos Paraolímpicos", verbete da Wikipédia, disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos>. Acesso em: 27 set. de 2018 .
Desenvolvimento
Orientações:
- Antes de iniciar a socialização e os comentários das respostas dos alunos, pergunte a eles o que está exposto no slide, de modo que eles possam responder coletivamente.
- Peça que os alunos comentem as respostas dos colegas, concordando ou discordando.
- Comente sobre o que surgir no diálogo da turma para que as dúvidas sejam tiradas.
- Tenha atenção às expectativas de respostas:
- Você já conhecia essa modalidade de olimpíada?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno responda que sim, por ser uma modalidade de olimpíada amplamente divulgada, mas se trata de uma resposta pessoal que pode variar conforme o conhecimento de mundo do aluno.
- O texto trouxe alguma informação nova, que você desconhecia? Se sim, qual?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Resposta pessoal. Espera-se que o aluno perceba que há diversas informações novas no texto, como o fato de serem aceitos os dois nomes, “Jogos Paraolímpicos” ou “Paralímpicos”.
- Pelo que você pôde compreender, qual o objetivo principal desse texto?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno perceba que o objetivo desse texto é informar sobre o tema apresentado no título, trazendo detalhes e curiosidades para o leitor.
- Que tipo de leitor teria interesse nesse texto? E como faria para ter acesso a ele?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que o aluno perceba que esse tipo de texto atrai um público específico, que esteja em busca de uma informação específica e que, para encontrar essa informação, pesquisa pela palavra-chave em livros (enciclopédias) ou sites de pesquisa na internet.
Desenvolvimento
Orientações:
- Realize a socialização das respostas, permitindo que os alunos comentem as respostas dos colegas.
- Após a identificação da função do “que”, nomeie essa classe gramatical, informando que se trata de um “pronome relativo”.
- Tenha atenção às expectativas de respostas:
QUESTÃO 02 Observe o período abaixo, retirado do texto lido:
Desde então os dois órgãos desenvolvem ações conjuntas que visam ao desenvolvimento do esporte para deficientes.
A. Tente reescrever esse período, dividindo-o em duas frases.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA:
- Desde então os dois órgãos desenvolvem ações conjuntas.
- Elas (as ações conjuntas) visam ao desenvolvimento do esporte para deficientes.
B. Quando você separou o período em duas frases, alguma informação (ou palavra) foi repetida? Se sim, qual?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Sim, “as ações conjuntas”.
C. Observe novamente o período antes de ter sido separado. É possível perceber a função do “que”? Se sim, diga qual é a função usando suas palavras.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam que o conector foi usado para unir as orações, fazendo referência a um termo expresso antes, evitando a repetição.
Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos socializem suas respostas.
- Pergunte aos alunos como chegaram à resposta do item C. Permita que os alunos se coloquem e valide a fala deles.
- Tenha atenção às expectativas de respostas:
QUESTÃO 03 Observe o período abaixo, retirado (com alguns cortes) do texto lido:
O esgrimista húngaro Pál Szekeres, que conquistou uma medalha de bronze em 1988, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.
- A oração destacada se refere a qualquer esgrimista?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Não, ela se refere a um esgrimista específico, o húngaro Pál Szakeres.
- Se reescrevermos o período, omitindo o nome do esgrimista, ele ficará assim:
O esgrimista que conquistou uma medalha de bronze em 1988 sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.
Observando rapidamente, que outra alteração foi feita?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: A vírgula foi retirada.
- É possível perceber alguma mudança de sentido entre as duas frases? Se sim, informe qual.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Sim, na primeira foi um esgrimista específico que conquistou a medalha e sofreu um acidente de carro. Na segunda não é dito quem foi o esgrimista, pode ser qualquer um.
Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos socializem suas respostas.
- Após comentar a respostas dos alunos ao item F, peça que eles observem o período alterado e digam se a oração “que conquistou uma medalha de bronze em 1988” serve ao mesmo propósito que no período original. Peça que respondam coletivamente e conduza a turma do modo a fazer um aluno pensar sobre a resposta do outro. Espera-se que os alunos percebam e na construção que foi alterada, a oração subordinada está restringindo e não explicando.
- Tenha atenção às expectativas de respostas:
D. Agora, releia atentamente o período original:
O esgrimista húngaro Pál Szekeres, que conquistou uma medalha de bronze em 1988, sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.
Qual fragmento deste período está separado do restante da oração?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam o isolamento da oração através das vírgulas. Logo, o trecho separado seria: “que conquistou uma medalha de bronze em 1988”
E. Tente reescrever o período sem a oração que está “isolada”.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam que, sem o trecho entre vírgulas, a frase continua existindo semântica e sintaticamente. “[...] o esgrimista húngaro Pál Szekeres sofreu um acidente de carro que o deixou paraplégico.”
F. Nesse caso, a oração separada por vírgulas está
( ) restringindo o sentido do referente para acrescentar uma informação;
( X ) acrescentando uma informação explicativa sobre o referente. (EXPECTATIVA DE RESPOSTA)
Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos socializem suas respostas.
- Após comentar a respostas do alunos, comente com eles o nome que se dá ao “que” nos dois casos: pronome relativo e conjunção integrante, respectivamente.
- Tenha atenção às expectativas de respostas:
A. Quais palavras antecedem o “QUE” em cada ocorrência?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Espera-se que os alunos percebam, sem maiores esforços, quais palavras antecedem os conectores. São elas, respectivamente: “atleta profissional”, “esgrimista húngaro Pál Szekeres”, “acidente de carro” e “foi registrado”.
B. Nas ocorrências do período 1, o “QUE” se refere ao termo anterior ou completa o sentido dele? E na ocorrência do período 2?
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Nas ocorrências do período 1, o “QUE” se refere aos termos “atleta profissional”, “esgrimista húngaro Pál Szekeres”, “acidente de carro”, respectivamente. Na ocorrência do período 2, ele inicia uma oração que complementa o sentido da locução verbal “foi registrado”.
C. O período 2 pode ser fragmentado em duas orações? Justifique.
EXPECTATIVA DE RESPOSTA: Não, pois, nesse contexto, a locução verbal “foi registrado” precisa ser completada e o complemento dela é a outra oração. Logo, não pode ser dividido.
D. Observe sua resposta no item anterior, e assinale a informação correta sobre elas.
( ) As orações recebem a mesma classificação, pois possuem a mesma função.
( X ) As orações recebem classificações diferentes, pois possuem diferentes funções. (EXPECTATIVA DE RESPOSTA)
Materiais complementares: Para acessar a atividade, clique aqui. Para acessar as expectativas de resposta, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Relembre aos alunos sobre a resposta que, no início da aula, foi guardada.
- Peça que verifiquem se ainda concordam com o que responderam. Espera-se que os alunos percebam os valores semânticos de restrição e explicação nas frases apresentadas, relacionando-as às imagens.
- Socialize e comente as respostas dos alunos.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos as duas categorias de Oração Subordinada Adjetiva, sem conceituá-las.
- Oriente que eles retomem a atividade realizada na aula, reflitam e concluam sobre como conceituar essas duas categorias.
- Abra o espaço para que eles exponham e defendam suas conclusões. Espera-se que os alunos consigam associar o valor semântico, o contexto e as particularidades de cada categoria para chegar a um conceito. Da mesma maneira, espera-se que associem o uso dos pronomes relativos (ainda que sem utilizar essa classificação) às Orações Subordinadas Adjetivas.