13887
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Rodas de leitura

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Ensino Fundamental sobre leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jéssica Tayrine Gomes De Melo Bezerra

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui) e canais para aulas online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui) ou o Zoom.  

Dinâmica da atividade
Que tal incentivar as crianças a ter seu próprio “cantinho de leitura”?

Proponha que cada um prepare seu cantinho de leitura para compartilhar com a professora ou outros colegas, utilizando a ferramenta selecionada (o mural no Padlet com as fotos ou pelo WhatsApp). Pode ser um cantinho no quarto ou mesmo aos pés da cama, com alguma almofada ou a colcha preferida. A ideia é que o canto fique acolhedor e que a criança o identifique como seu “canto da leitura e da diversão”.

Para orientar a escolha dos livros, siga as sugestões do slide 2, “Dinâmica da Atividade”. As orientações poderão ser enviadas pelo WhatsApp ou por e-mail.

Nesse “cantinho da leitura”, a criança poderá ler algum livro que tenha em casa. A escola poderá disponibilizar livros para empréstimo ou a professora poderá enviar áudios com a leitura de livros.
Converse sobre a história, procurando seguir as perguntas sugeridas nas orientações do plano.

Variação da Atividade 1
Vamos fazer um sarau?
Sugira que a criança faça a leitura em voz alta para alguém da casa e grave áudios de leitura para compartilhar com os colegas pelo WhatsApp. Esse sarau também pode ser feito pelo Google Meet com o grupo de alunos.

Variação da atividade 2
Vamos brincar de encenar?
Sugira uma brincadeira: peça para as crianças escolham um dos livros indicados; criem um cenário parecido com o descrito no livro; caracterizem, se possível, a personagem, e encenem uma parte da história. Pode ser uma brincadeira e a criança pode gravar um pequeno vídeo para compartilhá-lo com familiares e no grupo de WhatsApp.

Variação da Atividade 3
O “cantinho da leitura” pode ser um “espaço itinerante”, para se aproximar do movimento presente no espetáculo circense. Numa sacola, a criança pode separar uma colcha, almofadas, bichos de pelúcia etc. e montar o cantinho da leitura no quintal ou em qualquer outro espaço da casa.

Convite às famílias
Convide as famílias a participar dessa atividade, alternando os momentos de leitura e escuta entre o adulto e a criança. A criança pode receber áudios de leitura feitos pelos familiares que estão distantes e mandar alguns áudios para eles também. Sugira algumas perguntas para uma conversa sobre a história (constam na orientação do plano) que poderão ser feitas após a leitura.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_01ATP01

(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

(EF35LP24) Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

(EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.

(EF03LP27) Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia.

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.

(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas