Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Separe, antecipadamente, calculadoras suficientes para que os alunos possam trabalhar individualmente. Reforce com os alunos o conceito de dezenas e centenas exatas.
Antes de entregar a calculadora, é importante alguns questionamentos para certificar-se que os alunos terão autonomia na realização das propostas:
- Para que serve uma calculadora?
- Alguém aqui sabe utilizar uma calculadora?
Propósito: Promover a familiaridade com a calculadora e relacionar a representação de um número a sua escrita.
Discuta com a turma:
- Será que a calculadora pode ser utilizada na escola? De que forma?
- Adianta ter uma calculadora em mãos e não saber o que é preciso para se chegar ao resultado?
- Será que a calculadora poderia nos ajudar a pensar de uma maneira diferente?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade individualmente e a realizem utilizando a calculadora. Circule pela sala, observando as estratégias utilizadas por cada aluno. Você pode sugerir que os alunos registrem suas estratégias para evitar que as esqueçam. Em seguida, deixe que discutam coletivamente suas estratégias para chegar ao número solicitado. Reserve um tempo para o debate e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Reconhecer o valor posicional dos algarismos em números de até seis ordens, sabendo utilizá-los em diferentes situações.
Discuta com a turma:
- Quem utilizou mais de uma operação para chegar ao número 300.000? Que operações vocês utilizaram?
- Quais os valores que vocês utilizaram para chegar ao número solicitado?
- Quem gostaria de mostrar aos amigos como pensou?
Professor(a), nesse momento é interessante escolher uns três alunos que utilizaram estratégias diferentes para que se abra margem para a discussão.
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade individualmente e a realizem utilizando a calculadora. Circule pela sala, observando as estratégias utilizadas por cada aluno. Você pode sugerir que os alunos registrem suas estratégias para evitar que as esqueçam. Em seguida, deixe que discutam coletivamente suas estratégias para chegar ao número solicitado. Reserve um tempo para o debate e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Reconhecer o valor posicional dos algarismos em números de até seis ordens, sabendo utilizá-los em diferentes situações.
Discuta com a turma:
- Que operações vocês utilizaram para chegar ao número 500.000?
- Quais os valores que vocês utilizaram para chegar ao número solicitado, sem usar as teclas 1 e 2?
- Quem gostaria de mostrar aos amigos como pensou?
Professor(a), nesse momento também se faz interessante escolher uns três alunos que utilizaram estratégias diferentes para que se abra margem para a discussão.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade individualmente e a realizem utilizando a calculadora. Circule pela sala, observando as estratégias utilizadas por cada aluno. Você pode sugerir que os alunos registrem suas estratégias para evitar que as esqueçam. Em seguida, deixe que discutam coletivamente suas estratégias para chegar ao número solicitado. Reserve um tempo para o debate e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Reconhecer o valor posicional dos algarismos em números de até seis ordens, sabendo utilizá-los em diferentes situações.
Discuta com a turma:
- Quem utilizou mais de uma operação para chegar ao número 568.984? Que operações vocês utilizaram?
- Foi fácil? Por quê?
- Quais os valores que vocês utilizaram para chegar ao número solicitado, sem usar as teclas 1 e 2?
- Quem gostaria de mostrar aos amigos como pensou?
Professor(a), utilize a mesma estratégia anterior, de escolher três alunos para socializarem suas estratégias e abrir margem para discussão. É interessante escolher alunos diferentes para garantir maior participação efetiva de todos na sua aula.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que você mostrará como algumas crianças pensaram para resolver essa mesma atividade.
Propósito: Socializar diferentes estratégias utilizadas.
Discuta com a turma:
- Será que vocês pensaram como eles?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos a estratégia utilizada pelo Cauê. Você pode entregar esta atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la no quadro.
Propósito: Socializar diferentes possibilidades de composição de números utilizando a calculadora e a decomposição de números.
Discuta com a turma:
- Alguém utilizou os mesmos procedimentos do Cauê?
- Vocês acham que o raciocínio dele está correto?
- Alguém poderia nos explicar como ele pensou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Agora, apresente aos alunos a estratégia utilizada pela Roberta. Você pode entregar esta atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la no quadro.
Propósito: Socializar diferentes possibilidades de composição de números utilizando a calculadora e a decomposição de números.
Discuta com a turma:
- Alguém utilizou os mesmos procedimentos da Roberta?
- Quem vocês acham que utilizou uma estratégia mais simples? Por quê?
- Alguém poderia nos explicar como ela pensou?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Agora, apresente aos alunos a estratégia utilizada pela Ana. Você pode entregar esta atividade impressa, projetá-la ou escrevê-la no quadro. Neste momento é interessante fazer com que os alunos percebam que a estratégia utilizada por ela foi a mais simples, mas as outras também chegaram ao objetivo proposto. Explique a eles que, conforme forem exercitando essas estratégias, elas vão ficando cada vez menos complexas e, assim, o raciocínio flui com mais agilidade.
Propósito: Socializar diferentes possibilidades de composição de números utilizando a calculadora e a decomposição de números.
Discuta com a turma:
- Alguém utilizou os mesmos procedimentos da Ana?
- E agora, quem vocês acham que utilizou a estratégia mais simples? Por quê?
- Alguém poderia nos explicar como ela pensou?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Explique aos alunos que, após a discussão de como eles e outras crianças pensaram para resolver essa mesma atividade, pode-se concluir que dependendo da ordem em que um algarismo ocupa no número, ele terá um valor posicional diferente. Você pode imprimir, projetar ou escrever na lousa o conteúdo deste slide. Neste momento, talvez seja interessante criar coletivamente um “Você sabia…” para expor na sala e servir como fonte de consulta sempre que necessário!
Propósito: Socializar a importância de reconhecer o valor posicional dos algarismos em números de até seis ordens (menores que 1.000.000), sabendo utilizá-los adequadamente no dia a dia.
Discuta com a turma:
- O que aprendemos na aula de hoje?
Raio-X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando os conhecimentos adquiridos no decorrer da aula. Circule pela sala e verifique as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para justificarem suas respostas. Disponibilize um tempo para que os alunos exponham suas estratégias e solicite que as registrem no quadro. O Raio-X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto. Identifique e anote os comentários de cada um para possíveis ajustes em uma próxima aula.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outras situações, avaliando os conhecimento sobre o sistema de numeração decimal.
Discuta com a turma:
- Quem gostaria de mostrar para a turma como pensou para responder essa pergunta?
- Alguém pensou diferente?
- Quem precisou de um cálculo para validar sua estratégia de resolução? Quer nos mostrar?
Materiais complementares
Raio-X
Resolução do Raio-X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar