13890
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Brincadeiras no parque

Com base em ideias dadas por elas, as crianças levam novos materiais para criar brincadeiras no parque.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti

Brincadeiras no parque

Apresente a proposta
Envie, por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, fotos de alguns materiais simples que podem enriquecer o brincar em casa. Você pode selecioná-los a partir deste artigo (disponível aqui). O espaço pode ser aquele que a família tiver disponível: o quintal, um corredor, a varanda, ou até mesmo o único cômodo onde vivem. Para encerrar, faça o convite:
- Olhando essas imagens, deu vontade de brincar? Que tal criar brincadeiras com esses novos materiais aí em casa?

Solicite que os familiares registrem e enviem para você.

Adaptações necessárias
As brincadeiras serão criadas com base nas ideias das crianças, a partir dos materiais sugeridos por você e que as famílias tiverem disponíveis em casa. Oriente que usem o espaço que for acessível, acompanhando sempre a criança para a segurança dela durante a proposta.

Sugira às famílias
Convide os familiares a conversarem com a criança e favorecerem a criação da brincadeira com base em ideias dadas por ela, com os novos materiais. Proponha que o brincar seja livre e os materiais despertem a criatividade e imaginação, ampliem o repertório e somem experiências. Ao final, convide-as para que organizem o espaço de forma divertida, cantando uma canção, como, por exemplo “Arrumar a bagunceira” (disponível aqui). Assim, esse momento se tornará mais leve e prazeroso.

Para compartilhar com o grupo
Peça para os familiares compartilharem os registros com você. Socialize esses materiais com as famílias. Selecione algumas imagens e as exponha da forma que costumam fazer na escola, para recepcionar as crianças no retorno. Essa será uma estratégia para apoiar a transição, durante a readaptação escolar, ao evocar memórias afetivas construídas em casa, que serão associadas ao contexto escolar.

 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI2_12UND04

(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas