Convide as crianças a encontrar objetos escondidos que fazem barulho -- como gaitas, sinos de vento e despertadores -- e brincar com eles.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Wildes Gomes de Campos
Mentora: Vládia Maria Eulálio Raposo Freire Pires
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 1ano e 7 meses a 2 anos e 11 meses
Campos de Experiência: Corpo, Gestos e Movimentos. Traços, Sons, Cores e Formas. Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações
Objetivos e códigos da Base:
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
Abordagem didática: Cantar e tocar são atividades que compõem a educação musical das crianças pequenas. Aos professores, cabe estimulá-las a explorar os sons e barulhinhos que podem fazer com a boca e com os materiais sonoros, ajudando-as nessa construção de sons e de musicalidade. Por isso, a oferta de instrumentos e materiais que produzem sons diferentes dos convencionais amplia as possibilidades do trabalho com a música, em uma proposta que também se baseia na escuta e coloca sua atenção nas similaridades e diferenciações entre sons.
Código: EDI2_17UND04
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes